Logo Spector 360 Ícone

Spector 360

Versão Trial Grátis para testar
Funciona em: Web
Adicionado em : 28/03/2011 SpectorSoft

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+3 Avaliações
  • Foto de Felipe Alves
    Felipe Alves 14 de março de 2011 - 16:36
    10
    Nota Excelente!
    Já havia testado muitos programas de monitoramento e segurança, mas nunca encontrei um tão completo. Instalei em 5 máquinas e funcionou perfeitamente. Bloqueei alguns usuários do MSN e deixei alguns liberados. Vi todos os arquivos e e-mail utilizados. Tive acesso a tudo o que foi utilizado daqui da minha Lan House. Muito bom mesmo!

Descrição

Nilton Cesar Monastier Kleina
Saiba o que seus funcionários estão fazendo no computador através de um sistema de monitoramento

Se você está encarregado de administrar uma companhia, suas tarefas envolvem controlar os gastos,  a produção e vários outros setores de uma empresa e, muitas vezes, é necessário priorizar algumas tarefas.

Desse modo, algumas ficam esquecidas, como ficar de olho no uso que seus funcionários fazem em seus computadores: será que todos passsam a maior parte do tempo focados nas atividades exigidas pela empresa ou são facilmente distraídos por páginas na internet ou softwares como o Messenger?

Produtividade e concentração dos empregados são essenciais para uma boa produção, portanto é necessário saber se aquele funcionário que não está atingindo a meta do mês passa o dia no Twitter ou em bate-papos, nem sequer abre um documento de trabalho ou até mesmo acessa sites impróprios para aquele ambiente, como pornografia ou jogos online. Realizar essa pesquisa é o trabalho do Spector 360.

O aplicativo é um sistema completo que grava tudo o que se passa na Área de trabalho dos computadores que você indicar e organiza relatórios com base em configurações definidas pelo administrador. Mas ele não oferece apenas um registro do histórico: ele grava o acesso aos sites e as mensagens enviadas e recebidas em qualquer aplicativo utilizado. Você pode até tirar screenshots que provam algum comportamento indevido, tudo isso na ordem em que as ações aconteceram.

Por se tratar de uma versão Trial, você tem direito de utilizar esse serviço em apenas dez computadores, sem receber atualizações ou a manutenção oferecida pelo desenvolvedor.

Instalação e registro

Vá ao site do desenvolvedor e insira seus dados na caixa de registro no canto direito da tela. Preste  atenção no último item, que diz respeito ao número de computadores que serão monitorados. Uma vez confirmado o cadastro, você não pode modificá-lo. Coloque também um email válido, pois é nele que você deve ir para receber as próximas instruções.

Insira os dados para continuar o cadastro.

Na sua caixa de entrada, abra a mensagem da SpectorSoft que contém a chave de registro e também o link para download do aplicativo que vai realizar o monitoramento. Faça o download do programa e comece a instalação. Ela é bastante importante e requer alguns cuidados.

No e-mail, baixe o programa e grave a serial key.

Em uma das primeiras janelas, que mostra várias caixas selecionáveis, escolha apenas os componentes que você desejar, como um filtro para endereços na web. No passo seguinte, insira uma senha para ser usada no login e a serial key que acompanhou o email de confirmação de registro.

Em seguida, é hora de saber se o monitoramento acontece no próprio computador (marcando "Local System") ou em uma rede de máquinas (a opção "Network"), que é algo mais comum em companhias. Com a instalação enfim concluída, abra o Spector 360 para iniciar as configurações. Clique em "Next" pela última vez e aguarde até a conclusão.

Big Brother empresarial

O software grava a ação dos computadores selecionados em um servidor que pode ser facilmente acessado. Os resultados podem ser vistos através dessas gravações ou então por gráficos e estatísticas bastante simples, que são gerados a partir de configurações próprias. O programa ainda possui um sistema de busca de termos ou páginas, para você descobrir se certas palavras-chave ou páginas na internet foram muito acessadas. Para acessá-lo, vá em "Keywords Detected".

As opções de moderação do Spector 360.

Para todos esses itens, você pode ver todo o seu quadro de empregados ou então visualizar  de modo individual, selecionando o nome do funcionário no relatório aberto. Os relatórios ainda podem ser bastante personalizados, fazendo com que você acesse facilmente informações contendo palavras-chave que informam sobre o uso do Orkut, visitas ao site da empresa concorrente ou até  utilização do jogo Paciência.

Um exemplo de gráfico do Spector 360.

Fonte da imagem: SpectorSoft

Mas o Spector 360 também pode ser utilizado de um modo mais positivo do que a vigília para punir: é possível fazer o processo inverso e identificar os setores que mais rendem em sua companhia e até em qual horário a produção costuma ser mais intensa.

Nossa Opinião sobre o Spector 360

O Spector 360 é um sistema de monitoramento bastante completo, com várias opções possíveis para controlar o que seus funcionários estão fazendo em cada computador registrado. Sua interface não foge do convencional, mas acompanha também vários atalhos que o levam intuitivamente aonde você deseja.

Para desfrutar de tudo o que está disponível na versão grátis, entretanto, é necessário encarar uma instalação demorada e um pouco complicada, mas necessária para ajustar corretamente o funcionamento do programa. A falta da opção para acessar o software em português também pode ser prejudicial, mas não compromete inteiramente o uso.

Prós & Contras

Prós

  • Várias opções de monitoramento
  • Possibilidade de gravar tudo o que se passa nos desktops

Contras

  • Versão Trial com limitações
  • Disponível apenas em inglês
  • Instalação demorada e complicada

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Spector 360

+3 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação