Logo STAMP Ícone

STAMP

Versão Beta Grátis
1.01 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 04/04/2011 Microsoft
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luana Lima
Deixe suas apresentações de Power Point mais incrementas colocando legenda nos vídeos

O Stamp é um complemento desenvolvido para o Microsoft Power Point que permite inserir legenda em vídeos incorporados aos slides do software. Com este programa, o usuário define o tempo em que a legenda vai aparecer e também cadastra exatamente as falas ditas no arquivo multimídia.

Este aplicativo funciona especificamente para a versão 2010 do Microsoft Power Point. Se você possui uma versão inferior à 2010, clique aqui para acessar a página de download da versão Trail deste programa.

Ativando o aplicativo

Após fazer o download do STAMP, é preciso verificar se o complemento está ativo no Power Point. Para isso, clique na aba “Arquivo” e depois em “Opções”. Na próxima janela aberta, selecione “Suplementos” e verifique se o “Subtitling Add-In for Microsoft PowerPoint” está na lista dos ativados.

Deixe o aplicativo na lista das extensões ativas

Caso não esteja, será preciso fazer o gerenciamento do arquivo para torná-lo ativo. Para isso, na parte inferior desta mesma tela, clique na opção “Gerenciar”. Escolha a opção “Suplementos de COM” e clique em “Ir...”. Em seguida, é aberta uma nova caixa com os complementos disponíveis. Deixe a opção referente ao “Subtitling Add-In for Microsoft PowerPoint” selecionada e clique em “OK”.

Preparando o Stamp

Realizados os passos indicados na etapa anterior, agora você já tem o Stamp funcionando normalmente em seu Power Point. Para utilizá-lo, primeiramente, insira um vídeo ao slide atual. Você pode fazer isso clicando em “Inserir” e depois no ícone “Vídeo”, situado no final da relação de opções disponibilizadas para esta aba.

Outra forma de inserir um arquivo multimídia é por meio dos ícones de atalho que aparecem no meio da caixa de texto dos slides. Dentre os seis apresentados, um deles é representado pelo desenho de um filme cinematográfico. Clique sobre ele e defina, na próxima caixa aberta, o vídeo que você deseja inserir.

Inserindo legendas

Agora que você já colocou o arquivo multimídia no slide, é hora de inserir legenda nas imagens. Deixe o vídeo selecionado para que, no menu superior do Power Point, seja mostrada a aba de conteúdo especial “Ferramentas de Vídeo”. Com a subaba “Reprodução” selecionada, clique na ferramenta “Add captions” e, então, em “Create Captions”.

Selecione a função que adiciona legendas

Uma janela especial para edição do vídeo é mostrada. Clique em “Set Start Time” para definir o tempo de entrada da legenda e em “Set End Time” para registrar o tempo de saída do texto. Quando você quiser marcar a duração da próxima legenda, clique no botão “Add Caption”, com a finalidade de pular para a linha de baixo, e repita a operação.

Para escrever o texto, basta deixar marcado o campo “Caption Text”, referente à fala que você deseja editar e escrever. Para excluir uma legenda inserida, deixe a linha referente a ela selecionada por inteiro e clique em “Delete Caption”. 

Aqui está a relação pronta de falas

Caso aconteça de você se esquecer de inserir uma legenda que deveria ser colocada entre duas já cadastradas, utilize a função “Sort”. Deixe o vídeo paralisado exatamente no tempo em que você deseja inserir a fala e clique no botão “Add Captions”. A nova linha é criada na última posição e exibe os minutos atuais do vídeo no campo “Start Time”. Clique em “Sort” para organizar os tempos de forma crescente e não se esqueça de registrar o tempo de saída.

Inserindo pacotes de legendas prontas

O Stamp também possui uma opção que permite ao usuário fazer upload de legendas prontas. Caso você tenha um arquivo com o texto completo, basta clicar em “Add Caption” e depois em “Captions from file”. Selecione a pasta com as falas e clique em “Ok”.

Ao serem visualizadas nos slides, as legendas aparecem acumuladas umas sobre as outras. Mas calma! Isso não significa que a inserção não deu certo. É exatamente assim que o complemento funciona. Os textos só ficam ordenados corretamente quando o vídeo é visto no modo “Apresentação de Slides”.

Nossa Opinião sobre o STAMP

Como um complemento que permite a inserção de legendas em vídeos do Power Point, esperava-se que o Stamp fosse mais completo do que realmente é. De fato, a inserção realmente acontece, e a sequência estabelecida pelo usuário é respeitada pelo programa. Porém, ainda é preciso melhorar a forma como algumas opções funcionam.

O software não possui muitas formas de personalização do conteúdo, o que compromete o resultado final que o usuário pode obter. A cor do texto, bem como a cor do fundo, não pode ser modificada para melhorar a visualização ou a estética do vídeo.

Prós & Contras

Prós

  • Simples de usar
  • Exibição de legendas sem erros

Contras

  • Não possui formas de personalização
  • Complemento pode causar alguns erros de inicialização no Power Point

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o STAMP

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação