Logo ShiftEdit Ícone

ShiftEdit

Versão 1.0 Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 29/04/2011 ShiftCreate
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Felipe Arruda
Edite códigos com este ambiente de desenvolvimento na nuvem, com suporte a FTP, SFTP e a várias linguagens de programação

Parece que as ferramentas na nuvem não param de nos surpreender. Como se não bastasse os aplicativos de escritório e editores de imagens executados online, por meio de um navegador web, agora os programadores também começam a ganhar aplicações semelhantes.

Uma dessas ferramentas é o ShiftEdit, um ambiente de desenvolvimento na nuvem com suporte para as linguagens PHP, Ruby, Python, Perl, Java, HTML, CSS e JavaScript. Além disso, a aplicação permite que você salve ou edite arquivos de seu site por meio de uma conexão FTP ou SFTP, facilitando assim a correção de pequenos erros. Quem preferir também pode integrar o ShiftEdit a uma conta do serviço de compartilhamento de arquivos Dropbox.

Página inicial do ShiftEdit

Essa é, sem dúvida, uma grande novidade, pois possibilita que programadores possam alterar arquivos e corrigir bugs usando apenas um browser, como o Mozilla Firefox ou o Google Chrome. Excelente para os casos em que você não está no escritório.

Cadastro e uso da IDE online

Para começar a usar o ShiftEdit, basta acessar o site da ferramenta e se cadastrar. Você pode preencher o formulário informando um email válido e uma senha, ou se autenticar com um perfil já existente do Google ou Facebook.

Antes de começar a programar, não esqueça de criar a configuração necessária para o seu site. Clique no link “New Site” e, em seguida, preencha as informações necessárias, como o nome do projeto e os dados do servidor FTP ou conta do Dropbox que será utilizada para o gerenciamento dos arquivos.

Autentique-se com sua conta do Google ou Facebook

Note também que a interface gráfica possui suporte para a edição de múltiplos arquivos em abas. Portanto, depois de configurar o servidor, você terá a possibilidade de criar seus arquivos do zero ou de fazer o upload de códigos já existentes. Para isso, basta clicar no link “Upload...” ou  escolher a linguagem desejada na seção “Create New”.

No caso da criação de arquivos HTML, o ShiftEdit oferece até mesmo um pequeno editor visual e opção de visualização simultânea do código já renderizado, em um painel ao lado do código que está sendo editado.

Recursos disponíveis

Edite códigos feitos em diversas linguagens

Entre as inúmeras funcionalidades do ShiftEdit se encontram o realce de sintaxe (syntax highlight), numeração de linhas do código, possibilidade de desfazer e refazer as últimas alterações e a capacidade de localizar e substituir palavras por meio de expressões regulares.

Além disso, o sistema mantém um controle de versão dos arquivos, permitindo que você recupere facilmente a versão antiga de códigos caso algo dê errado durante a edição. Também é possível comparar a versão mais recente de um código-fonte com a as mais antigas.

Outra função interessante é a que permite compartilhar o site configurado no ShiftEdit com outras pessoas, criando assim o ambiente necessário para o trabalho em grupo.

Mensalidade

Você pode usar o ShiftEdit gratuitamente, porém, esse modo traz algumas limitações. Para começar, você pode criar no máximo três projetos por conta. Além disso, se quiser continuar economizando, o usuário também tem que conviver com os anúncios exibidos no site.

Aqueles que decidirem pagar a quantia de cinco dólares por mês, ganham algumas regalias: número ilimitado de projetos, suporte para SSL, importação e exportação de arquivos feitos com o Dreamweaver, suporte técnico por email e nada de propagandas poluindo o seu campo visual.

Nossa Opinião sobre o ShiftEdit

O ShiftEdit inova por trazer o mundo da nuvem para as tarefas de desenvolvimento, facilitando o trabalho de programadores por meio da mobilidade que a ferramenta oferece. Durante os nossos testes não encontramos problemas de estabilidade ou de desempenho. Pelo contrário, a ferramenta se mostrou muito leve e capaz de ser executada mesmo em máquinas mais modestas.

O suporte para os navegadores é completo e o usuário poderá usar o site com qualquer browser mais atual. O suporte para FTP e SFTP é uma boa notícia, mas o diferencial é a possibilidade de integração com o Dropbox, serviço cada vez mais usado pelos internautas do mundo todo.

Outro diferencial importante é o controle de versão, essencial para quem trabalha com muitos arquivos e projetos em grupos. Talvez o único ponto negativo fique pela ausência de internacionalização, já que a interface do ambiente está disponível apenas em inglês.

Prós & Contras

Prós

  • Suporte para FTP e SFTP
  • Possibilidade de integração com o Dropbox
  • Barato; US$ 5 por mês

Contras

  • Disponível apenas em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o ShiftEdit

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação