Logo Song4Play Ícone

Song4Play

Versão Beta Grátis
Funciona em: Web
Silverlight
Adicionado em : 08/05/2012 Song4Play
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Eduardo Vieira Karas
Mostre o seu talento: agora você pode gravar suas canções e composições sem necessitar de um software para isso

O site Song4Play oferece um kit básico que permite gravações de áudio feitas diretamente a partir do seu navegador. Rodando através do Microsoft Silverlight, o serviço possibilita o registro de qualquer tipo de som (desde que o usuário possua um microfone ou cabos e plugs para conectar instrumentos à saída de linha do computador).

Além da captura sonora, o Song4Play funciona como uma espécie de rede social, conectando usuários e suas publicações. Com as ferramentas disponibilizadas, torna-se possível até mesmo criar composições com vários instrumentos e cantar sobre playbacks (como em karaokês) para captar a voz.

Cadastro e confirmação

Para começar a usar o Song4Play, é necessário estar conectado ao serviço. Você pode fazê-lo utilizando a sua conta no Facebook, Gmail, Twitter ou Windows Live. Como uma forma alternativa, é possível criar uma conta diretamente no serviço clicando aqui. Se você optar por criar o login, certifique-se de inserir um email válido, pois uma confirmação de conta é enviada para o endereço de correio eletrônico fornecido.

Perfil e gravações

Após se conectar no Song4Play, o serviço solicita que você complemente as informações fornecidas no perfil. Claro que a inserção dos seus estilos e instrumentos favoritos não é obrigatória, mas pode auxiliá-lo na hora de encontrar itens do seu interesse ou de receber o contato de outros membros da rede que tenham as mesmas afinidades.

Para fazer uma gravação, você deve começar acessando a aba “Meu Song4Play” e clicando no botão “Fazer uma nova gravação”. Veja que será solicitado o preenchimento de um cadastro, para que a sua música seja devidamente classificada depois. Tudo é bem simples, e você vai levar poucos segundos para completar.

Em seguida, será exibida uma mensagem na sua tela solicitando autorização para acessar o microfone presente no seu computador, bem como para liberar espaço na área de trabalho para o arquivo. Basta escolher as alternativas adequadas e clicar no botão “OK” para confirmar o procedimento (o que faz com que a tela de gravação seja aberta).

Tela principal do serviço

A interface segue um padrão bem simples, contando com os botões principais de gravar, reproduzir e parar. Tudo o que é gravado aparece em forma de onda sonora, na parte superior direita da tela. Há controles de volume e metrônomo para aperfeiçoar a execução, além de uma opção para importar áudio nos formatos WAV e MP3 para o editor.

Você pode ainda adicionar ou remover silêncio no começo dos arquivos registrados para compensar ruídos ou demoras. No entanto, se você não gostou do resultado, terá que apagar e começar tudo de novo, sem ter como mexer em apenas uma parte da gravação.

 

Fazendo a gravação

Quando tudo está finalizado, existem duas maneiras de publicação: a primeira mantém o projeto aberto para adição de outros instrumentos (nesse caso, por exemplo, pode-se gravar primeiro um violão e depois uma voz para complementá-lo), enquanto a segunda fecha a versão e a publica sem possibilitar o acréscimo de mais trilhas de áudio.

As gravações são armazenadas no próprio site e podem ser compartilhadas com qualquer um — inclusive via Facebook e Twitter.

Compartilhamento e interação

Na página inicial do Song4Play você encontra as músicas mais escutadas e os últimos projetos acrescentados, além dos artistas mais utilizados por quem fez e enviou versões. Além disso, você também pode acessar a aba “Artistas de A-Z” e localizar as gravações feitas com faixas das suas bandas ou artistas favoritos.

Encontrando versões para uma música

Da mesma forma, se você quiser conhecer novos sons, pode entrar na guia “Estilos” e encontrar músicas pelo gênero. Outro ponto interessante é que, ao entrar em uma música de outro usuário e clicar em “Gravar instrumento”, você pode colocar o seu talento à disposição e adicionar quantas trilhas de áudio quiser ao projeto.

Nossa Opinião sobre o Song4Play

A ideia do projeto Song4Play é excelente e tem tudo para se desenvolver e agregar novos usuários. A iniciativa, 100% nacional, grava o áudio a partir do próprio navegador, tornando-se uma alternativa descomplicada para quem quer começar a botar a mão na massa e registrar algumas canções.

Através do suporte a múltiplas trilhas, o serviço também abre bastante as possibilidades criativas e consegue intercambiar músicos diferentes através do sistema de composição colaborativa. Em relação ao compartilhamento, o forte do Song4Play é destacar as novas gravações na tela inicial, permitir amizades entre usuários e ter contato direto com Facebook, Twitter e outras redes sociais.

Contudo, o site peca na interface — o design como um todo é realmente antigo e não está à altura das funções disponibilizadas. E claro, quem quer um resultado um pouco superior ao amador, precisará recorrer a programas que capacitam um controle maior dos parâmetros de edição sonora.

Mesmo assim, músicos mais avançados podem usar o serviço para registros rápidos e banco de ideias. É evidente, também, que os resultados vão depender dos equipamentos de gravação utilizados. Com mesas de som e microfones próprios para estúdio, o resultado melhora muito.

Prós & Contras

Prós

  • Gravação sem a necessidade de um software.
  • Suporte a múltiplas trilhas.
  • Interação social.
  • Projeto nacional.
  • Composição colaborativa.

Contras

  • Interface antiquada.
  • Quase nenhuma capacidade de edição.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Song4Play

+3 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação