Logo Screenshot Captor Ícone

Screenshot Captor

Versão 4.16.1 Grátis
8.43 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 12/01/2016 DonationCoder
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+2 Avaliações
  • Foto de Paula C.S.
    Paula C.S. 23 de agosto de 2011 - 03:27
    10
    Nota Excelente!
    Douglas Charles Cunha, graças ao seu comentário encontrei o programa que eu precisava. O Screenshot Captor consegue capturar até janelas rolantes (AUTOSCROLL CAPTURE). É difícil achar um programa que faça isso...E ele ainda edita as imagens e é gratuito, melhor impossível!

Descrição

Equipe Baixaki
Capture várias screens do seu desktop automaticamente

O Screenshot Captor é um programa para capturar imagens da tela (“screenshots”). Como a maioria dos aplicativos dessa categoria, ele almeja oferecer uma alternativa ao dispositivo já presente no Windows para a função. Nesse caso, ele vai além de apenas tirar a screenshot, oferecendo algumas alternativas de edição para a imagem.

Licença de uso

O aplicativo é gratuito, mas é necessário obter uma chave de ativação para não ser receber mensagens constantemente. Para isso, primeiro é preciso se cadastrar no fórum do desenvolvedor do aplicativo. Os dados a serem preenchidos para a operação são poucos e um email válido é necessário, pois a ativação é enviada para ele.

Em seguida, você receberá uma mensagem por email com dois links. O primeiro serve para ativar a sua conta no fórum. Após fazê-lo, você pode clicar no segundo endereço para obter a licença do programa. O link te direciona para uma página na qual você deve procurar o nome do programa desejado e clicar nele para gerar o código.

Então, basta inseri-lo no aplicativo para validar o uso. Cada licença permanece válida por um período de seis meses e pode ser renovada posteriormente.

Interface e funcionamento

O aplicativo opera a partir de uma única janela e oferece a possibilidade de ativar as suas funções tanto por botões quanto utilizando atalhos de teclado. Depois de instalado, e enquanto estiver ativo, ele disponibiliza um ícone na Bandeja do sistema, pelo qual você pode acessar as ferramentas do programa.

Capturando o desktop

Para capturar a imagem de tudo o que estiver presente na tela, clique em “Grab Entire Workspace” ou utilize o atalho “Alt + Print Screen”. Se você quiser obter a figura referente ao conteúdo presente em parte da tela, utilize o botão “Grab Current Screen” ou o atalho “Print Screen”. Para a janela ativa, clique em “Grab Active Window” ou use as teclas “Ctrl + Print Screen”.

Se você quiser recortar a imagem referente a uma imagem na tela, clique em “Grab Selected Region” ou utilize o atalho “Shift + Print Screen”. Em seguida, redimensione o quadrado até que fique de acordo com o que você precisa. Você ainda pode capturar uma seleção, mas manter o tamanho fixo clicando em “Grab Fixed Size Region” ou “Ctrl + Alt + Print Screen”.

Nessa opção, é necessário posicionar o quadrado exibido na tela no local referente ao que deve ser capturado. Por último, você pode escolher capturar imagens presentes em parte de uma janela ativa por meio da função “Grab Windows Object or Scrolling Window” ou com o atalho “Ctrl + Shift + Print Screen”.

Independente do tipo de captura utilizado veja que a figura é exibida dentro de uma janela do aplicativo, com várias funções. Ali, você pode excluir, salvar, importar para a área de transferência, transformar em miniatura, entre outras. A ferramenta mais interessante é acessada por meio do botão “Keep imagem and show”.

Interface com imagem: recursos de edição

Ao clicar nesse botão, a imagem é aberta na interface do aplicativo, apresentando algumas opções adicionais. Nessa tela, é possível adicionar sombra e bordas ao desenho, além de modificar o seu tamanho ou utilizar uma das outras ferramentas disponibilizadas por meio dos menus do programa.

Configurações

Por meio do botão “Preferences” (acessado a partir do ícone na Bandeja do sistema), é possível configurar o programa para que ele opere conforme as suas preferências. Ali, você pode modificar as teclas de atalho associadas às funções, formato de armazenamento, modificar elementos da interface, fazer com que o aplicativo inicialize juntamente com o Windows, entre outras alternativas.

Nossa Opinião sobre o Screenshot Captor

O Screenshot Captor é um programa que vai além da captura de imagens, fornecendo inclusive funções de editor. Se você quer a obter a ilustração da tela com a possibilidade de armazenamento em arquivo, além de efetuar retoques simples nas figuras, ele é ideal para as suas necessidades. Embora em um primeiro momento ele possa parecer complexo, logo é possível perceber que a operação do aplicativo é simples.

No entanto, o fato de ele possuir muitos recursos pode acabar dificultando um pouco o uso nas primeiras tentativas. Outro grande diferencial está no fato de ele oferecer vários modos de captura de tela, além de um recurso para copiar o material para a área de transferência. Tais funções o deixam versátil e ideal para diferentes necessidades de uso.

As teclas de atalho padrão podem ser difíceis de lembrar, mas para contornar esse problema, ele oferece (por meio das configurações) a possibilidade de você associar as funções com aquelas que julgar mais apropriadas.

Mesmo possuindo diversas ferramentas, o aplicativo é extremamente leve e pode ser utilizado em computadores mais modestos. Além disso, ele funcionou da maneira apropriada, cumprindo sua função sem conflitos com o sistema operacional, travamentos ou erros.

Prós & Contras

Prós

  • Vários modos de captura de tela
  • Permite configurar as teclas de atalho
  • Possui um pequeno editor de imagens integrado

Contras

  • A quantidade de recursos pode causar confusão, ao menos no começo

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Screenshot Captor

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação