Logo SyMenu Ícone

SyMenu

Versão 4.14.5796 Grátis
1.95 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 24/11/2015 Gianluca Negrelli
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+2 Avaliações
  • Foto de AnonRJ
    AnonRJ 11 de dezembro de 2009 - 11:19
    8
    Nota Ótimo!
    Excelente para quem, como eu, usa o pendrive para carregar diversos aplicativos de diagnóstico e para outra atividades. Todos os aplicativos juntos num único menu, como o menu iniciar do Windows. Tendo um pouco de paciência (só um pouco mesmo) é muito fácil de usar. Tem até opção para português.

Descrição

Danilo Amoroso
Um menu portátil para o seu computador, com direito a atalhos e mecanismo de busca

SyMenu é um aplicativo que serve para criar um menu “portátil” para você usar no seu computador, facilitando o acesso aos seus programas.

Isso porque ele indexa os itens do sistema, e, assim, mesmo que um software opere diretamente a partir da execução de um arquivo, ou seja, não esteja necessariamente instalado.

Além disso, o SyMenu ainda traz um setor para você acessar as funções do Painel de Controle do Windows, deixando muito mais simples o processo de abertura de certas configurações. O programa conta com suporte a vários idiomas, incluindo o português brasileiro e você escolhe aquele que julgar mais adequado logo ao iniciá-lo.

Um menu “portátil”

Muitos programas são instalados no Windows e, na própria operação, são criados atalhos no sistema para facilitar a localização posterior do aplicativo. No entanto, há softwares que não requerem esse procedimento, funcionando diretamente a partir da execução do arquivo. Não há qualquer problema no uso deles, exceto o fato de que, se você o guardou com pressa – ou distraído – pode nem sempre se lembrar onde ele foi armazenado.

O menu principal da ferramenta

O SyMenu é um aplicativo que serve para ajudá-lo a localizar mais facilmente esse tipo de aplicação, bem como qualquer outra que esteja disponível no computador. Isso porque, na prática, programa faz uma indexação desse tipo de arquivo e, como consequência, monta uma lista para você abrir tudo em um clique.

Porém, você não está preso apenas a atalhos fixos, sendo possível, também, adicionar aqueles da sua preferência por meio das configurações do programa. Para ampliar ainda mais as suas funções, o programa possui suporte aos dispositivos USB, sendo capaz, nesse caso, de identificar tanto os itens do aparelho quanto do computador no qual ele está conectado.

Sem complicações

Uma vez aberto o programa, ele adiciona um botão “flutuante” ao display e este ícone permanece sempre no topo da tela. Ao clicar nele, um menu mais ou menos no estilo do antigo “Menu Iniciar” do Windows é aberto na tela. Inicialmente, é possível executar um item previamente configurado, por meio da opção para tal, abrir as ferramentas do aplicativo ou entrar no setor do computador.

Usando a aplicação

O aplicativo também conta com uma ferramenta de pesquisa, por meio da qual você pode encontrar mais rapidamente um item que já tenha em mente, pela inserção de palavras-chave. No setor “Meu Computador”, você pode visualizar uma lista com todos os programas instalados, aqueles que foram usados recentemente e o acesso às demais unidades do computador.

Nessa lista, também há uma opção para você acessar funções do Painel de Controle, sendo que todas alternativas são listadas de forma individual na tela. Nas configurações do programa, aberto pelo tópico “Ferramentas”, você tem acesso à uma tela por meio da qual pode criar novos atalhos para usar no menu da aplicação.

Configurações do aplicativo

Você pode adicionar as ferramentas desejadas por meio do menu “Gerenciamento de itens”, ou simplesmente “arrastando” o alvo da operação até o campo disponível na tela. São suportados programas, documentos, atalhos, páginas da web, janelas de comando e diretórios, entre outras opções.

Nossa Opinião sobre o SyMenu

SyMenu é um programa que serve para facilitar o acesso aos programas presentes no seu computador, nas unidades conectadas a ele ou até mesmo em um dispositivo de armazenamento externo. Isso porque ele faz uma indexação dos arquivos do sistema, montando uma listagem de aplicações, cobrindo até mesmo aquelas que não são necessariamente instaladas.

Uma vez presente no computador, o programa adiciona um ícone flutuante, que pode ser posicionando no local que você julgar mais apropriado. Como ele permanece “sempre no topo”, você pode desfrutar das opções do aplicativo mesmo que esteja usando outro programa no momento, mesmo em modo de tela cheia.

Com relação ao visual, uma vez que você ative a função do aplicativo, a tela exibida lembra o “Menu Iniciar” do Windows, porém nas suas versões um pouco mais antigas. Um ponto bem interessante é que são listados não somente os programas existentes no computador, mas você pode ter acesso a unidades externas.

Além disso, nas configurações do aplicativo é possível adicionar atalhos da sua preferência, facilitando, dessa maneira, o acesso a itens que você utiliza com mais frequência. O programa também possui um mecanismo de busca eficiente, trazendo resultados relevantes com o termo pesquisado e de maneira rápida.

Adicionalmente, há, também, uma listagem com configurações do Painel de Controle – algo que pode facilitar a vida na hora de fazer ajustes. Mesmo ativo constantemente em segundo plano, o aplicativo é bem leve e não vai trazer prejuízos ao uso do computador.

Prós & Contras

Prós

  • Facilidade de acesso aos programas
  • Criação de Menus personalizados

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o SyMenu

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação