Logo Syncplay Ícone

Syncplay

Versão 1.3.3 Grátis
8.14 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Adicionado em : 10/09/2015 Syncplay
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Paulo Guilherme
Assista a vídeos em sincronia com seus amigos pela internet e evite estragar surpresas

Syncplay é um aplicativo feito para sincronizar a execução de vídeo de dois computadores diferentes através da internet. O app vem para ajudar pessoas que, pela distância, não podem acompanhar um filme ou série presencialmente, mas também não desejam estragar a surpresa só porque seu amigo ou familiar viu uma grande revelação segundos antes de você pela internet.

A ideia por trás do software é bastante simples. Através de uma série de passos, você cria uma sala online conectada aos servidores do serviço, que executa um mesmo vídeo para todos aqueles que estão nela. Dentro da sala, o filme não apenas é executado de maneira sincronizada entre todos: o controle de execução ocorre de forma compartilhada; logo, se seu amigo pausar o vídeo, seu player fará o mesmo.

É importante notar, entretanto, que o Syncplay ainda age de maneira separada em diferentes ocasiões; é possível, por exemplo, controlar seu próprio volume sozinho. Além disso, vale avisar que o programa não transmite seu arquivo entre todos os outros presentes – todos vão precisar do arquivo em seus próprios computadores para aproveitar o software.

Syncplay

Configurando o vídeo

Usar o Syncplay pede algumas configurações antes de ser possível utilizá-lo. Tudo aqui deve ser feito através da tela inicial exibida ao abrir o programa; confira logo abaixo para que serve cada item e conseguir preparar o programa corretamente:

  • Server adress: determinarem qual dos servidores seu PC se conecta;
  • Server Password (if any): permite a criação de uma senha para a sala criada;
  • Username (optional): permite a adição de um nome para sua conta, na sala acessada;
  • Default Room: determina o número da sala na qual você entra. Todos aqueles a sincronizarem a execução do vídeo devem entrar em uma mesma sala;
  • Path to media player: define qual o player de mídia a ser executado em seu computador. É preciso encontrar o arquivo executável desse player dentro dos arquivos do sistema;
  • Path to media file: define o arquivo a ser executado quando você entra na sala;
  • Player arguments (if any): caso seu player de mídia tenha alguma linha de comando especial, você pode inserí-la aqui.

Depois de preparar tudo, é só clicar no botão “Store configuration and run Syncplay” para começar. Vale notar que, embora nem todos os itens da lista sejam obrigatórios, você precisa ter configurado a grande maioria deles para poder utilizar o serviço – caso algo esteja faltando, clicar no botão para prosseguir resultará em um aviso de erro.

Por fim, aqueles em busca de algumas opções extras para preparar o PC podem fazê-lo simplesmente clicando na opção “Show More Settings”, no canto inferior esquerdo da janela inicial do Syncplay. Estas oferecem opções avançadas de execução e sincronização, bem como da troca de mensagens entre pessoas dentro da sala.

Nossa Opinião sobre o Syncplay

Embora seja um programa com uma proposta interessante, Syncplay não faz isso de forma exatamente amigável. Por um lado, precisamos notar que ele conta com uma interface organizada – seu ponto mais forte –, que esconde as configurações desnecessárias para fazer o sistema funcionar e deixa apenas o que é mais importante em destaque.

Boa sorte para fazê-lo funcionar

O problema aqui é que mesmo o que sobre no processo de configuração não é nada intuitivo, pois basicamente o aplicativo “joga” o usuário na tela de configurações sem explicar o que deve ser feito, nem para que serve cada opção. Acredite: mesmo quem entende de configurar esse tipo de serviço deve ter algum problema para entender simplesmente o que deve ser feito naquela tela.

Como resultado, você acaba descobrindo como utilizar o software pela tentativa e erro, até conseguir fazê-lo funcionar graças a uma dose de sorte. Assim, se você é novato no mundo dos PCs (e principalmente na área de configurações de IP, servidores e afins), não espere ter uma experiência divertida tentando entender o que fazer.

Se ao menos essa fosse uma configuração necessária apenas uma única vez, isso definitivamente não seria um problema tão grande. Mas se você for utilizar o Syncplay, prepare-se para ter que repetir esses passos absolutamente todas as vezes em que acessar o software.

Torça, aliás, para ninguém já ter acessado a sala que você configurou da última vez ou prepare-se para ter que refazer ainda mais do trabalho. E é trabalho dobrado, de fato, visto que você e seus amigos terão que definir exatamente os mesmos itens em seus sistemas para acessar uma nova sala em comum.

Muito trabalho por pouca recompensa

Passado tudo isso, o Syncplay funciona como promete: os vídeos são executados simultaneamente, facilitando a experiência como um todo para quem quer ver algo ao mesmo tempo com outras pessoas. Em nossos testes, a ferramenta funcionou com leveza, trazendo, no máximo, alguns instantes de atraso entre o comando ser executado em uma máquina e o mesmo ocorrendo no resto delas.

Mesmo assim, toda a dificuldade de preparar o software, bem como a vantagem pequena que ele traz para ver vídeos de maneira sincronizada, acaba por torná-lo bem pouco atraente. Precisamos lembrar também que o controle compartilhado deixa espaço para que os “trolls da internet” fiquem atrapalhando a execução de seu filme, e que todos vão precisar ter exatamente o mesmo arquivo para evitar diferenças no tempo de vídeo.

Logo, a não ser que você e seus amigos realmente realizem esse tipo de “sessão cinema online” com frequência e façam questão de evitar a menor diferença no tempo de execução dos vídeos, o melhor é deixar cada um assistir o player separadamente para evitar dores de cabeça.

Prós & Contras

Prós

  • Interface organizada
  • Traz várias opções de configuração

Contras

  • Complicado de configurar
  • É preciso configurar o Syncplay sempre que pretende utilizá-lo
  • Não é fácil entender todas as configurações

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Syncplay

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação