Logo TagsRevisited Ícone

TagsRevisited

Versão 0.4.6 Grátis
1.79 MB
Funciona em: Windows
98/Me/2000/XP
Adicionado em : 17/09/2007 Patrick M. Kolla

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Danilo Amoroso
Um editor para tags de arquivos de áudio simples e com extras interessantes
Quem não dispensa uma boa música como trilha sonora de qualquer tipo de trabalho no computador sabe a dificuldade que é manter todas as informações sobre os arquivos organizadas. Quase todos os amantes do MP3 fazem questão de adicionar, remover ou alterar essas informações.

Para ajudar esses usuários, o TagsRevisited é uma boa opção, pois ele exibe todas as informações, além de propriedades de tags, de arquivos de áudio, inclusive imagens de capas. Além de visualizar, é possível editar essas informações em tags do tipo ID3v1.0, 1.1, 2.3 e 2.4.

O TagsRevisited foi criado pensando no fato que programas desse tipo não exibem todas as informações de um arquivo em uma só tela, muito menos permitem a edição dessas informações em poucos cliques. Além disso, o programa possui recursos como Unicode, árvores virtuais e a possibilidade de criar scripts em linguagem Pascal. Outra possibilidade é a de renomear arquivos com base nas informações das tags e vice-versa.

Este editor também é compatível com arquivos OGG e FLAC, mas somente para visualização, não sendo permitida a edição das informações. O mesmo serve para tags do tipo RIFF em arquivos WAV.

Um destaque do TagsRevisited é o recurso Lookup, com o qual é possível pesquisar páginas sobre o artista na internet, imagens de capas e informações sobre um álbum na página MusicBrainz.

COMO USAR

A tela do TagsRevisited é dividida em três partes. À esquerda, fica um painel de navegação, para você pesquisar e indicar as pastas que possuem arquivos MP3. No centro, serão exibidos esses arquivos. À esquerda, são exibidas todas as informações sobre os arquivos.

Após localizar as músicas que deseja modificar, há duas maneiras básicas para alterar suas informações. Uma delas é acessar a opção "Edit ID3v1 tag(s)...", que se encontra no menu "Tags". Clicando nessa opção, uma pequena janela vai se abrir. Basta adicionar, remover ou alterar nome da música, nome do artista, álbum, comentário, ano, gênero e faixa.

Há também a opção "Edit ID3v2 tag(s)...", porém ela ainda se encontra disponível. A expectativa é de que ela seja implementada em uma futura versão deste editor.

Outra maneira para se editar as tags é através do menu à direita. Nele, são exibidas todas as informações, tanto de ID3v1 como de ID3v2, divididas por pastas. Navegue pelas pastas e altere as informações que deseja, bastando clicar no campo correspondente para isso. Atente para o fato de que nem todas as pastas estarão disponíveis, dependendo do tipo do arquivo.

Depois que tudo estiver editado, clique no botão "Save changes" para salvar as alterações.

Renomeando arquivos
Para renomear arquivos com base nas informações das tags, clique no botão "Tag -> Filename". Em seguida, escolha um parâmetro para o nome do arquivo, onde é o artista, é o título, é o álbum, representa o gênero, é o número da faixa e é o ano. Clique em Ok para renomear.

Para executar o procedimento inverso (copiar o nome do arquivo para uma tag), clique em "Filename -> Tag".

Para procurar informações de artistas e imagens de capas, acesse o menu "Lookup" e escolha entre as opções "Lookup Artwork", para buscar capas, "Lookup Websites", para páginas, e "Lookup MusicBrainz", para fazer uma pesquisa nesse site. Estas opções também estão disponíveis através de ícones na barra de ferramentas.

Nossa Opinião sobre o TagsRevisited

O TagsRevisited é realmente simples para quem já tem o hábito de editar tags e é completo, com muitos recursos. Há apenas alguns inconvenientes que devem ser mencionados, mas não comprometem seu bom funcionamento. Durante a navegação, por exemplo, pode acontecer de o programa lhe perguntar se você deseja renomear algum arquivo que não seja de música, até mesmo um arquivo de sistema. Preste atenção ao aviso e clique em "No" para evitar maiores problemas.

Quando você escolher uma pasta, você será perguntado se deseja definir tal gênero musical como padrão para aqueles arquivos. Por um lado, isso pode agilizar e edição deste campo, mas, por outro, isso pode se tornar inconveniente, pois a cada pasta visualizada você deverá responder a essa pergunta.

Desconsiderando estes pequenos infortúnios, o TagsRevisited é uma ótima opção para quem gosta de organizar e padronizar suas tags de MP3, com suas funções dispostas em uma única tela e bastante eficiência.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o TagsRevisited

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação