Logo SimCam Ícone

SimCam

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 20/03/2012 Photonhead
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Nemes
Simule os controles de uma câmera com configurações manuais sem precisar gastar nada

SimCam é um simulador de uma máquina fotográfica, cujo objetivo é ensinar alguns truques importantes para os fotógrafos que estão começando a mexer nas configurações manuais da câmera.

Além da simulação na “prática”, existe uma explicação detalhada para quem deseja saber mais sobre os principais controles e o que cada configuração é capaz de fazer. São três módulos: “Shutter and Aperture”, “Film Speed” e “Câmera Shake”, para você entender os efeitos dos ajustes no resultado final.

Obturador e abertura

O primeiro módulo, “Shutter and Aperture”, fala um pouco sobre a relação que existe entre a velocidade do obturador e a abertura do diafragma. Ao final, na parte de baixo da página, você pode testar os conhecimentos adquiridos em um simulador. Ajuste as configurações e veja se a sua foto ficou muito clara ou escura.

Ajuste para que a exposição fique correta

ISO do filme

O ISO de um filme para máquina analógica também é chamado de velocidade, por isso o nome em inglês “Film Speed”. Como ele é fixo, nesse tipo de câmera, é preciso saber ajustar as outras configurações possíveis para fotografar corretamente.

Veja a tabela no texto e teste o simulador para saber qual configuração usar com os diferentes tipos de filmes. Note que, quanto maior é o número do ISO, mais granulada a fotografia fica, portanto é preciso tomar cuidado para não utilizar valores muito altos se não for realmente necessário.

Note o granulado na foto da direita

Fotografias tremidas

O último módulo, “Camera Shake”, fala um pouco sobre a relação que existe entre a velocidade do obturador e a probabilidade de que a fotografia saia tremida. Existe ainda outra variável, que é a quantidade de zoom que a lente está fornecendo, já que, quanto maior for a aproximação do zoom, mais tremida a foto fica.

Para uma lente normal, sem zoom, é possível bater uma foto nítida apenas quando a velocidade for superior a 1/30 segundos, em média. Isso varia de pessoa para pessoa, mas abaixo de 1/60 já é recomendado o uso de um tripé, apenas por precaução.

Note como a foto da direita ficou tremida

Explicações em inglês

Este simulador conta com todas as explicações em inglês, e isso pode ser um problema pra quem não fala este idioma. Se você deseja aprender mais sobre fotografia, pode ler os artigos que o Tecmundo possui sobre o tema. Alguns exemplos são este, sobre o obturador e a abertura; este, sobre o ISO e este, com dicas para fotografar melhor em ambientes com pouca luz.

Nossa Opinião sobre o SimCam

SimCam é um bom recurso para quem deseja aprender mais sobre fotografia, mas deixa um pouco a desejar na parte prática. Apesar de ter explicações bem completas e instrutivas, ele parece parado no tempo quando o assunto é o simulador. As imagens foram manipuladas digitalmente para conseguirem o efeito desejado, e existem poucas opções de configuração possíveis, tornando-o uma ferramenta mais teórica do que prática. 

Quem quer um simulador completo, com mais opções e um visual melhor, pode testar o Camera Sim, um dos melhores simulares de câmeras dSLR disponíveis.

Prós & Contras

Prós

  • Ótimas explicações teóricas
  • Coloca a teoria em prática

Contras

  • Poucas configurações
  • Imagens de teste são muito pequenas

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o SimCam

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação