Logo selfoss Ícone

selfoss

Versão 2.7 Grátis
1000 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 09/07/2013 Tobias Zeising
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Leitor de feeds para PHP que uma vez executado permite a incorporação de plugins e várias personalizações

selfoss é uma aplicação para o PHP que, uma vez executada, oferece um serviço online para você agrupar as notícias e artigos dos seus sites favoritos em uma única interface.

Da mesma forma, além de funcionar como um agregador de RSS, o programa também possibilita integrar as atualizações do Twitter e seguir publicações específicas.

O programa é de Código Aberto (Open Source) e inteiramente gratuito. Assim, você pode escrever os seus próprios plugins, para estender ainda mais as funcionalidades. Para usar a aplicação é necessário ter instalado no seu computador o PHP 5.3 ou superior; MySQL, PostgreSQL ou SQLite e o Apache Webserver (como uma alternativa, também é possível utilizar o Ngnix ou o Lighttpd).

Agregando notícias

Atualmente, estamos cercados por informações rápidas e vários fatos são divulgados a cada instante. Por isso, quem costuma utilizar a internet como fonte de novidades pode frequentar um grande volume de sites diariamente em busca de novas notícias ou artigos. Por isso, os leitores de feeds são ferramentas tão úteis. Agora, imagine se você pudesse rodar a sua própria aplicação para a tarefa.

Interface do programa

O selfoss traz um programa inteiramente montado para PHP, para você rodar e personalizar como julgar adequado. Assim, você escolhe se deseja utilizá-lo nas configurações já definidas como padrão ou se quer adaptá-lo para funcionar da maneira que julgar mais adequada ao seu estilo pessoal.

Mesmo sem fazer qualquer alteração, você terá à sua disposição mais uma opção de leitor, contando com uma interface limpa, mas visualmente muito elegante. Além disso, o posicionamento dos itens na tela segue os moldes tradicionais dessa categoria, facilitando o seu uso. A aplicação também oferece suporte para o uso em plataformas móveis.

O seu reader

Mesmo no conjunto montado como padrão pelo desenvolvedor é possível perceber que a interface do programa recebeu muita atenção, sendo bonita e organizada de forma adequada. Ele possui a tela dividida em dois setores principais. Na lateral esquerda, estão as fontes de conteúdo e os setores para você organizar o material adicionado.

Todo o espaço na lateral direita da tela é destinado para a leitura dos itens, garantindo que a sua exibição seja feita de maneira apropriada e com um tamanho adequado para a visualização. O programa também conta com ferramentas para você integrar as atualizações do Twitter e publicações feitas em outros blogs.

Visualizando itens

Da mesma forma, como ele é uma aplicação de Código Aberto, você pode escrever plugins e adicionar funções que esteja sentindo falta, para aumentar ainda mais as possibilidades.

Nossa Opinião sobre o selfoss

selfoss oferece mais uma alternativa inteiramente online e independente de navegadores para quem gosta de utilizar leitores de feeds para ver as atualizações dos seus sites favoritos. Porém, ele vem com uma vantagem a mais pelo fato de ser uma aplicação para você mesmo rodar e fazer todos os ajustes que julgar cabíveis.

Por outro lado, isso também pode ser considerado um ponto negativo. Primeiro, pelo fato de ele não ser um programa ou serviço pronto para o uso e que requer que a pessoa que deseje utilizá-lo tenha o conhecimento necessário para rodar a aplicação. Uma vez com ele executado, você pode optar pelo conjunto de configurações básicas oferecido ou ajustá-lo de acordo com as suas preferências.

A interface do programa (no modelo básico), especialmente no que diz respeito a tela principal, é muito bonita e a organização dos feeds segue o modelo tradicional adotado por outros aplicativos da categoria. A visualização do conteúdo é boa, com os itens em um tamanho adequado e com uma fonte em tamanho legível.

Outro ponto interessante é que o programa traz um sistema de tags para você organizar o conteúdo. Além disso, como vantagens de você mesmo rodar o leitor, ele não conta com material publicitário, o grau de segurança das informações pode ser ajustado, o endereço é definido por quem fizer as configurações e, certamente, não há o risco da aplicação ser descontinuada.

Da mesma forma, vale lembrar-se de que você pode escrever plugins para incrementá-lo com funções que você deseje. Assim, se você gostou da ideia de uma maneira geral, certamente vale a pena rodar o selfoss.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável
  • Permite escrever plugins para aumentar as funções do programa
  • Possibilita fazer várias configurações

Contras

  • Inteiramente em inglês
  • Requer conhecimento técnico para rodar

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o selfoss

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação