Logo Soundslice Ícone

Soundslice

Versão 1.0 Grátis
Funciona em: Web
Java
Adicionado em : 23/11/2012 Soundslice
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Nilton Kleina
Ensine ou aprenda a tocar músicas em guitarra ou violão usando cifras sincronizadas com vídeos do YouTube

Quem já é craque, estuda ou deseja aprender a tocar algum instrumento musical sabe que essa não é uma tarefa nada fácil – e exige muito treino prático e observação, especialmente assistir a outras pessoas se apresentando ou acompanhar a execução de uma música com suas respectivas cifras.

O Soundslice é uma plataforma em forma de site para que qualquer estudante aprenda a tocar músicas em guitarra ou violão a partir de vídeos postados na internet, ou crie suas próprias cifras e faça a sincronia com clipes existentes no YouTube.

Prepare seu instrumento

O primeiro passo é se cadastrar no serviço, ação que pode ser feita aqui. Esse passo é essencial para que você tenha um perfil com as músicas acessadas e possa realizar postagens no site. Em seguida, já é possível começar a mexer no serviço.

As cifras aparecem sincrozinadas com o vídeo.

Já devidamente logado, digite o artista que quiser na caixa de pesquisas no topo da página e escolha o clipe desejado. Ele é aberto na janela de edição do programa, cheio de botões para que você faça suas contribuições.

Tudo no lugar certo

Você (e qualquer outra pessoa cadastrada no Soundslice) pode visualizar ou até adicionar cifras normais (com os acordes que compõem a música) ou tablaturas (caso ela exija movimentos mais específicos em algumas cordas) sincronizadas, além da letra da canção. Mas não é todo arquivo que pode receber contribuições, já que alguns estão finalizados, prontos para serem assistidos.

Você pode criar tablaturas mais complexas.

Para saber se o seu vídeo pode ser editado, vá para o canto esquerdo da página e procure o ícone que é um sinal positivo. Se ele estiver lá, clique e escolha o tipo de cifras que vai adicionar (violão normal ou de 12 cordas, por exemplo).

É possível criar vários tipos de cifras.

Adicionar as anotações é fácil: use a barra vertical laranja para selecionar um trecho da música, clique nos segundos selecionados duas vezes e escreva a sua anotação, que pode ser uma letra (como “G”, que representa o acorde Sol) ou uma frase da letra. Repita o processo até terminar a canção. O processo é registrado automaticamente pelo Soundslice.

Nossa Opinião sobre o Soundslice

Apesar de ainda não ser muito famoso e contar com poucos vídeos devidamente cifrados, o Soundslice é uma plataforma de música ótima tanto pra iniciantes em violão ou guitarra quanto para quem já entende do instrumento e quer aprender – ou ensinar – músicas novas.

A interface é o grande trunfo do serviço: lembrando editores de vídeo, como o Audacity, o programa organiza muito bem as ferramentas de criação e sincronia de letras ou cifras. Todos os botões estão bem localizados e não é nada difícil encontrar as anotações criadas pelos membros do site.

A plataforma de edição não é só bonita, mas completa e fácil de ser usada, cheia de recursos para ensinar qualquer estudante a tocar as músicas cadastradas no sistema. Criar anotações para uma música inteira pode levar algum tempo, mas o trabalho final pode ser de alta qualidade.

Ainda assim, o serviço apresenta algumas limitações: por enquanto, por não ser muito conhecido, o site não apresenta um alto número de vídeos devidamente estruturados com letra e cifras, o que talvez ainda vá demorar algum tempo para mudar.

Prós & Contras

Prós

  • Ótima interface
  • Boa plataforma de criação de cifras
  • Para músicos iniciantes ou profissionais

Contras

  • Catálogo ainda limitado

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Soundslice

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação