Logo Spritely Ícone

Spritely

Versão 0.2.1 Grátis
125 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 02/09/2010 Artlogic Media Ltd
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Felipe Miguel Jorge Arruda
Crie animações para a web usando apenas HTML e JavaScript

As animações feitas em Flash são bonitas e atraentes, mas há quem reclame de problemas de desempenho e estabilidade relacionados ao plugin necessário para esse tipo de atrativo visual. Porém, hoje existem algumas alternativas para criar animações tão boas quanto e usando tecnologias que estão disponíveis por padrão nos principais navegadores.

Quem usa o JQuery, uma biblioteca JavaScript que agiliza o desenvolvimento de aplicações web, agora pode contar com o Spritely, um plugin que permite criar animações usando apenas HTML e JavaScript.

O plugin é pequeno, tem menos de 13 KB, e possui métodos simples de animação de sprites, as famosas imagens com dois ou mais frames que eram muito utilizadas na criação de jogos para computadores e vídeo games.

Além disso, o Spritely também funciona muito bem com o Android, iPhone, iPod Touch e iPad, e foi bem  testado com os principais browsers do mercado, incluindo até mesmo o Internet Explorer 6.

No site do projeto você pode conferir uma galeria de sites que estão usando o plugin para tornar o conteúdo fornecido mais interessante. Clique em algum deles e você poderá apreciar as animações sem ter que se preocupar em instalar algum software extra no seu computador.

Vale a pena lembrar que, embora esse tipo de animação seja pequena e exija pouco recurso do navegador, nunca é bom abusar. Use com sabedoria, para que o público do seu site não desista de visitá-lo novamente.

Nossa Opinião sobre o Spritely

O Spritely é um plugin para JQuery que permite criar animações para a internet, similares àquelas criadas com o Flash, da Macromedia. A grande vantagem é que por usar apenas HTML e JavaScript, o usuário final não precisa se preocupar em baixar algum software adicional para poder visualizá-las.

Esse plugin também pode ser uma boa alternativa para os desenvolvedores que utilizam uma plataforma ainda não suportada pelo Flash, já que com o Spritely, qualquer editor de textos e de imagens é o bastante para criar uma animação.

Prós & Contras

Prós

  • Leve e gratuito
  • O usuário não precisa instalar um plugin manualmente

Contras

  • Software ainda não atingiu a versão estável

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Spritely

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação