Logo TinyWall Ícone

TinyWall Versão 2.1.5 Grátis

1.17 MB
Funciona em: Windows
Vista/7/8/8.1
Atualizado em: 21/10/2014 TinyWall
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Tiago Alcantara Silva
Tenha mais controle do firewall nativo do Windows e proteja seu computador com esta ferramenta

TinyWall é um programa que oferece proteção de firewall para o seu computador. A ideia da solução é manter sua máquina longe de programas maliciosos por meio do controle dos dados que entram e saem do PC.

A tarefa tradicional do firewall é filtrar o tráfego da rede para garantir que nenhuma comunicação com rede indesejada ocorra. O TinyWall é capaz de controlar tanto as comunicações de entrada quanto os dados que são transmitidos para a rede tendo origem no seu computador e promete uma proteção tão confiável quanto a oferecida por soluções pagas.

TinyWall - Imagem 1 do software

O TinyWall não inclui um sistema de prevenção de intrusões de host (HIPS), pois seus desenvolvedores afirmam que isso tornaria algumas aplicações incompatíveis, exigindo a intervenção do usuário.

Vale apenas usar programa de firewall?

Normalmente, os computadores são equipados com firewalls de hardware. Esse tipo de proteção restringe o tráfego com base nas informações contidas nos pacotes de rede, como portas, hosts e protocolos.

Entretanto, os firewalls de hardware são incapazes de determinar quais aplicativos estão se comunicando com a rede. Isso significa que, se você permitir acesso à porta de internet por meio do firewall de hardware, todos os programas receberão permissão automática para realizarem suas conexões. Por outro lado, um software de firewall permite controlar aplicativos separadamente.

Você no controle da internet

Após a instalação, basta iniciar o TinyWall para que o programa levante uma barreira de proteção no seu computador. O aplicativo vai aparecer na forma de um ícone da bandeja de opções do Windows. Clicando na solução, você poderá verificar quais são os programas que estão acessando a rede.

TinyWall - Imagem 2 do software

É possível permitir ou proibir o acesso ou envio de dados das soluções que você quiser. Para realizar as configurações desejadas, basta selecionar um programa e clicar no menu “Modificar”. Você poderá restringir o tráfego de dados à rede local, bloquear qualquer tipo de comunicação ou só permitir o trânsito de dados por portas determinadas.

O software também conta com um menu para configurações expressas, o que significa que você pode bloquear todo o tráfego de dados, permitir apenas as saídas ou manter a proteção dentro das configurações-padrão. Além disso, a solução conta com um modo chamado “Automático”, que é capaz de aprender suas preferências de acordo com o comportamento normal dos programas que você mais usa.

TinyWall - Imagem 3 do software

Para proteger suas configurações, o programa permite a definição de uma senha. Dessa forma, será necessário inserir a chave para ter acesso aos controles do software.

Uma dica importante: não desbloqueie totalmente a proteção do firewall caso algum programa solicite acesso. Para essas situações, é possível adicionar os softwares que você quiser na opção “lista branca”, permitindo que você faça o desbloqueio manual quando necessário.

Nossa Opinião sobre o TinyWall

O TinyWall é uma boa opção para quem procura uma solução de firewall, mas não tem muito conhecimento técnico do assunto. Em poucos cliques é possível verificar quais são os programas e processos que estão em conexão com a rede.

Além disso, o programa possui perfis de acesso rápido para controle do tráfego de dados. É possível manter diferentes níveis de segurança, baseados na sua necessidade para entrada ou saída de informações. Outro ponto positivo é que o TinyWall não entrou em conflito com outras soluções de segurança, como os antivírus Avast e AVG.

O que poderia ser melhor

Por outro lado, durante o mapeamento do programa “esqueceu” o navegador Chrome, por exemplo. O que significa que o navegador teve que ser incluído na lista de permissões. Nesse sentido, pode ser necessário investir um pouco de tempo para configurar corretamente o programa e não ter dores de cabeça.

A falta de opções adicionais pode fazer o aplicativo ficar atrás de alguns concorrentes. Ashampoo FireWall, Outpost Firewall Free e Comodo Firewall são rivais que oferecem adicionais, como: limpeza de registros de navegação, máquina virtual e controle dos registros de tráfego. Nada que tire o brilho do TinyWall, mas essas soluções podem ser mais indicadas para usuários que precisem de pacotes de segurança mais completos.

Para os iniciantes, o programa é bastante interessante e realiza as tarefas básicas de controle do firewall sem apresentar problemas.

Prós & Contras

Prós

  • Interface simples e prática
  • Modos rápidos de configuração padrão
  • Não entra em conflito com antivírus

Contras

  • Mapeamento pode impedir programas de acessar a rede
  • Não possui opções avançadas

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o TinyWall

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação