Logo Sol 0 Ícone

Sol 0

Versão DEMO Grátis para testar
79.49 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Adicionado em : 29/09/2015 Chondrite Games
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Rafael Farinaccio
Faça parte de um projeto de colonização de Marte no melhor estilo Sim City

Sol 0 nos leva para os desertos vermelhos de Marte com um único propósito: colonização. E para isso, devemos encarar um jogo no estilo “Tycoon”, daqueles nos quais construímos edifícios com funções específicas e meios de prover nossa colônia com produtos básicos para a sobrevivência inicialmente e supérfluos para engrandecer nossa base posteriormente.

O nome Sol 0 (leia “Sol Zero”) significa o dia inicial da colonização de Marte, visto que “sol” é o nome dado a um dia solar do Planeta Vermelho, com duração de 24 horas e 40 minutos, um pouco maior que o nosso.

No início do game, passamos por um breve tutorial que nos ensina como as construções mais básicas funcionam. É necessário prover a base com energia elétrica (proveniente de painéis solares), oxigênio (que virá de um gerador ligado diretamente nos alojamentos), água (encontrada em forma de gelo no subsolo marciano) e, posteriormente, comida (gerada em estufas).

Imagem do jogo

Agora é pra valer!

Após o tutorial, encaramos a real expedição para Marte. É necessário escolher com sabedoria o que vamos levar para o Planeta Vermelho, pois o limite de peso do foguete é baixo e não podemos deixar nada para trás. Água e comida são essenciais para nossos astronautas sobreviverem enquanto correm atrás de aprontar as estruturas básicas de vida em Marte.

Assim que o módulo espacial pousa no deserto marciano, os astronautas (inicialmente é possível enviar até dois) devem descarregar as caixas com os suprimentos que serão usados para construir as estruturas necessárias para o início da colônia. Cada uma delas requer uma quantidade exata de caixas para ser completada. Assim que forem sendo construídas, esses edifícios produzem elementos que servem para implantarmos estruturas mais complexas e assim por diante.

Imagem do jogo

Por exemplo: primeiramente devemos construir painéis solares para alimentar as futuras estruturas. Depois, um gerador de oxigênio para dar condições de vida no alojamento. É recomendado enviar o rover (o famoso módulo que já enviamos para Marte na vida real) para encontrar o que há no subsolo, especialmente água e posteriormente outros elementos que serão úteis para manter a subsistência no Planeta Vermelho sem a necessidade de pedir mais suprimentos para a Terra.

Falhas acontecem...

Pode acontecer de todos os nossos cálculos saírem errados e perdermos nossos astronautas por falta de recursos, ou mesmo ficarmos sem suprimentos para continuar construindo nossa base marciana. De tempo em tempo, mais precisamente 120 sols, um novo lançamento de foguete da Terra é liberado e podemos novamente selecionar os itens que a expedição vai levar para Marte para complementar nossa base e dar mais apoio para a construção da colônia.

Imagem do jogo

Com o tempo, bastante paciência e muita destreza, teremos construído uma colônia grande e próspera em Marte, com estufas e fazendas artificiais gerando comida, água sendo extraída das geleiras subterrâneas do planeta, todos os alojamentos bem abastecidos com oxigênio e os corajosos colonizadores já bem estabelecidos no novo planeta.

Alguns controles

A maioria dos comandos é feita através do mouse. Devemos selecionar o astronauta e clicar em um dos botões que aparecem no menu inferior, como “Build” (construir), “Repair” (consertar) ou “Destroy” (destruir). Clicar com o botão esquerdo do mouse seleciona personagens ou estruturas. Clicar com o botão direito movimenta o astronauta para onde você quiser ou faz ele interagir caso você clique em algum edifício ou outro objeto.

Imagem do jogo

Comandos

  • Teclas W, A, S e D: movimentar a câmera para cima, esquerda, baixo e direita;
  • Teclas + e -: aplicar mais ou menos zoom;
  • Tecla < e >: aumentar e diminuir a velocidade do jogo;
  • Tecla Z: ativar grade de recursos;
  • Tecla Q: alternar entre astronautas;
  • Ctrl + 1 a 9: definir controle de grupos;
  • Teclas de 1 a 9: selecionar grupo;
  • Ctrl + 0: limpar controle de grupos.

Nossa Opinião sobre o Sol 0

Se você tem vontade de experimentar, mesmo que só um pouquinho e no conforto de seu lar, as emoções de tentar colonizar Marte, Sol 0 é o jogo certo. O desafio de levar para outro planeta as quantidades certas de cada tipo de suprimento e, ao chegar lá, conseguir gerenciar tudo enquanto ergue estruturas essenciais para a sobrevivência é uma tarefa divertida e envolvente, que nos prende horas jogando.

Instalação simples

O jogo pode ser adquirido em fase Beta por US$ 4, cerca de R$ 16, e é baixado diretamente do site dos desenvolvedores em um arquivo RAR que não exige instalação: basta executar o EXE e jogar. Alguns pequenos bugs, como travamentos leves, acontecem durante a jogatina, mas nada que comprometa o desempenho do jogo.

O gráfico de Sol 0 é simples, sem nenhum destaque, mas nada que contribua com a diminuição da experiência de jogo. A paisagem marciana é bonita e retrata bem as crateras e montanhas que existem realmente no Planeta Vermelho. Os outros itens, como foguetes, estruturas da base de colonização e veículos são bonitos e retratam bem uma possível colônia de Marte.

Colonizando Marte

A trilha e os efeitos sonoros contribuem para a experiência, representando sons eletrônicos e robóticos e trazendo o clima desolador do solitário planeta. Alguns efeitos também remetem a certos acontecimentos naturais que podem pintar durante nosso jogo, como tempestades de areia ou chuvas de meteoros, que ter grande influência na expedição.

A versão DEMO permite apenas que joguemos o tutorial e o primeiro nível, com uma quantidade limitada de lançamentos de foguete da Terra. Infelizmente não é possível progredir muito na versão de demonstração, pois sempre é necessário ter aquela ajudinha providencial do nosso planeta, pelo menos até tudo estar mais avançado em Marte.

Prós & Contras

Prós

  • Desafios divertidos
  • Visual bonito
  • Temática interessante

Contras

  • Apresenta alguns bugs

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Sol 0

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação