Logo SuperNotecard Ícone

SuperNotecard

Versão 3.3.51 Grátis para testar
2.89 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/2000/8
Atualizado em : 30/11/2011 Mindola
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luana Taise de Lima
Deixe a criatividade rolar solta Crie histórias e escolha os personagens e fatos da sua própria trama

Assistir a novelas e seriados de TV é uma atividade praticada por várias pessoas, desde que a televisão se tornou um item indispensável na vida da população. Mas você já se perguntou como estas tramas são criadas? Ou melhor, você já teve vontade de escrever a sua própria história?

O SuperNotecard é um programa que oferece uma interface voltada para este tipo de texto, com o qual você pode criar enredos, elencos e se divertir criando os seus próprios dramas. Além disso, o aplicativo também pode ser utilizado para anotação de acontecimentos, simulando uma agenda com características melhoradas, pois permite pontuar todos os personagens e fatos participantes do momento descrito.

Criando e editando um projeto

Para começar a escrever, clique no botão “Project”, digite o título (“Title”) e a descrição da ideia principal (“Project Notes”) nos campos destinados a estas funções. Todos os projetos criados são mostrados na parte inferior da janela em formato de abas. Selecione aquele que você deseja editar e o programa muda as informações exibidas.

Antes de começar

Após a criação do projeto, surge a figura de um bloco na caixa chamada “Decks & Cards”, situada logo abaixo da parte utilizada no passo anterior. Clique duas vezes sobre o cartão “New Deck” para criar um capítulo ou um novo item da anotação. Escreva o título e a descrição da mesma forma como foi feito na etapa passada.

Outra figura aparece no mesmo espaço, agora com o nome “New Card”. Dê duplo clique neste quadro para inserir um novo evento. Além do campo destinado ao título, duas caixas de edição são mostradas, nas quais você deve inserir a descrição do evento ou da anotação e relacionar os personagens ou fatores envolvidos na história.

Invente as mais mirabulantes histórias!

Para adicionar novos itens de relacionamento, clique no botão “+”, localizado no lado direito da caixa “Related Factors”. Uma nova janela é aberta, pedindo para que você cadastre o nome do novo fator e a descrição dele, sendo que apenas o título é obrigatório. Se mais tarde você precisar editar um destes itens, deixe-o marcado e clique em “Edit”, simbolizado pelo desenho de um lápis.

Todas as notas criadas aparecem na tela principal do projeto. Para ver a lista com todos os eventos criados, você pode acessar esta área por meio da ramificação mostrada no lado direito do programa, visível sempre que a função “Explorer” – último item do menu esquerdo da tela – estiver selecionada.

Dicas sobre o SuperNotecard

A barra existente na parte superior da janela, na mesma linha onde é exibido o título do cartão, permite que você adicione informações extras ao evento. Exemplos disto são: um número que simbolize a tensão do momento descrito, cor de bandeira e de fundo que marquem o tipo de situação e as categorias às quais o capítulo pertence.

Facilite os comandos utilizando esta barra

Nesta mesma barra de opções, você também pode navegar pelos itens inseridos. Clique nas flechas “Show Previous” e “Show Next” para visualizar outros eventos criados no mesmo “Deck”. Os outros dois ícones, representados por uma pilha de papéis junto com o símbolo “+”, servem, respectivamente, para criar um novo “Deck” ou um novo cartão.

As opções de visualização dos cartões são “Wrapping Layout” – que deixa as notas organizadas de acordo com o enredo da trama, estabelecido pelo escritor –, “Column Layout” e “Row Layout”, este últimos deixam os itens enfileirados em colunas e em linhas, respectivamente.

Sempre que você inserir mais de um fator ao mesmo tempo para um cartão, o programa interpreta esta ação como um relacionamento entre os personagens, requerendo descrições adicionais para contextualizar o momento descrito no evento. Escreva as características pedidas e escolha uma figura para simbolizar o clima da situação.

Nossa Opinião sobre o SuperNotecard

A organização das funções apresentadas no SuperNotecard é bem distribuída, o usuário não precisa pensar muito para entender como o software funciona. Os botões são bem visíveis e possuem símbolos que os representam de forma lógica, dando uma explicação prévia sobre as funcionalidades exercidas por eles.

A forma como os itens criados são disponibilizados – projeto, “Deck” e cartões – é um pouco confusa no começo, quando o usuário ainda não está familiarizado com o tema. Porém, ao criar os primeiros eventos, fica fácil de entender o esquema do programa, pois as ações se tornam quase automáticas de tão sequenciais.

O idioma dificulta um pouco o uso do SuperNotecard, pois ele é apresentado inteiramente em inglês, mas não é um problema grave. Os desenhos escolhidos para as funções e as notas autoexplicativas ajudam a compreender o significado de cada função, quebrando a barreira que o idioma poderia representar.

Prós & Contras

Prós

  • Interface bem trabalhada.
  • Várias ações disponíveis.
  • Diversas opções para personalizar os eventos.

Contras

  • Quantidade limitada de cartões por projeto.
  • Navegação pelos itens criados complicada.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o SuperNotecard

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação