Logo Tinuous Ícone

Tinuous

Versão 3.9.4.0 Grátis
822 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 10/04/2014 Vieas
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ramon de Souza
Experimente um prático conversor de imagens que também traz recursos básicos e simples para edição de suas fotografias

Tinuous é um aplicativo leve e prático feito sob medida para quem trabalha bastante com conversão e edição básica de fotografias.

Com o aplicativo, você consegue fazer pequenas modificações em múltiplos arquivos de imagem ao mesmo tempo, convertendo suas extensões e regulando algumas características básicas como contraste, saturação, brilho etc.

O utilitário trabalha com uma variedade razoável de formatos: BMP, PNG, JPEG, TIFF e GIF, os mais usados pelo público intermediário. Sua interface simplificada e facilidade de uso também foram pensadas com foco em usuários menos experientes, que queiram acima de tudo uma ferramenta descomplicada e que converta imagens rapidamente.

Converter e editar imagens

Convertendo sem perder qualidade

O primeiro passo após abrir o Tinuous é especificar a pasta de entrada (“Input Folder”) e a de saída (“Output Folder”), ou seja, o diretório onde as imagens originais se encontram e o que as convertidas serão salvas, respectivamente. Para defini-los, basta clicar com o botão direito em cima das pastas em questão e selecionar a opção desejada no menu de contexto.

Em seguida, você pode navegar pelas diferentes abas do programa, que organizam as mais variadas funções e diferentes tipos de edição. A guia “General”, pois exemplo, permite que você converta o formato dos arquivos de imagens de uma forma mais básica, definindo especificações como qualidade do documento final, peso máximo, tamanho em pixels etc. Você também pode salvar uma configuração como modelo e utilizá-la rapidamente em ocasiões futuras.

Já na aba “Advanced”, é possível fazer algumas edições mais profundas, como correções na iluminação, contraste e cores das imagens, adicionar comentários nos metadados, optar por preservar dados EXIF ou não, definir profundidade dos bits e diversos outros detalhes.

Adicione plugins

Recursos adicionais

Vale observar ainda que o Tinuous insere uma opção no menu de contexto do Windows, para que você tenha mais agilidade na hora de converter seus arquivos de imagem e editar suas fotografias. Para acessar essa opção, basta clicar com o botão direito do mouse em cima de uma pasta qualquer e seguir o caminho Enviar para > Tinuous. A interface principal do programa abrirá, já com a pasta em questão definida como diretório de entrada e saída.

Existe ainda a possibilidade de instalar plugins no Tinuous, de forma a expandir ainda mais as suas funcionalidades e implementar novas ferramentas. Para isso, é preciso baixa-los através do site da desenvolvedora (Vieas) e instalá-los a partir da aba “Plug-ins”.

Nossa Opinião sobre o Tinuous

O Tinuous é uma excelente pedida para quem anseia por uma solução prática e leve para fazer edições básicas em suas imagens. Obviamente não se pode esperar grandes recursos ou ferramentas avançadas, mas se você quer apenas mudar a extensão de uma fotografia, alterar seu tamanho e fazer correções básicas de cor e contraste, este software será mais do que o suficiente.

Embora não seja visualmente agradável e tenha muitos botões amontoados, a interface é bastante amigável e são necessários poucos minutos de treino até que você se acostume com ela. Um ponto negativo é que o arquivo de ajuda do Tinuous é hospedado no site da desenvolvedora e está completamente em japonês; isto significa que caso você tenha alguma dúvida sobre o utilitário terá que recorrer ao bom e velho Google Tradutor para entender os caracteres orientais. Da mesma forma, baixar plugins é uma tarefa tediosa, pois também estão hospedados no site estrangeiro.

Com um instalador que pesa menos de 800 KB, o Tinuous é especialmente recomendado para donos de PC modestos e antigos. Novamente, não espere funções avançadas de edição de imagem, e sim uma ferramenta simples para converter e corrigir pequenas imperfeições em seus arquivos. Caso seja isto que você esteja procurando, não deixe de experimentar. 

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Extremamente leve
  • Permite detalhar as características do arquivo final
  • Permite adição de plugins para inserção de recursos extras

Contras

  • Visual do programa é pouco atrativo
  • Site dos plugins e arquivo de ajuda totalmente em japonês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Tinuous

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação