Logo Schedule Manager Ícone

Schedule Manager

Versão 1.2.27 Grátis
2.04 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 01/03/2011 CodeCaged.com
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Allan Valin Ribeiro da Fonseca
Automatize tarefas simples do cotidiano para ganhar tempo fora do computador

Schedule Manager é uma ferramenta útil para a criação de tarefas a serem realizadas automaticamente. Com ele, há a possibilidade de programar alertas de texto para servirem como lembretes, bem como definir um horário para desligar o computador, abrir um site, capturar uma imagem da tela atual, ou mesmo, iniciar o download de um arquivo.

Quem não possui uma memória muito boa ou frequentemente sai enquanto deixa o computador ligado, certamente precisa de um programa para auxiliá-lo a automatizar tarefas no PC. Com o Schedule Manager é possível criar uma infinidade de ações independentes de qualquer atividade do usuário para serem ativadas, desde desligar o computador até mostrar uma anotação na tela.

Tarefas

Praticidade no dia a dia

Com o Schedule Manager aberto, selecione o menu “File” e use “Add Task” para criar novas tarefas. A aba “Action” apresenta o campo “Action Type”, por meio do qual você escolhe qual ação deseja automatizar. “Alert” é a mais básica, pois mostra apenas um campo de texto onde você deve digitar uma anotação – “Text to speech” faz o texto escrito ser lido pelo computador.

Com a opção “Open File”, um arquivo é aberto quando o horário marcado for atingido, e a tarefa acionada (use “Browse” para escolher aquilo a abrir). “Open Website” funciona de maneira semelhante: apenas digite o endereço desejado em “URL”. Por sua vez, usando “Take Screenshot”, basta definir onde salvar a imagem criada. Em “Download File”, coloque o endereço do arquivo em “URL” e use “Save Path” para mostrar onde guardá-lo.

As opções “Restart Computer” (Reiniciar Computador), “Shutdown Computer” (Desligar), “Sleep Computer” (Escurecer a tela), “Lock Computer” (Desativar o acesso ao PC), “Log Off User” (Desconectar Usuário) e “Hibernate Computer” (Acionar Hibernação) possuem as mesmas configurações: use “Alert and Countdown” para mostrar um alerta alguns segundos antes da ação programa.

Datas

Programe as ocorrências

Acesse a aba “Date & Time” para configurar a frequência da tarefa. Em “Starting Time”, escreva o horário desejado para o início (não se esqueça de usar 18 em vez de 6 p.m, por exemplo). No calendário presente em “Starting Date”, navegue pelos meses e defina o dia da primeira ocorrência da tarefa.

“Type”, finalmente, apresenta quatro opções: “Date (Once)” faz a tarefa acontecer somente uma vez e desaparecer ao ser concluída; em “Weekly” você marca dias da semana para a sua execução e define se haverá ocorrências limitadas (“Stop after”) ou indefinidas (“Don’t Stop”); “Every x days” a faz acontecer a cada número específico de dias; e, “Every x hours”, a cada determinado número de horas.

Últimos retoques

Finalmente, a aba “Sound” possui a opção “Use Sound” para usar sons junto à execução de cada tarefa. Há um total de sete sons pré-existentes para você usar, porém a opção “Customize” permite usar qualquer arquivo de áudio desejado. Feito tudo isso, use “Add” para concluir a criação da tarefa.

Novamente na tela principal do programa, olhe o menu “File” e perceba as opções “Delete Task” e “Edit Task”: por meio delas você apaga ou edita tarefas criadas. Porém, não basta clicar sobre a opção desejada na lista para que essas ações funcionem, pois abrem janelas onde é necessário digitar o número da tarefa pensada. Veja a lista de tarefas no campo “IDs” para saber qual número é o certo.

Nossa Opinião sobre o Schedule Manager

A interface do Schedule Manager é bem organizada, pois divide as opções em várias abas. O programa também é fácil de usar, no entanto, sua praticidade deixa a desejar: suas opções são autoexplicativas em geral, porém há algumas que requerem a atenção do usuário. Por exemplo, para apagar uma tarefa é preciso procurá-la na lista e descobrir seu número para conseguir fazê-lo.

A possibilidade de definir recorrências é muito útil e configurar o acionamento de sons juntamente com as tarefas é, de fato, interessante. Entretanto, não há como definir recorrências em prazos muitos curtos, ou seja, não é possível fazer uma tarefa se repetir a cada cinco minutos, somente uma vez por hora.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Interface organizada
  • Vários tipos de tarefa

Contras

  • Requer o número da tarefa em algumas ações
  • Não há recorrência com intervalo inferior a uma hora

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Schedule Manager

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação