*

Logo Texmaker ícone

Texmaker

4.5
  • Gratuito
  • 56,80 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/8/8.1
  • Atualizado em 30/10/2015
  • Pascal Brachet
  • Baixar
    Gratuito

Editor para montar documentos em LaTeX simples, porém com vários recursos e ferramenta para compilação

Por Ana Paula Pereira
Publicidade

O Texmaker é um editor de texto para escrever e editar código para a linguagem de programação LaTeX. A interface do programa opera a partir de uma janela que possui muita semelhança com outros programas deste estilo, porém com botões para as funções mais utilizadas. O aplicativo é voltado especificamente para a sintaxe do LaTeX.

O que é LaTeX?

Para quem não conhece, o LaTeX é uma linguagem de marcação e um sistema de preparar documentos para o TeX. O termo refere-se somente a linguagem na qual os arquivos são escritos e não ao editor utilizado para a montagem deles. O LaTeX é muito utilizado para fins acadêmicos, como um formato para a tradução de XML para PDF, por exemplo.

Interface do programa

Embora muitos editores sejam capazes de produzir documentos em formato LaTeX, o Texmaker é um que foi criado especificamente para cumprir tal função. Ele opera a partir de uma única janela, e embora não permita trabalhar com abas lado a lado, você pode abrir mais do que uma guia e alternar entre elas por meio das setas disponíveis.

O programa suporta diversos tipos de codificação, inclusive o Unicode. Entre outras funções disponíveis, ele apresenta verificação gramatical (enquanto você digita e do restante do texto), junção de texto, sugestão do comando a inserir a medida que você o digita e verificação de estrutura de sintaxe.

Interface do programa

Além disso, ele integra um visualizador de PDF, símbolos matemáticos (para você não ter a necessidade de importar símbolos), ferramenta para a compilação da sintaxe (na forma de botão), destaque para a sintaxe e controle de erros por meio de um log (histórico) de compilações. O programa também possui indentação automática dos termos.

O editor conta com várias funções exibidas como botões em uma Barra de ferramentas, que auxilia o usuário a encontrá-las facilmente.




Importante

Antes de instalar o " Texmaker " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião sobre Texmaker

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Texmaker e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O Texmaker é um editor simples para a sintaxe LaTeX, mas também conta com algumas funções avançadas e ferramentas especiais para trabalhar de maneira mais fácil com a linguagem. A interface do programa é bem limpa, apresentando com uma Barra para ferramentas simples que está de certa forma “separada” daquela com funções mais matemáticas, o que deixa todas as funcionalidades disponíveis bem visuais e fáceis de serem localizadas.

Para quem utiliza a linguagem de programação LaTeX ou está aprendendo a montar textos nela, este é um programa funcional e indicado pela simplicidade. Ele funciona da maneira apropriada, sem erros ou qualquer tipo de travamento.

ImportantePrós
  • Simples, porém com recursos avançados

Comentários (0)

Ver todos os comentários
  • Leonardo Félix Leonardo Félix
    em 14/8/2012 ás 21:32h
    versão: 3.4.1 5

    É um excelente software. Em geral os editores de .tex não são estéticos nem intuitivos, o Texmaker está em contra fase; utilizei para minhas iniciações cientificas na faculdade, suei um pouco no inicio, mas, em poucas horas, consegui adaptação. Exporta em PDF o que é raridade por ai, e é leve. Excelente programa recomendo sem restrições.

Ver todos os comentários:
Publicidade


Shopping Baixaki