Logo StartMenu 8+ Ícone

StartMenu 8+

Versão 1.4 Grátis
1.46 MB
Funciona em: Windows
8/8.1
Atualizado em : 03/12/2014 Major Share
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Não sinta saudades do Menu Iniciar, o adicione também no Windows 8

StartMenu 8+ e um programa que tem como função disponibilizar o Menu Iniciar do Windows 7 e Vista diretamente na Área de trabalho da nova versão do SO da Microsoft.

Assim, se você aprecia o modelo novo do sistema, mas sente falta do antigo menu disponível na desktop, agora pode voltar a utilizá-lo por meio deste aplicativo.

O programa não possui uma interface propriamente dita, mas apenas uma tela de configurações que pode ser acessada a partir do menu adicionado. Após a instalação, é necessário aplicar o atalho do programa na Barra de ferramentas do Windows e executá-lo para que entre em ação.

Chega de saudades

Houve uma série de mudanças na última versão do Windows, sendo que muitas foram completamente aprovadas por quem já utilizava o sistema. Porém, algumas trouxeram certa polêmica, como a retirada do antigo Menu Iniciar do sistema operacional que, como padrão, simplesmente deixou de existir no Windows 8.

O menu clássico

O problema é que muitas pessoas estavam acostumadas a utilizar esse método de atalho para acessar programas, fazendo com que a falta da função deixasse saudades. Se você faz parte desse grupo, agora pode ter o Menu Iniciar de volta à sua Área de trabalho utilizando o StartMenu 8+. Logo após instalar o programa, é preciso ativá-lo para que ele entre em funcionamento.

Isso é feito “arrastando” o ícone de atalho gerado no desktop até a Barra de ferramentas do Windows, preferencialmente o colocando como o primeiro atalho existente nela na lateral esquerda da tela. Feito isso, sempre que você quiser abrir o menu, basta utilizar o Botão do Windows presente no seu teclado.

Configurações

Outra maneira para abri-lo consiste em desativar as funções da nova interface do Windows 8. Para isso, inicie o menu e clique no botão de configurações (no formato de uma engrenagem). Na nova janela aberta, marque a opção “Disable Windows Metro”. Isso faz com que a Charm bar e o atalho no canto esquerdo sejam desativados e, sempre que você levar o mouse até a lateral inferior esquerda, o Menu Iniciar será aberto.

Ainda nas configurações é possível escolher que o menu seja transparente, mostrar ícones pequenos e exibir programas fixados recentemente na lista de atividades.

Um Menu Iniciar clássico

Logo ao concluir o procedimento de ativação, o programa já está pronto para o uso. A aparência do menu segue o modelo clássico presente no Windows 7. Assim, são exibidos os itens abertos recentemente e todos os programas instalados no computador na lateral esquerda dele. Além disso, também há opções para acessar algumas pastas do sistema (como Computador, Documentos, Painel de Controle, Impressoras, entre outras) no direito.

Utilizando a Barra de execução

Ao clicar no botão do Windows (ou mover o mouse para o canto direito, caso você tenha desativado os recursos da nova interface), o Menu Iniciar permanece aberto na tela e, para fechá-lo, é necessário pressionar novamente o botão ou mover o periférico. Se futuramente você quiser desfazer tais alterações, será necessário desinstalar o programa.

Nossa Opinião sobre o StartMenu 8+

StartMenu 8+ é um aplicativo interessante para as pessoas que gostam do novo modelo visual do Windows, mas sentem falta da praticidade oferecida pelo antigo Menu Iniciar do sistema. Isso porque ele traz novamente essa forma de acesso, além de disponibilizar as configurações de desligamento também nos padrões antigos.

O menu disponibilizado pela aplicação é semelhante àquele presente no Windows 7, além de funcionar da mesma maneira. Ao menos durante os nossos testes, o aplicativo se comportou da forma esperada, respondendo rapidamente aos cliques e sempre efetuando a operação solicitada. Adicionalmente, ele também traz no menu a antiga Barra de execução inteiramente funcional.

O Botão do Windows é diferente do modelo antigo, começando pelo fato de ele não ser redondo. Ele está adaptado ao novo logo do sistema, permanecendo na cor azul e se adaptando perfeitamente à Barra de ferramentas, independente da cor que você tenha aplicado nela para o uso. O principal ponto negativo do programa está no fato de ele necessitar de ativação.

Você precisa posicioná-lo na Barra de ferramentas e, para abri-lo, é preciso usar um botão do teclado ou desativar as funções da nova interface do Windows. Embora nada disso seja realmente difícil, é um inconveniente que outros aplicativos do estilo não possuem. Além disso, ao menos durante os nossos testes, a instalação do programa fez com que o teclado tivesse problemas.

Para que tudo voltasse ao normal, foi necessário reiniciar o computador. No entanto, uma vez com o Windows aberto novamente, o teclado voltou a funcionar sem problemas. Assim, se você também gostaria de ter o “velho” Menu Iniciar de volta à máquina, pode ser interessante testar o StartMenu 8+.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e uso simples
  • Apresenta a Barra de execução
  • Traz a opção de desligamento

Contras

  • Inteiramente em inglês
  • Requer aplicação manual

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o StartMenu 8+

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação