Logo Signed Pages Ícone

Signed Pages Versão 0.3.0 Gratuito

Funciona em: Web
Adicionado em: 06/02/2018 Tengu Games
30
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

Descrição

Caio de Carvalho
Extensão ajuda a verificar se um site é confiável ou não para se acessar

Em tempos em que a espionagem e os cibercrimes estão escancarados todos os dias na internet, é natural que nós, usuários comuns, busquemos novas formas de proteger as informações armazenadas em nossos dispositivos. Ao acessar um site, por exemplo: como saber se aquela página não trará riscos para o computador?

Para ajudar nessa tarefa, chega o Signed Pages. Trata-se de uma extensão para Firefox que verifica a autenticidade de endereços na internet para saber como está o nível de PGP — sigla em inglês para Pretty Good Privacy (privacidade muito boa, na tradução livre) —, um programa de encriptação e descriptografia de dados que fornece autenticação e privacidade segura para uma determinada comunicação de dados.

De acordo com o responsável pela extensão, uma das maiores preocupações quanto ao nível de segurança das aplicações web está no fato de que o site ou app, geralmente construído baseado em JavaScript, é "entregue" de um jeito diferente toda vez que você for acessá-lo. Como consequência, serviços maliciosos podem se aproveitar para alterar um código específico e comprometer a segurança.

O que o Signed Pages faz é justamente verificar se o código em questão veio do desenvolvedor original da página. Se sim, o ícone da extensão (um escudo) no Firefox ficará verde; agora, se o site não for confiável ou não tiver uma assinatura de confiança confirmada, o símbolo então ficará vermelho.

Este programa é gratuito. Todo o código está disponível no GitHub, já que se trata de um projeto open-source.

Nossa Opinião sobre o Signed Pages

Nunca é demais ter novas camadas de segurança em nosso navegador de internet. Portanto, o Signed Pages chega como mais um complemento nesse quesito, trazendo um jeito simples de identificar se um site é confiável e, por isso, seguro para ser acessado.

A parte mais incômoda é que você precisa abrir as configurações da extensão no Firefox e adicionar um por um os padrões (match patterns) das páginas que você deseja fazer a verificação, além da chave pública que corresponde a cada um desses endereços.

Além disso, parece que os desenvolvedores dos sites precisam colocar suas páginas em um catálogo de cadastro do Signed Pages, já que somente assim elas são suportadas pela aplicação. Isso é uma pena, já que o serviço seria bem mais prático e interessante se todos ou a maioria dos processos fossem mais automatizados.

Prós & Contras

Prós

  • Verifica a confiabilidade dos sites
  • Rápido de instalar

Contras

  • Pouca praticidade
  • Nem todas as páginas são suportadas
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o Signed Pages