Logo SparkLabs Viscosity Ícone

SparkLabs Viscosity

Versão 1.5.2 (1290) Grátis para testar
2.93 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 17/11/2014 SparkLabs
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Allan Valin
Serviço para conectar computadores via VPN e criar uma rede a longa distância

Viscosity é um programa que gerencia conexões entre computadores não ligados a uma mesma rede local. Ele cria, assim, uma rede virtual privada (VPN, sigla em inglês).

Para fazê-lo funcionar, no entanto, é necessário o OpenVPN instalado no seu PC – o aplicativo é responsável por criar o servidor necessário para realizar as conexões pelo Viscosity.

Além de possibilitar que você se conecte ao computador de casa quando estiver no trabalho, por exemplo, o software também possui funções que ajudam a burlar censura e conteúdos restritos por localidade.

Como também apresenta versão para Mac, o Viscosity garante a conexão entre sistemas operacionais diferentes, não havendo barreiras que impeçam sua interação. Caso você se preocupe com a segurança, não há problemas: o serviço oferece criptografia avançada para proteger os dados transferidos entre os computadores.

Configurações

Gerenciamento de conexões simultâneas

No caso de você ser o responsável por gerenciar a rede de um escritório, por exemplo, o Viscosity também apresenta ferramentas para facilitar a configuração de conexões em vários computadores. Com a opção de exportar perfis, depois de preencher os dados da rede virtual uma vez, a sua importação ajuda a realizar as configurações de maneira bastante rápida.

O Viscosity também oferece estatísticas de tráfego para descobrir a intensidade de uso da conexão em cada PC. Além disso, há como usar AppleScripts, configurar o DNS, criar pastas para gerenciar os dados, conectar-se a vários servidores simultaneamente, bem como configurar um proxy para conseguir acessar diferentes sites restritos aos IPs brasileiros.

Nossa Opinião sobre o SparkLabs Viscosity

A interface do Viscosity é organizada e muito bonita, deixando você entender os diferentes campos a serem preenchidos durante a configuração sem dificuldades. No entanto, visual e organização não são suficientes para tornam a criação de conexões mais simples para quem não tem ideia do que está fazendo. Logo, sua utilização não é exatamente amigável, pois em nenhum momento você é informado sobre a necessidade de instalar outro programa, por exemplo.

Sem que o OpenVPN seja instalado para você criar um servidor que suporte as conexões criadas pelo Viscosity, não existe como usar o programa de maneira nenhuma. O problema causado por isso é enorme, pois quem for utilizá-lo facilmente pode imaginar que o software simplesmente não funciona. Além disso, a maioria das configurações disponíveis ao criar uma conexão não são acessíveis facilmente por quem não entende do assunto.

Com isso em mente, embora o programa realmente possa ser usado por qualquer pessoa, é preciso que alguém entendido o configure para tornar isso realmente possível. Apesar de ter o público um tanto restrito, o número de funções disponíveis no Viscosity é vasta e deve agradar a qualquer responsável pela TI de uma empresa, pois suas aplicações são vastas. Sobre a aparência, é interessante haver tantas opções de visual para os botões, garantindo a personalização básica do software.

Prós & Contras

Prós

  • Visual bonito
  • Interface organizada
  • Suporta conexões simultâneas

Contras

  • Apenas 30 dias para usar
  • Requer outro programa instalado para funcionar

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o SparkLabs Viscosity

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação