Logo Shadwen Ícone

Shadwen

Versão DEMO Grátis para testar
1.43 GB
Funciona em: Windows
Vista/7/8/8.1/10
Adicionado em : 01/03/2016 Frozenbyte

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Douglas Vieira
Agir furtivamente é algo necessário para garantir a sua sobrevivência neste game

Agir furtivamente: essas são as palavras-chave para se dar bem em Shadwen, game de ação desenvolvido pela produtora Frozenbyte (que trabalhou nos títulos que compõem a série Trine) e que está disponível de forma demonstrativa no Steam. 

Assim que você começar a ler as informações sobre o game, seja no Steam ou em seu site oficial, verá que a máxima para se dar bem aqui é uma: não ser visto. Isso será importante não apenas para cumprir o seu objetivo principal (que talvez não seja dos mais nobres), mas também para não colocar olhos atentos sobre você e sua acompanhante. 

A história contada aqui mostra que Shadwen está em uma missão para assassinar o rei da região em que vive e, no caminho, acaba se encontrando Lily, uma órfã que decide segui-la em sua jornada mesmo sabendo de todos os riscos. Entretanto, ter uma criança ao seu lado dificulta um pouco as coisas, especialmente no que diz respeito a matar ou não diante de seus olhos. 

E aí, a pergunta que fica no ar é: você aceitaria deixar o sangue frio de lado enquanto guia a garota ou apelaria para a violência quando necessário e mandaria a inocência da sua companheira de viagem para o espaço? Pelo visto, isso é um ponto que será levado em consideração na versão completa do game.

Imagem do jogo

Agindo na surdina 

Muitos games que se apoiam na ideia de ação furtiva sempre oferecem outras formas de lidar com diversas situações que envolvem lutas, pois com alguma sorte você encontrará uma maneira de encarar um combate mano-a-mano e ainda sair vivo. Porém, a protagonista aqui não tem a mesma sorte vista em outras vizinhanças. 

Ainda que conte com alguns recursos e sangue frio para assassinar quem ousar se colocar em seu caminho, Shadwen não possui treinamento em combate, fazendo com que qualquer batalha direta seja praticamente uma forma de colocar a sua assinatura no obituário da personagem. Sendo assim, combates devem ser evitados a todo custo. 

Para dar conta do recado, a personagem tem alguns recursos que podem ser usados a seu favor. Um deles é um gancho que permite se pendurar em plataformas de madeira ou mesmo agarrar objetos como barris e caixas de madeira, além de dispositivos como uma corda capaz de eliminar quem encosta nela, uma esfera de fumaça que atrai os guardas para perto dela e outras que você pode construir conforme avança. 

Outro detalhe no qual é preciso prestar atenção é que, caso você deixe o corpo de um inimigo caído, os guardas vão correr para soar um alarme, e aí é game over na certa (afinal, se a protagonista não consegue se garantir num combate individual, quem dirá contra uma pequena tropa). Por isso, é importante escondê-los em lugares longe de olhares curiosos, como em um monte de feno ou atrás de algum pilar.

Imagem do jogo

Juntas pela sobrevivência 

Como mencionamos anteriormente, seu objetivo aqui é guiar a personagem principal e sua parceira em segurança até o final do trajeto. Entretanto, não adianta garantir apenas a sua segurança, pois, se Lily for avistada pelos guardas, o seu trabalho será perdido. 

Caso perceba que isso vai acontecer, o jogo permite que você utilize uma mecânica de voltar no tempo para consertar o que fez de errado. Além disso, o tempo não avança de forma normal quando a protagonista está totalmente imóvel, portanto você pode analisar melhor como agir e liberar o seu caminho até garantir o acerto de contas com o monarca.

Imagem do jogo

Comandos

  • Teclas A, W, S e D: movimentam a personagem;
  • Tecla Ctrl: agacha;
  • Barra de espaço: pula;
  • Teclas numéricas de 1 a 5: acessam os atalhos;
  • Tecla I: acessa o inventário;
  • Tecla Backspace: volta o tempo;
  • Tecla F: arrasta um corpo;
  • Tecla E: pega um item no cenário;
  • Mouse: move a câmera;
  • Botão esquerdo do mouse: ataca/rebobina o gancho;
  • Botão direito do mouse: dispara o ganho. 

Como baixar jogos no Steam? 

Para baixar a demonstração de Shadwen no Steam, é necessário ter o programa instalado em seu computador. Para saber como fazer isso, basta ler o tutorial criado pela equipe do TecMundo clicando aqui.

Nossa Opinião sobre o Shadwen

Games como Shadwen são difíceis de aparecer (exceção feita aos títulos da série Metal Gear), portanto é de se louvar a coragem da Frozenbyte de apostar neste gênero. E, a julgar pela demonstração, o pacote apresentado aqui pode atrair a atenção de muitos jogadores quando for lançado de forma oficial. 

Começando pelo que diz respeito aos momentos de ação, é interessante notar a sacada que a produtora teve para forçá-lo a agir o mais sorrateiramente possível, pois a protagonista não possui habilidades de combate. Logo, agir sempre na surdina e utilizando o cenário a seu favor são ferramentas importantes não apenas para a sua sobrevivência, mas também para tirar o maior número possível de guardas que estão no caminho. 

Aliás, acredite: não serão poucas as vezes em que você vai se ver avançando por um determinado trecho para limpar primeiro o seu caminho e depois ajudar a parceira a avançar. Durante os nossos testes, percebemos que esse é o método mais fácil para as coisas darem certo, pois vez ou outra a garota pode aparecer no momento em que não deve e atrair a atenção dos guardas. 

Por falar em atenção dos guardas, esse é um ponto que merece um pouco de atenção. Sempre que um guarda o visualiza e fica com um contorno amarelo, é possível se esconder e fazer com que ele o esqueça rapidamente (ainda que tenha visto sua caminhada até um arbusto, por exemplo). Isso tira um pouco do fator desafio, pois a morte só vem em casos realmente extremos. 

Com capricho tudo dá certo 

Outro detalhe que também merece um pouco mais de atenção (caso a produtora ainda decida realizar algum tipo de alteração, evidentemente) é na parte gráfica. E não estamos falando dos cenários, já que eles são relativamente variados e apresentam diversos elementos, mas sim dos detalhes nos personagens, que parecem sem expressão (caso da protagonista) e cópias uns dos outros (falando dos inimigos). 

A trilha sonora é quase ausente, e muitas vezes o que será ouvido é um efeito sonoro ou algumas conversas entre os guardas (as poucas canções possuem um tom um pouco mais sério e sem ritmos animados). Porém, isso não é algo ruim, pois ajuda a manter a concentração enquanto você avança eliminando ou desviando dos oponentes. 

No fim das contas, Shadwen aparece como um título que tem potencial caso a produtora ouça a comunidade e faça alguns ajustes em determinados pontos do jogo. Claro, isso não o deixará no mesmo nível de notoriedade da série Metal Gear, mas certamente vai satisfazer aqueles que curtem jogos em que agir furtivamente é algo que deve ser levado a sério.

Prós & Contras

Prós

  • Incentivo real para agir de forma furtiva
  • Game que o força a usar estratégias variadas para sobreviver

Contras

  • A parte gráfica merece um pouco mais de atenção
  • A inteligência artificial precisa ser melhorada

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Shadwen

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação