Logo SketchPort Ícone

SketchPort

Grátis
Funciona em: Web
Flash
Adicionado em : 24/07/2013 SketchPort
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Allan Valin
Ferramenta online para você criar imagens repletas com um estilo moderno

SketchPort é um serviço online (requer Flash) a partir do qual você consegue desenhar com bastante precisão, contando com várias ferramentas para a realização dos mais diferentes traçados.

Contudo, o aplicativo não apresenta absolutamente nenhum filtro especial, apenas básicos como borrão e alteração da intensidade da cor escolhida. Nesse aspecto, embora simples, a ferramenta de preenchimento funciona de um jeito muito peculiar.

Com o SketchPort, você consegue fazer trabalhos similares ao do Paint do Windows, com a diferença de ele apresentar menos funções. Entretanto, o destaque dele é em relação à sua compatibilidade com tablets (ele até oferece um plugin personalizado para facilitar o funcionamento do aparelho no site).

Ferramentas

Desenhos online

Ao abrir o SketchPort, você se depara apenas com uma tela em branco para desenhar, sem a indicação de nenhuma opção para gerar traços mais precisos. Contudo, assim que você pressiona a tecla H, uma grande lista de comandos é exibida: todos são atalhos no teclado para você acessar as diferentes ferramentas disponíveis no aplicativo. As teclas W, E, A, S e B requerem o uso de movimentos do mouse, já os demais comandos exigem apenas teclas ou cliques.

Entre as ferramentas de desenho, você encontra a de preenchimento e a de traços, as quais são acionadas com as teclas S e F. Para mudar os efeitos acionados, os botões A e B trocam a intensidade da cor e o nível de embaçado, enquanto D permite a escolha de outra cor para o desenho. Para dar mais detalhes aos traços, há também como criar diferentes camadas na imagem (usando as teclas de colchetes com Ctrl pressionado).

Atalhos

No caso de você errar alguma coisa, basta usar as teclas Z e X para desfazer ou refazê-la. Por outro lado, se a intenção é criar uma linha reta, basta segurar Shift para ativar essa função. Ao terminar o trabalho, basta pressionar K para salvar (L carrega uma imagem a partir do seu PC). Finalmente, se você desejar compartilhar a figura criada com o SketchPort no site, é preciso apenas segurar Ctrl e apertar Enter para realizar o envio.

Nossa Opinião sobre o SketchPort

SketchPort com certeza é um serviço de excelente qualidade, pois muito embora requeira Flash para funcionar, ele em nenhum momento deixa o seu navegador lento ou trava o plugin. A quantidade de ferramentas disponibilizadas com certeza é muito limitada, porém quem tiver talento para desenhar não deve ver isso como um grande problema. Além disso, o serviço foi feito para desenhos via tablet, então não se supõe muita complexidade nele.

A interface online é total e absolutamente isenta de qualquer ícone para facilitar a sua utilização, obrigando o desenhista a abrir sempre uma lista de comandos ou decorá-los para conseguir fazer com rapidez e presteza o que deseja. Porém, ele possui uma versão para ser instalada, a qual mostra ícones que ajudam um pouco mais a compreender suas funções. Mesmo assim, no entanto, eles não são de muita ajuda por exigirem muitos cliques para funcionar.

Os resultados possíveis por meio do SketchPort dependem exclusivamente da capacidade do usuário, a qual pode não ser muito alta e deixá-lo achando que o programa é ruim. Afinal, com as ferramentas disponíveis, apenas desenhos no nível do Paint do Windows são possíveis – não que isso seja algo exatamente ruim, já que existem pessoas capazes de desenhar retratos realistas usando o programa.

Prós & Contras

Prós

  • Várias cores disponíveis
  • Aparência minimalista
  • Vários atalhos para as funções

Contras

  • A interface não é amigável
  • Poucas ferramentas

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o SketchPort

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação