Logo SGeMS Ícone

SGeMS

Versão 2.1 Grátis
9.77 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 26/11/2013 Nicolas Remy, Alexandre Boucher, Jianbing Wu, Ting Li, Joy Rajiv, Michael Sharps
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Igor Pankiewicz
Programa para modelagem e simulação geoestatística tridimensional, com opções de algorítmos e de visualização

SGeMS (ou Stanford Geostatistical Modeling Software) é um programa construído especificamente para cálculos e modelagem geoestatística tridimensional, oferecendo ao usuário muitos dos algoritmos padrões, além de outros mais recentes desenvolvidos e aprimorados no laboratório de engenharia de recursos e energia e na Universidade de Stanford.

Para a implementação de suas rotinas de trabalho, o SGeMS se baseia principalmente em técnicas como a Krigagem, co-krigagem, simulação gaussiana sequencial e simulações estatísticas de múltiplos pontos.
Caso necessite conferir o manual completo do programa, acesse este link.

Automatizando seus procedimentos

SGeMS conta com três métodos de operação: o tradicional, por meio da intergace gráfica (GUI, Graphical User Interface), por linha de comandos e por meio dos Scripts escritos em Python, que requerem a instalação do pacote completo para seu devido funcionamento. É por estes dois últimos que você pode criar sua lista de comandos personalizada.

Entretanto, o painel de inserção de comandos não é mostrado por padrão. Para ativar a janela, siga até View e escolha Cammands Panel. Na nova janela que se abrirá serão mostrados os espaços para entrada dos comandos, histórico de ações e também registros de saída.

Já os scripts em Python permitem a automatização de comandos e tarefas repetitivas. Para obter mais informações sobre o modo de operar estes dois recursos, consulte a página do desenvolvedor clicando aqui. Para entender o básico de programação Python, clique aqui, mas tenha consciência de que o texto está em inglês.

Aberto a sugestões

Assim como todo programa registrado pela GNU General Public License, SGeMS é gratuito e também acompanha seu código fonte no pacote de instalação, o que significa que você pode estudá-lo e aprimorá-lo de acordo com suas necessidades. Para acessá-lo, opte pelo pacote de instalação completo (Full, with source and extras), que acompanha também novas funcionalidades para o programa.

Apenas, caso resolva lançar a sua própria versão para o público, não deixe de conferir os termos de uso descritos nesta página (em termos mais técnicos) ou neste resumo básico e mais compreensivo para leigos.

Nossa Opinião sobre o SGeMS

SGeMS possui um amplo leque de opções para o usuário, permitindo o cálculo das projeções tridimensionais por meio de muitas fórmulas e algoritmos avançados, indo até mesmo além das tradicionais, já que foi implementada também a variação desenvolvida em Stanford, facilitando a execução.

As ferramentas também são, em geral, automatizadas, exigindo apenas a entrada dos valores. Há ainda acesso para histogramas, controles de objetos, plotagens, simulações e muitos outros recursos pertinentes à tarefa.

Por fim, as visualizações tridimensionais são realmente leves, permitindo a você controle total de ângulos, posições e variáveis inseridos. O único contratempo é a relativa instabilidade do programa quando as operações são iniciadas, portanto não deixe de salvar seu trabalho frequentemente.

Prós & Contras

Prós

  • Interface gráfica adequada
  • Opções de simulação e visualização
  • Incrivelmente completo
  • Opções para compilação
  • Programa gratuito

Contras

  • Relativa instabilidade

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o SGeMS

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação