Logo Simulador de Sonhos Ícone

Simulador de Sonhos

Grátis
Funciona em: Web
Flash
Adicionado em : 05/07/2011 Meu Bolso em Dia
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luana Lima
Calcule por quanto tempo você precisa economizar para comprar o produto dos seus sonhos

O Simulador de Sonhos é um serviço online disponibilizado pelo Meu Bolso em Dia, um site que tem por objetivo ajudar o consumidor a usar o dinheiro de forma mais consciente. São várias as ferramentas disponibilizadas pela página, todas elas visando facilitar a relação das pessoas com o seu poder econômico.

Tela principal do Simulador de Sonhos

No caso do Simulador de Sonhos, o objetivo é bem específico e simples: calcular a quantidade de tempo que o consumidor precisa economizar para conseguir adquirir o produto que deseja. A ferramenta exibe várias opções com valores variados para que o usuário possa escolher o que mais se adequa à sua vontade.

Como fazer a simulação

A tela principal do Simulador de Sonhos exibe duas seções diferentes para a ferramenta: “Itens dos sonhos” e “Simulador”. Na primeira delas, são listados os produtos que estão disponíveis para serem utilizados na simulação, juntamente com a especificação do item e do preço estimado. A segunda é a parte do aplicativo onde a conta é realmente feita, seguindo o que for inserido pelo usuário.

Para realizar a simulação de economia, é preciso escolher com qual dos produtos você gostaria de trabalhar. Depois disso, clique sobre o desenho do objeto e arraste-o para o campo “Arraste o item até aqui”, localizado na seção “Simulador”. Em seguida, insira a quantia em dinheiro que você pretende economizar por mês na caixa “Digite abaixo quanto você quer economizar por mês”.

Simulação completa

Por último, clique sobre o botão “Calcular agora”, para que o Simulador de Sonhos possa realizar o cálculo. No item “Você poderá realizar o seu sonho em [...] meses”, o aplicativo exibe o resultado da simulação. Agora você sabe a quantia que deve economizar e a quantidade de tempo durante a qual deve fazer isso.

Aviso sobre os itens exibidos

Em relação aos números exibidos na listagem dos produtos, o site deixa bem claro que os preços mostrados representam uma aproximação de valor, realizada a partir da média de vários itens semelhantes. Portanto, o fato de o objeto estar relacionado a tal uma quantia de dinheiro não reflete a situação real dele no mercado brasileiro.

Outra observação feita pelo site Meu Bolso em Dia é que as imagens exibidas para representar os produtos listados são meramente ilustrativas, ou seja, elas podem não fazer referência absoluta ao item mostrado. Portanto, a dica é utilizar o serviço sem levar muito em conta as informações, textuais e visuais, relacionadas a cada objeto.

Nossa Opinião sobre o Simulador de Sonhos

A interface do Simulador de Sonhos é extremamente básica, pois não apresenta muitos itens com os quais o usuário precise trabalhar. Entretanto, as categorias exibidas são muito bem divididas, utilizando de recursos visuais para isso. Dessa forma a diferenciação entre elas ficam fácil e automática. Em relação ao restante da aparência da ferramenta, apenas incomoda a forma como o nome das seções está escrito: verticalmente.

A resposta do Simulador de Sonhos aos comandos enviados pelo usuário é instantânea. No momento em que uma função ou item é clicado, a ação é realizada. Em relação ao ato de arrastar um objeto para a outra seção, nenhum problema foi detectado no decorrer do uso, da mesma forma, erros e travamentos não foram apresentados pelo aplicativo.

A ferramenta apresentada pelo Meu Bolso em Dia possui um problema muito sério: não permite que o usuário modifique as características dos objetos apresentadas originalmente pelo simulador. Sendo assim, não é possível alterar qualquer dado, caso você queira utilizar um valor ou um produto diferente. Ou seja, o aplicativo não possui flexibilidade alguma em relação ao conteúdo apresentado e merece nota zero nesse quesito.

A utilidade que pode ser feita do Simulador de Sonhos é extremamente limitada, já que não é possível adequar os dados apresentados por ele. A função desempenhada pelo aplicativo é parecida com a de uma calculadora, já que ele praticamente divide o valor total do produto escolhido pela quantia que o usuário pretende economizar por mês.

O resultado do processamento realizado pelo Simulador de Sonhos é um pouco contraditória. Quando é colocado um valor pequeno no campo “Digite abaixo quanto você quer economizar por mês”, a quantidade de meses mostrada é proporcionalmente menor do que a exibida para valores superiores.

O certo seria seguir um padrão ou ficar maior, já que podem existir juros. A ferramenta não indica exatamente a forma como o simulador funciona e quais os critérios utilizados por ele para gerar a quantidade de meses, portanto, não é possível ter certeza sobre a precisão dos resultados apresentados.

Prós & Contras

Prós

  • Interface bem organizada
  • Seções diferenciadas visualmente
  • Funcionamento rápido
  • Resposta imediata aos comandos

Contras

  • Aparência muito simples
  • Nome das seções escrito verticalmente
  • Cálculo desproporcional para valores pequenos
  • Funcionalidade limitada
  • Não permite que o conteúdo seja adequado de acordo com a necessidade

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Simulador de Sonhos

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação