Logo ServiceTray Ícone

ServiceTray

Versão 1.7 Grátis
1.27 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 27/03/2012 Core Technologies Consulting
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Vinícius Karasinski
Monitore, ative e desative os serviços do Windows através de um ícone na Bandeja do sistema

ServiceTray é um aplicativo para o monitoramento dos serviços do Windows. Ele cria um ícone na Bandeja do sistema e a partir dali é possível ter acesso àqueles que você definiu.

É possível iniciar, parar ou reiniciar a tarefa especificada com poucos cliques, além de ser ter acesso a importantes tarefas do computador que geralmente ficam escondidas dentro do painel de controle.

Os serviços do Windows são aplicativos que são executados automaticamente no sistema. Eles não requerem interação externa, pois sua função é justamente manter tarefas importantes do funcionando, como o antivírus, por exemplo.

Por que monitorar o funcionamento dos serviços do Windows?

Apesar de a maioria das vezes eles funcionarem adequadamente e não exigirem manutenção, vez ou outra podem surgir incompatibilidades entre softwares. Outra reclamação comum é o consumo exagerado de memória de alguns deles. Este artigo demonstra como você pode desabilitar aqueles que forem desnecessários.

ServiceTray permite um acompanhamento desses aplicativos, para que você possa decidir qual deles pode desabilitar ou não. Um simples clique no ícone presente na Bandeja do sistema permite que ele seja ligado, desligado ou reiniciado facilmente.

ServiceTray

ServiceTray também oferece acesso a três recursos do Windows que geralmente ficam um pouco mais escondidos. A lista com todos os serviços instalados no computador, o Gerenciador de Tarefas do Windows e o Visualizador de Eventos, que registra tudo o que acontece dentro do sistema, permitindo um acompanhamento detalhado do funcionamento da máquina. Um desligamento inesperado, por exemplo, fica registrado ali. Através disso é possível entender o motivo do problema.

ServiceTray

Depois de instalado, o programa abre um menu com algumas opções. Você deve escolher qual serviço será monitorado e onde um atalho para ele deverá ser criado. Se preferir, poderá adicionar o ServiceTray na inicialização automática do Windows. É possível criar quantos atalhos você quiser, pois cada um deles monitora apenas um aplicativo do sistema de cada vez. Eles também podem ser executados simultaneamente, cada um ficará com um ícone específico na barra de tarefas.

ServiceTray

Principais vantagens do programa

  • Inicia, reinicia ou para um serviço do Windows diretamente da Bandeja do sistema;
  • O ícone presente na Bandeja do sistema permite que você saiba qual programa está em execução ou não;
  • Avisa caso o serviço em execução apresente algum problema e pare de funcionar repentinamente;
  • Exibe detalhes de consumo, como utilização de CPU e Memória; e
  • Pode controlar mais de uma tarefa simultaneamente.

Nossa Opinião sobre o ServiceTray

ServiceTray oferece recursos muito úteis de gerenciamento. O programa é simples e não complica na hora de ser utilizado, pois possui poucas funções e todas elas muito bem definidas na interface. Outra função simples, mas muito útil que o ServiceTray traz consigo é um atalho para o fácil acesso ao visualizador de eventos do sistema e a lista completa de serviços instalados na máquina.

A configuração inicial pode ser um pouco complicada para quem não tem muita experiência com o Windows, o que classifica a ferramenta como útil apenas para pessoas com maior conhecimento do sistema operacional da Microsoft. Essa dificuldade se dá pelo fato do menu inicial de configuração exibir apenas uma lista com esses aplicativos e exigir que algum deles seja escolhido; quem não souber o que está fazendo certamente ficará desorientado.

O fato de o ServiceTray monitorar apenas um serviço de cada vez pode ser útil para o controle daquele aplicativo em específico, no entanto, para ter acesso a mais de um é preciso criar outro ícone na Bandeja do sistema e isso pode acabar poluindo a interface do computador, chegando até mesmo a confundir na hora de selecionar o ícone correto. Mesmo possibilitando que cada um fique com um ícone diferente, ele poderia ter uma lista com todos os programas monitorados exibidos em apenas um ícone.

Prós & Contras

Prós

  • Eficiente
  • Leve

Contras

  • Monitora apenas um serviço de cada vez
  • Exige conhecimento do funcionamento do Windows

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o ServiceTray

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação