Logo Smideo Ícone

Smideo

Versão 2013 Grátis para testar
39.36 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 18/07/2012 Abelssoft
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Crie apresentações de imagens, incluindo som e trechos de vídeos do YouTube com este aplicativo

O Smideo é um programa para transformar as suas fotos e vídeos em um slideshow. O aplicativo permite, inclusive, adicionar vídeos do YouTube e arquivos de música no formato MP3 a partir de seu computador, para enriquecer ainda mais a sua apresentação. Esta é uma versão do programa limitada em 30 dias para o uso gratuito.

Registro

Para utilizar o programa é necessário destravá-lo. Logo após a instalação e ao executar o aplicativo pela primeira vez, uma tela é aberta solicitando que você faça um registro para o uso do software. Ali, é necessário preencher o seu nome e sobrenome, além de um endereço de correio eletrônico. Quando tudo estiver correto, clique em “Get unlock code now”.

Registro

Feito isso, você receberá uma mensagem no email com o código, e ele também é automaticamente preenchido na tela do aplicativo. Clique em “Unlock now” para que o programa utilize essa chave e seja destravado para o uso.

Criando um projeto

Para montar o seu slideshow, você precisa criar um novo projeto. Há duas formas de fazê-lo, clicando em “Create Project” na interface do aplicativo ou com um clique no botão “New +”. Feito isso, uma nova tela é aberta para que você atribua um nome à sua criação. Complete o processo pressionando “OK” para confirmar.

Smideo - Imagem 2 do software

Em seguida, uma nova janela oferece a possibilidade de você efetuar o download de imagens e músicas gratuitas para exemplo. Essa função fica inteiramente ao seu critério; Para aceitá-la, clique em “Download” ou simplesmente em “Close”, caso não queira o conteúdo. Então, você é redirecionado para a área de criação do slideshow.

O primeiro passo é escolher o que você deseja adicionar à sua apresentação. Para acrescentar arquivos, clique em “Add File” ou “Add Folder” para o conteúdo completo de uma pasta. Se quiser colocar vídeos do YouTube, utilize a opção “YouTube” ou “Download Pictures” para baixar fotos do Flickr. “Screencast” serve para filmar a sua tela.

Quando todo o material desejado estiver devidamente selecionado, clique em “Use selected” e em “Next” para dar sequência ao processo. Em seguida, você possui o conteúdo escolhido na parte esquerda da interface. Para adicioná-los ao projeto, você pode dar um clique duplo sobre o item ou “arrastá-lo” até o centro da tela.

Se você adicionar alguma figura por engano, para excluí-la, basta selecionar e clicar no botão com a forma de um “X”. Para reorganizá-las, só é preciso arrastar as imagens na tela até que fiquem conforme o desejado. Você também pode selecionar a foto e clicar nos botões com a forma de uma seta para a direita ou para a esquerda colocando-as em novas posições.

Arrumando as imagens

Quando você seleciona uma imagem, veja que na lateral direita aparece uma caixa de propriedades. Ali, você deve definir quanto tempo cada uma delas será exibida na tela (a contagem está em segundos). Se você quiser que todas sejam mostradas pela mesma proporção, clique em “Set all pictures to this length”.

Além disso, é nessa tela que você acrescenta um título e subtítulo à imagem. Quando tudo estiver conforme o desejado, clique em “Next” para dar sequência ao processo. Agora, está na hora de acrescentar o som na sua apresentação.

Veja que na parte superior da tela, devem estar as músicas selecionadas na primeira etapa do processo. Se, por algum motivo, nenhum arquivo foi acrescentado, você pode clicar em “Add more files” para selecioná-los. Caso isso ocorra, o processo é reiniciado, porém as imagens armazenadas permanecem com as configurações corretas (ou seja, basta passar as outras telas).

Adicionando o vídeo

Aqui, você tem algumas opções. É possível selecionar um arquivo de áudio previamente escolhido, selecionando-o e clicando em “Use file”. Além disso, você pode utilizar a alternativa “Use microphone to add áudio” e gravar um texto, discurso ou algo que deseje inserir no material. Você também pode acrescentar o recurso de “Fade in” e “Fade out” para o som.

Completadas as alterações, clique em “Next”. Em seguida, você deve escolher o local para o armazenamento do vídeo, a resolução e o efeito de vídeo. Clique em “Finish” para inicializar a operação. O andamento pode ser acompanhado por meio da barra de progresso exibida na tela. Ao final, o slideshow estará disponível no diretório escolhido.

A criação do vídeo é rápida, demorando (em média) entre três e cinco minutos.

Nossa Opinião sobre o Smideo

O Smideo é mais uma alternativa para criar apresentações de imagens. Ele é muito elegante e intuitivo, porém o fato de ser pago já tira um pouco da graça do aplicativo. Embora o desenvolvedor informe que apenas gravar vídeos em alta definição seja uma alternativa paga, logo ao inserir a chave de registro o programa notifica que você tem 30 dias de uso.

Todos os processos são bem simples e normalmente executados em no máximo dois cliques. A inserção das imagens pode ser feita apenas ao “arrastá-las”. O processo de inserção de arquivos talvez venha a causar um pouco de confusão na primeira vez, pois você precisa abrir a pasta e selecionar o conteúdo, algo que foge um pouco à regra de simplicidade do software.

Depois de montado o projeto, a criação dele também é rápida, tomando aproximadamente entre três e cinco minutos. O que faz a variação aqui é o número de imagens e arquivos inseridos no vídeo. O aplicativo funcionou da maneira apropriada, sem qualquer tipo de erro ou travamento.

Prós & Contras

Prós

  • Uso intuitivo
  • Interface amigável
  • Processo guiado
  • Montagem rápida

Contras

  • Inteiramente em inglês
  • Inclusão de arquivos pode causar confusão, ao menos nas primeiras vezes

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Smideo

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação