Logo TabMemFree Ícone

TabMemFree

Versão 0.1.1 Grátis
0 Bytes
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/98/2000/2003/8
Adicionado em : 06/08/2012 GLuKKi
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luana Lima
Extensão para Google Chrome descarrega abas que não estejam em uso para aumentar velocidade de funcionamento

TabMemFree é uma extensão para o Google Chrome que permite melhorar a velocidade de funcionamento do navegador.

O complemento permite essa melhoria, pois ele descarrega as abas cujas páginas não estão sendo usadas, economizando a quantidade de memória que estaria sendo usada pelo navegador normalmente.

Quem costuma fazer várias atividades e visitar mais de um site ao mesmo tempo enquanto está navegando na internet provavelmente deve se ver com o navegador cheio de abas abertas diversas vezes.

É normal querer fazer tudo ao mesmo tempo para agilizar as tarefas que têm que ser feitas. Porém, quando fazemos isso, o navegador fica sobrecarregado e as chances de ele travar são menores. Se o seu computador não possui uma configuração mediana ou avançada, essa situação se torna ainda pior.

Economia de memória e maior velocidade

A quantidade de memória que pode ser economizada com a utilização do TabMemFree é excepcional. Você pode configurar o período de tempo que deve ser levado em conta pelo aplicativo antes de ele descarregar os dados exibidos nas abas que não estejam sendo utilizadas.

Abas inativas sinalizadas com a figura da extensão

Na tela do Google Chrome que oferece a possibilidade de gerenciar as extensões adicionadas ao navegador, você encontra as opções do TabMemFree. A partir dessa funcionalidade, é possível editar a quantidade de tempo que a divisória deve ficar inativa, para que, só então, o complemento a coloque em modo de espera.

Escolha o tempo para a aba entrar em modo espera

Outra função oferecida pelo TabMemFree exibida nessa mesma tela é a possibilidade de configurar quantos segundos as abas vão ficar descarregadas. Para desativar a extensão e voltar a utilizar o Google Chrome normalmente, basta clicar com o botão direito sobre o ícone do aplicativo, que fica localizado ao lado da barra de endereços do navegador, e selecionar a funcionalidade correspondente.

Nossa Opinião sobre o TabMemFree

TabMemFree é extremamente fácil de usar, já que basta acessar as opções do aplicativo  para configurar a forma como ele vai funcionar. Porém, a interface oferecida por ele é muito pobre, não deixando muito claro o que cada configuração de tempo faz. É preciso testar as funcionalidades para descobrir isso.

O complemento realmente descarrega as abas que estão inativas, respeitando o período de tempo configurado por você nas opções do programa. A quantidade de segundos escolhida para que as divisórias permanecessem em modo de espera também é levada em conta pelo TabMemFree, que roda de forma adequada nesse sentido.

Porém, o que não ocorre de maneira correta é o retorno à ativa das abas que estavam descarregadas. Nesse ponto, o funcionamento do TabMemFree deixa muito a desejar. O aplicativo trava algumas divisórias e, em alguns casos, as dados que antes apareciam na tela não voltam mais a ser exibidos na página.

Entretanto, se formos levar em conta que o próprio desenvolvedor deixa bem claro na página de download do TabMemFree que, pela razão de esta ser uma versão primária, alguns problemas podem aparecer, até é possível perdoar, já que a extensão pode melhorar e muito depois dos teste necessários serem realizados.

O que vale a pena mencionar sobre o TabMemFree é que ele realmente faz com que o consumo de memória feito pelo Google Chrome seja reduzido consideravelmente. Enquanto cinco abas utilizavam cerca de 9.000 KB cada uma, o complemento faz com que esse valor seja o uso total de todas as divisórias abertas. O resultado é um navegador funcionando com uma velocidade notavelmente mais rápida do que antes.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Descarrega as abas inativas
  • Permite configurar o tempo do modo espera
  • Economiza memória consumida pelo navegador

Contras

  • Funcionamento instável
  • Algumas abas não são recarregadas novamente

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o TabMemFree

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação