Logo Solariza Ícone

Solariza

Versão 1.0 Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 28/08/2015 Greenpeace
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ruan Segretti
Ajude o Brasil e de quebra divirta-se em um joguinho feito pelo Greenpeace

O Solariza é uma plataforma criada pelo Greenpeace com uma causa nobre: ajudar na calcular o potencial de captação da luz solar no nosso país e engajar a sociedade a buscar a transição energética para fonte uma mais limpa e renovável.

A brincadeira funciona da seguinte maneira: cada jogador é responsável por fazer um mapeamento de painéis solares em telhados pelo Brasil. Para fazer isso, acessamos o site da plataforma e clicamos em “Comece Agora”. Uma nova tela vai se abrir revelando um mapa do Brasil. Basta seguir as instruções apresentadas no tutorial para começar.

A primeira coisa a se fazer e escolher uma cidade e colocar o nome dela no campo busca. Após o mapa mostrar essa localização, o tutorial vai mostrar o que fazer para brincar de instalador de painéis solares. Não precisaremos de nada além do mouse para poder participar.

Após cumprir essa primeira parte, precisamos nos cadastrar para que o site possa contabilizar nossa pontuação e enviar nosso mapeamento para uma base de dados do Greenpeace.

Além dessa imersão com o mundo real, a ferramenta permite calcular qual é o potencial solar dos telhados marcados pelos jogadores — esse valor é mostrado em um placar no canto superior esquerdo da tela. Outro ponto é que ao marcar algum telhado, várias informações são reveladas sobre ele, como o tamanho do sistema e quantos kWh ele geraria por ano.

Solariza - Imagem 1 do software

O game termina?

Sim e não... na verdade, o objetivo do jogo é que todos os participantes cadastrados mapeiem o equivalente a seis milhões de telhados residenciais. De acordo com informações do próprio Greenpeace, esse número representa a geração de eletricidade necessária para desligar as usinas nucleares Angra 1 e 2, além das termelétricas de Piratininga, em São Paulo e Candiota, no Rio Grande do Sul. 

Nossa Opinião sobre o Solariza

Usar um joguinho para uma causa nobre é sempre bem interessante, ainda mais se houver uma competiçãozinha envolvida. A brincadeira é bem interessante, não chega a ser algo extremamente divertido, mas pensar que você vai estar ajudando a fazer um mapeamento para, quem sabe um dia, o governo começar a pensar no ambiente e buscar novas fontes de energia.

Não temos como falar de gráficos, afinal não é um game propriamente dito. Porém, o jogo é construído em cima da aplicação Google Maps o que já dá uma boa ideia da coisa. A jogabilidade, se é que podemos chamar assim, é extremamente simples, basta arrastar as linhas para selecionar a área de um telhado e pronto.

A ideia por traz do projeto é muito interessante, juntar algumas informações para que as pessoas e, também o governo, entendam que os telhados, que na maioria dos casos as áreas menos inutilizadas dos edifícios, podem ter um papel essencial na melhora da qualidade de vida da população.

Portanto, porque não dar uma de instalador de painéis, competir com outros jogadores para ver quem faz um mapeamento melhor, ajudar a diminuir as contas de energia e, de quebra, salvar o planeta.

 

 

Prós & Contras

Prós

  • Ajudar o planeta é sempre um ponto positivo
  • Uma competiçãozinha nunca é demais

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Solariza

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação