Logo Syncthing Ícone

Syncthing

Versão 0.8.5 Grátis
2.32 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 15/05/2014 Jakob Borg
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Niémerson Gaudêncio
Programa projetado para sincronizar pastas e compartilhar arquivos com outros computadores

Syncthing é uma ferramenta desenvolvida para criar um banco de dados seguros em seu próprio computador e compartilhá-los. Com o auxílio deste programa, você vai ser capaz de armazenar e acessar dados – comuns ou sigilosos – de forma rápida e segura através de outras máquinas e servidores pela internet e; mesmo se forem interceptados, os arquivos estarão protegidos.

Diferente de programas como BitTorrent Sync, que utiliza apenas o padrão P2P para realizar a sincronia de pastas e a transferência de arquivos, o Syncthing possui o protocolo de segurança TLS, o sucessor do famoso SSL. Este protocolo provê a privacidade e a integridade de dados entre a comunicação de dispositivos através da web.

Programas e serviços que oferecem o compartilhamento geralmente são pagos ou complexos demais. No entanto, este não é o caso do Syncthing, já que ele é uma ferramenta Open Source.

Syncthing - Imagem 1 do software

Repositórios

Assim que o programa for executado pela primeira vez, ele vai criar uma pasta-padrão em seu computador e abrirá automaticamente uma aba em seu navegador. A pasta vai ser criada no disco local através do diretório “\Users\Nome do usuário\Sync” e já estará configurada ao Syncthing para compartilhamento.

Também é possível criar novos repositórios através da interface web do programa na sessão Add Repository, inclusive existindo a opção de proteger os documentos e arquivos armazenados para impedir que quem os acesse remotamente seja capaz de fazer alterações.

Outra opção interessante é a capacidade de criar múltiplas pastas e definir quais nodes (dispositivos) poderão acessar cada uma delas. 

Syncthing - Imagem 2 do software

Quem tem acesso

Como os arquivos estarão criptografados, não basta divulgar o endereço local ou acessá-lo remotamente para usufruir do banco de dados. É preciso registrar no programa os computadores privilegiados através do Node ID de cada um.

Para identificar o serial de acesso, a máquina em questão deve possuir o Syncthing também instalado em seu sistema, pois cada node é único e gerado automaticamente ao acessar a ferramenta pela primeira vez. Já com o código em mãos, você só precisa acessar o painel Add Node para adicioná-lo, e também existe a possibilidade de inserir o endereço IP local para criar a mesma conexão.

Syncthing - Imagem 3 do software

Após colocar essas informações, o repositório criado em seu computador vai ficar sincronizado com os outros dispositivos e poderá ser acessado facilmente.

Outras configurações poderão ser personalizadas através do botão Settings, entre elas o intervalo entre as tentativas de conexão e a taxa transferência de arquivos em kbps. Além disso, você pode registrar um usuário autorizado com login e senha para mexer no painel de administração.

Nossa Opinião sobre o Syncthing

O programa Syncthing é uma ótima opção para quem armazena arquivos e documentos em uma máquina e constantemente precisa acessá-los de outros lugares ou computadores. A praticidade desta ferramenta lembra algumas opções famosas no mercado, como o Dropbox.

Com uma interface web, é possível acessar o admin e qualquer configuração onde quer que você esteja. No entanto, por se tratar de uma ferramenta Open Source e nova no mercado, ainda existem alguns bugs e falhas que precisam ser melhoradas para que ela se destaque das demais.

Contudo a ideia é muito boa, pois você não precisa programar linhas de código no terminal para criar seus repositórios e, além disso, o tamanho das pastas é limitado apenas pelo tamanho do espaço disponível em seu HD.

Para finalizar, adicionar nodes (dispositivos) em seu painel permite a sincronia de computadores que utilizam até mesmo outros sistemas, como Linux e iOSX.

Prós & Contras

Prós

  • Interface simples
  • Armazenado de acordo com o HD

Contras

  • Possui bugs
  • Não é tão fácil de configurar

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Syncthing

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação