Logo Skimr Ícone

Skimr

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 06/03/2013 Skimr
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Nemes
Um organizador de feeds RSS que funciona como um índice para todos os seus sites preferidos

Skimr é um leitor de feeds extremamente simples para quem gosta de organização, porém prefere ler os artigos e textos diretamente nas suas páginas originais.

Diferentemente do Google Reader, o Skimr funciona como se fosse um grande índice. Você faz a inscrição nos seus sites preferidos e ele lista, conforme são publicados, os novos textos de cada página.

Tudo o que ele mostra é o título e a chamada de cada artigo; se você quiser ler mais, precisa clicar no post e abrir a página de origem em uma nova aba do navegador. Desta forma, o Skimr não chega a ser um leitor propriamente dito, e sim um organizador de leitura.

Indice geral do Skimr

É possível criar uma conta rapidamente para que você possa editar a lista de leituras e acessar o seu índice de sites preferidos em qualquer computador. Para fazer isso, clique em “Create an account”, coloque um email e escolha a senha. Use essas informações posteriormente para fazer o login em outros computadores e dispositivos.

Índice de textos, não de imagens

Por ser extremamente simples, o Slimr funciona melhor com sites que publiquem textos, e não apenas imagens. Isso porque ele não carrega imagens na sua interface, fazendo com que não faça sentido usá-lo como índice para esse tipo de conteúdo. A imagem abaixo mostra a diferença entre um feed de artigos e um de fotos:

Skimr - Imagem 2 do software

Em um feed de artigos e textos, o título e a chamada são mostrados e você sabe do que se trata o item, podendo clicar para ver apenar se o assunto for interessante — essa é exatamente a proposta do Skimr. Já para um site que apenas publique fotografias, você teria que abrir uma por uma para saber do que se trata, algo que não faz muito sentido e não acompanha a ideia do Skimr.

É possível adicionar novos feeds clicando em “Add another website” — use, se possível, o endereço do feed RSS do site, e não a URL padrão; alguns sites não são carregados no leitor se isso não for feito. Além disso, você pode editar a lista, removendo itens que não deseja ler: basta clicar em “Edit” e cancelar as assinaturas.

Nossa Opinião sobre o Skimr

Para dizer se o Skimr é bom ou não, é preciso primeiro entender que ele não é um concorrente direto do Google Reader. Isto é, ele não é um leitor de Feeds, e sim um índice, e como tal faz o seu trabalho muito bem e merece uma atenção especial.

As suas funções são bem simples: o Skimr permite que você acompanhe uma lista dos seus sites preferidos e veja o que foi postado em cada um, para que você só abra o que realmente quiser ler. Seria possível fazer essa seleção diretamente em cada site, porém ter um lugar para organizar todos eles e abri-los todos em um só lugar é ótimo e torna a experiência mais prática.

A criação de uma nova conta e o login são feitos de forma rápida e simples, como é toda a proposta do site. Até a falta de um login com contas externas (Google e Facebook, por exemplo) ajuda a tornar o Skimr um serviço diferenciado, sem funções sociais e que se foca na leitura, algo perfeito para quem deseja um reader descomplicado.

O Skimr é recomendado para quem quer apenas um leitor que funcione como índice, para uma seleção rápida e sem muitas distrações. Quem deseja funções sociais, uma maneira de favoritar os conteúdos ou mesmo compartilhá-los pode continuar usando o Google Reader e até mesmo apostar em outros serviços, como o The Old Reader, que resgata algumas ferramentas do serviço de feeds da Google.

O único problema que poderia ser arrumado sem comprometer a proposta do site é a falta de imagens em posts sem texto. Ele poderia mostrar pelo menos uma prévia em tamanho pequeno para que não fosse preciso usar outro serviço (como o próprio Tumblr) para visualizar os seus blogs de compartilhamento de fotografias preferidos.

Prós & Contras

Prós

  • Funciona como um índice para sites e blogs
  • Visual simples e bonito
  • Mostra apenas título e chamada
  • Ótimo para quem gosta de ler os artigos no site original

Contras

  • Não mostra imagens

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Skimr

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação