Logo SEncrypt Ícone

SEncrypt

Versão 1.0.0.5 Grátis
4.96 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 25/03/2011 WinWebSoft
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Jonathan D. Machado
Solução simples e rápida para manter a segurança de arquivos sigilosos, criptografar mensagens e apagar arquivos permanentemente

Manter arquivos e informações importantes em sigilo é uma preocupação de muitos. É comum termos uma pasta com fotos e documentos que não podem ser vistos por qualquer um. A solução mais utilizada para este problema são os programas de criptografia, como SEncrypt.

O SEncrypt engloba três recursos interessantes de segurança em uma só ferramenta. O primeiro permite que você “tranque” arquivos, de modo que só possam ser abertos por quem tiver a senha correta. O segundo é apagar arquivos definitivamente, impossibilitando que espertinhos de plantão usem ferramentas de recuperação para reaver o arquivo deletado. Para fechar, ainda criptografa textos sigilosos, que só podem ser vistos pelo destinatário correto.

Criptografando arquivos

O processo para criptografar arquivos é simples. Com o programa aberto na aba “File Encryption”, clique no botão à direita (chave com sinal de “+”) do campo “Select a file” e em seguida indique o arquivo a ser criptografado, procurando-o entre as pastas de seu computador:

Criptografando

O campo de baixo, “Where to Encrypt”, indica a pasta para onde o arquivo criptografado será enviado, que por padrão é preenchida com a mesma pasta de origem, mas pode ser mudada se desejar.

Em “Password” é digitada a senha que será pedida na hora de descriptografar o arquivo. Se o campo for deixado em branco, a criptografia ainda poderá ser feita, e bastará que se tenha um programa de descriptografar (como o próprio SEncrypt) para abrir o arquivo normalmente. 

Depois de escolhido o arquivo e senha (se houver) basta clicar no botão da chave com sinal de “+” para iniciar o processo.  O algoritmo de criptografia utilizado é o Rijndael. A extensão do arquivo é SEF, que pode também ser aberta por outros programas similares a este.

Decriptografando arquivos

Para reverter o processo e abrir o arquivo corretamente, basta repetir os passos na área de baixo, em “Decrypt a File”:

Decriptografando

Selecione o arquivo criptografado, que agora está com a extensão SEF, a pasta destino e a senha de proteção, se houver. Clique na chave com sinal de “-” para desfazer o processo e voltar a abrir o arquivo como fazia antes. 

Apagando arquivos permanentemente

Existem programas disponíveis na internet que, em certas condições, são capazes de recuperar arquivos excluídos de um computador, mesmo que estes não tenham sido enviados para a lixeira. Estas ferramentas recuperam arquivos de modo integral ou parcial, dependendo da atividade de seu disco rígido.

O SEncrypt possui uma função que “deleta permanentemente” um arquivo, impossibilitando o uso destas ferramentas de recuperação. Para fazer uso dela, selecione o arquivo da mesma forma que faria para criptografar, e em seguida, clique no botão da “Lixeira”. Confirme na janela que aparece e o arquivo será excluído, MESMO!

Apagando permanentemente

Criptografando textos

Uma função bem interessante para quem tem necessidade de enviar uma mensagem a alguém com a garantia que somente o destinatário irá ler a informação. Alguem que interceptar esta mensagem no caminho não vai conseguir ver o que está escrito sem uma senha.

Na aba “Text Encryption” digite ou cole o texto a ser criptografado no campo “Place your text”, indique (ou não) uma senha em “Password”, clique no botão da chave com sinal de “+” e o resultado criptografado será mostrado embaixo. É este texto estranho mesmo que você deve enviar para o destinatário da mensagem. Copie e cole onde desejar.

Criptografando textos

Para desfazer o processo de decodificar a mensagem, repita os passos anteriores, mas desta vez cole o texto criptografado no campo de cima, clique na chave com sinal de “-”, e o resultado legível será mostrado em baixo.

Nossa Opinião sobre o SEncrypt

Apesar de pecar um pouco por não ter funções de “arrastar e soltar (drag and drop)”, o SEncrypt consegue ter funcionalidades interessantes para segurança de informação, como criptografia de arquivos e apagar permanentemente, em um programa leve e fácil de usar. 

O programa não contempla inúmeros recursos avançados, como escolha de algoritmos ou dos formatos dos arquivos criptografados, mas a maioria dos usuários certamente achará suficiente para a demanda básica que se tem quando segurança adicional de arquivos é necessária.

A criptografia funciona de forma satisfatória. Realmente é possível codificar e decodificar qualquer tipo de arquivo, não importando o quão grande for, levando alguns segundos para tamanhos próximos de 1 MB e pouco mais de 6 minutos para arquivos com tamanhos próximos de 1 GB.

O tempo de criptografia pode ser menor, de acordo com o poder de processamento de seu computador. Mas vale lembrar que o programa ocupa o CPU de forma inteligente, de forma que o processo nunca carrega mais de 50% do processador.

A “exclusão perpétua” realmente funciona. Depois de apagado pelo SEncrypt, o arquivo não pode ser refeito por programas de recuperação, como o Recuva ou o MiniTool. A interface é simples e amigável, sendo que qualquer processo pode ser feito clicando em não mais que três botões.

Prós & Contras

Prós

  • Leve, fácil de usar
  • Além de arquivos, também criptografa textos
  • Também apaga arquivos de forma irrecuperável

Contras

  • Sem recursos de arrastar e soltar
  • Somente em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o SEncrypt

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação