Logo SVN Backup Tool Ícone

SVN Backup Tool

Versão 1.2 Grátis
12.6 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 13/03/2014 FalsinSoft
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Ferramenta para criar backup de repositórios svn

SVN Backup Tool é um programa cujo objetivo está em ajudá-lo a criar um backup de um repositório subversion.

Assim, você pode evitar imprevistos, mantendo uma cópia de segurança dele diretamente no seu computador ou outro dispositivo de armazenamento.

O programa funciona de forma semelhante ao “svnadmin”, porém com uma interface gráfica, facilitando o uso para quem não possui muita afinidade com linhas de comando. O aplicativo é bem leve e não consome muitos recursos do computador, podendo ser utilizado inclusive em máquinas mais modestas.

Armazenando os dados

Por mais que um repositório online seja completamente seguro, algumas vezes pode ser interessante possuir uma cópia dos arquivos em outros dispositivo, de forma a facilitar o acesso aos documentos ou simplesmente prevenir possíveis perdas de dados. Assim, o SVN Backup Tool pode ser uma ótima ferramenta para você fazer um dump do seu repositório svn.

Adicionando o repositório

Isso porque o programa opera a partir de uma interface gráfica simples e bem organizada, com as funções dispostas na forma de botão e sem opções ocultas nos menus ou ferramentas avançadas. Com ele, você pode salvar os arquivos no formato original do subversion ou, opcionalmente, incluí-los em um documento ZIP.

Assim, você pode deixá-los automaticamente compactados para enviar via email ou fazer o armazenamento em um pendrive, por exemplo. Logo ao abrir o programa ele solicita que você defina a pasta na qual os arquivos serão armazenados, algo que pode ser alterado, posteriormente, nas configurações.

Criando o backup

Para criar uma cópia de segurança do repositório, o primeiro passo consiste em clicar no botão “Add Repository”. Feito isso, uma nova janela é aberta para que você indique se o item é local ou remoto e adicione o endereço no qual os arquivos se encontram. Além disso, você também deve indicar o nome do svn.

Interface principal do programa

Feito isso, o item passa a ser automaticamente listado na tela e, você pode, por meio das opções disponíveis, excluí-lo ou editá-lo caso as operações sejam necessárias. Além disso, também há uma opção para verificar o repositório adicionado. Para começar o processo, selecione o repositório na tela e clique em “Backup now”.

Então, a operação é iniciada automaticamente e você pode acompanhar o seu andamento na própria tela do programa. Posteriormente, você pode, também, carregar o repositório utilizando a opção disponível na interface do aplicativo.

Nossa Opinião sobre o SVN Backup Tool

SVN Backup Tool é uma ótima ferramenta para quem trabalha com projetos que estejam em repositórios do subversion. Isso porque ele vai facilitar muito a manipulação de cópias de segurança e na hora de você criar um dump, oferecendo uma alternativa ao svnadmin, porém com uma interface inteiramente gráfica.

A tela do programa é extremamente amigável, trazendo as funções organizadas de maneira apropriada e na forma de botão. Assim, você encontra todas as ferramentas envolvidas nos processos diretamente na interface, sem ter que procurar opções que estejam escondidas em menus de difícil acesso.

A forma na qual o backup é realizado também é bem simples, visto que, basicamente, é necessário apenas adicionar o repositório e iniciar o procedimento. Como uma opção, você pode escolher baixar os arquivos diretamente em um arquivo compactado no formato ZIP, alternativa disponível nas opções do processo.

O que pode ser considerado um ponto positivo é que o aplicativo cria a cópia de segurança e também oferece um mecanismo automático para o seu carregamento. Assim, não será preciso fazer esse processo de forma manual, facilitando a operação para iniciantes. Ao menos durante os nossos testes, o programa funcionou perfeitamente, sem travamentos, perda de dados ou qualquer outro tipo de problema.

Adicionalmente, as tarefas foram executadas em tempo satisfatório, mesmo no caso de um backup com um grande volume de dados.

Prós & Contras

Prós

  • Interface gráfica amigável
  • Uso simples
  • Procedimento relativamente rápido

Contras

  • Inteiramente em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o SVN Backup Tool

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação