Logo Start Screen Customizer Ícone

Start Screen Customizer

Versão 1.0 Grátis
655 KB
Funciona em: Windows
7/8
Adicionado em : 05/03/2012 My7Apps
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+3 Avaliações
  • Foto de gugu
    gugu 5 de março de 2012 - 21:52
    10
    Nota Excelente!
    uma otima ferramenta nao a ultilizei ainda mais se for como na versao preview que o windows é todo verde de fundo e nao muda isso com certeza vai ajudar nessa parte ae que eu acho que a microsoft dexou a desejar e pra alguem ai que sabe fazer essas coisas sera que dava pra fazer um programa que de pra gente colocar a imagen que a gente quiser de fundo do menu start do S.O WINDOWS 8? Se der façam mt gente vai curtii

Descrição

Elaine Martins
Ferramenta para personalizar cores e outras características da interface Metro no Windows 8

Com o lançamento do Windows 8, era de se esperar que as ferramentas de personalização da interface do sistema ganhassem força e começassem a aparecer na internet. E foi o que aconteceu. O Start Screen Customizer foi um dos primeiros programas de configurações para o Windows 8 Consumer Preview.

Com ele, você pode alterar cores e opções de transparência da interface Metro e de outras telas-padrão do mais novo sistema operacional da Microsoft. É uma forma bem prática e simples de mudar um pouco o visual do Windows 8 e deixá-lo com a sua cara.

Start Screen Customizer - Imagem 1 do software

Instalação e cuidados

A vantagem do Start Screen Customizer é que você não precisa instalá-lo para ter acesso às funcionalidades nele presentes. Depois de finalizar o download, é só iniciar o arquivo executável e aguardar até que a janela principal da ferramenta seja exibida.

Como é necessário que o programa modifique alguns arquivos do sistema para alterar as cores da interface, é recomendável executar o Start Screen Customizer com privilégios de administrador. Para isso, é só clicar com o botão direito do mouse sobre o executável e escolher a opção “Run as administrator”.

Metro, tela inicial e muito mais

O uso do Start Screen Customizer é bem simples, mas é preciso um pouco de atenção para não alterar as cores de algum item por engano. A tela do programa é dividida basicamente em duas colunas. A primeira delas, mais à esquerda, permite que você modifique a imagem exibida como papel de parede da interface Metro. Clicando sobre ela, é possível escolher qualquer figura armazenada em seu computador.

Start Screen Customizer - Imagem 2 do software

À direita, você encontra uma lista com todos os itens que podem ser modificados utilizando o Start Screen Customizer. Ao selecionar um dos elementos, algumas opções para a troca da cor e ajuste da transparência são mostradas na parte inferior da tela.

Fique à vontade para escolher qualquer tonalidade exibida na paleta, apenas tome cuidado para não criar combinações que tornem o uso da interface Metro desconfortável. Fazer os ajustes certos pode fazer com o que Windows 8 fique ainda mais elegante.

Não se esqueça de clicar em “Apply new settings” para que as alterações sejam aplicadas à interface do sistema operacional. É necessário fazer logoff para que o programa consiga modificar os arquivos responsáveis pelas opções do visual.

Start Screen Customizer - Imagem 3 do software

Não quero mais!

Se você se cansar das cores escolhidas ou simplesmente quiser voltar às opções originais do Windows 8, pressione o botão “Restore original settings” e aguarde alguns minutos para que o Start Screen Customizer recupere as configurações do sistema. Não se preocupe se o processo demorar mais tempo do que o esperado, pois o programa precisa se lembrar das opções originais para depois aplicá-las.

Nossa Opinião sobre o Start Screen Customizer

O Start Screen Customizer é uma ótima opção de programa. Além de não precisar instalá-lo para ter acesso às ferramentas, o funcionamento do aplicativo é exemplar. Nenhum erro foi encontrado durante os testes, e as tarefas solicitadas foram executadas com bastante rapidez.

Embora modifique diversos arquivos do sistema, o Start Screen Customizer mostrou ser um aplicativo confiável, retornando às configurações originais do Windows sem qualquer complicação.

Outro ponto positivo é que ele ocupa pouco espaço em disco. Além disso, é possível executar o Start Screen Customizer com outras aplicações sem maiores complicações. Porém, nem tudo é perfeito.

Como características negativas do programa ficam o fato de ele não possuir tradução para o português e a necessidade de fazer logoff no sistema para que as modificações sejam, de fato, realizadas.

No entanto, as facilidades que o Start Screen Customizer traz fazem com que esses inconvenientes se tornem pequenos. Esta é, sem dúvida, uma excelente ferramenta para quem gosta de personalizar a interface do sistema operacional que utiliza. 

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Não precisa ser instalado
  • Realiza as modificações rapidamente e sem complicações

Contras

  • Não possui tradução para o pórtuguês
  • É preciso fazer logoff para que as modificações sejam efetuadas

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Start Screen Customizer

+3 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação