Logo TinyWebRadio Ícone

TinyWebRadio

Versão 2.3 Grátis
1.16 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 21/05/2009 Johan Mårtensson
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+8 Avaliações
  • Foto de José Luiz Bet
    José Luiz Bet 10 de julho de 2010 - 17:27
    10
    Nota Excelente!
    Programa simples, sem frescuras, grava com excelênte qualidade de som. Costumo deixar o programa gravando rádios de Bules,Dance, etc., depois separo as músicas que gostei e gravo em cd, fica excelênte. Montei uma coletânea de Blues que se fosse buscar os cds na internet levaria muito tempo até achar e baixar.

Descrição

Allan Valin Ribeiro da Fonseca
Escute rádios online do mundo todo e grave suas músicas preferidas de qualquer época ou gênero

O TinyWebRadio é o programa que muita gente estava procurando e não sabia, isso porque com ele você poderá escutar as rádios online do mundo inteiro, tendo que somente definir o gênero de música a ser ouvida para começar a tocá-las.

Caso você tenha preferência por alguma rádio que não esteja na listagem do TinyWebRadio é possível acrescentá-la e deixá-la no favoritos interno do programa. Além disso, como se já não bastassem as possibilidades supracitadas, você ainda poderá gravar em alta qualidade as músicas que você mais gostar de uma determinada rádio! Assim como exibir qual música você está ouvindo para os seus amigos online no Windows Live Messenger.

“Nossa, que maravilha! Mas como eu faço para usá-lo?”

Logo de início o TinyWebRadio já agrada, pois ele simplesmente não requer instalação! Basta somente que você o extraia em alguma pasta de sua preferência e execute o TinyWebRadio para começar a desfrutá-lo.

Interface básica

Note na imagem acima que existem números de um a seis logo abaixo do painel de exibição de informações, eles são os botões que lhe permitirão acessar rapidamente suas rádios favoritas. As setas ao redor do botão de “pare”, o qual para a reprodução, servem para que você alterne entre as rádios escutadas de uma determinada categoria, ou para trocar entre as programadas, no caso de uma mesma rádio transmitir vários programas ao mesmo tempo.

Por sua vez, o símbolo do alto-falante emudece ou libera o som, enquanto a barra abaixo dele altera o volume do som. Por fim, a seta abaixo da barra de volume faz com que as opções de gravação sejam exibidas.

Escutando uma rádio e adicionando novas categorias ao menu “Presets”

É basicamente a partir do menu “Presets” que você poderá escutar e descobrir novos tipos de música, as quais provavelmente serão provenientes de rádios estrangeiras. Repare que em tal menu aparecem inicialmente somente as categorias dos anos 1950 aos 1990, todavia, existem dezenas de outras categorias a serem exploradas.

Primeiramente, para escutar alguma rádio, ou você vai em “File” e adiciona o endereço de uma rádio conhecida sua, ou você vai em “Presets” e escolhe uma rádio dentro das categorias existentes. Para tanto, basta clicar sobre ela e a reprodução será iniciada (note que caso sua internet não seja rápida o carregamento das rádios pode demorar).

Para alterar as categorias exibidas em “Presets”, vá em “Settings” e escolha a opção “Create a list of presets” (pode ser que uma mensagem de erro apareça e nenhuma categoria seja exibida, para resolver isso, feche a janela aberta e tente novamente até que a listagem seja mostrada).

Quando a janela com a listagem abrir, você poderá definir quais as taxas de bits por segundo (“bitrate”) mínima e máxima das rádios a serem mostradas. Feito isso, marque as caixas de seleção ao lado dos gêneros de música desejados, clique em “OK” e espere a operação de adição ser concluída. Note que sempre que você for alterar a lista de “Presets” será necessário realizar o procedimento acima descrito.

Favoritos

Os favoritos (“Favorites”) contidos nos botões de atalho já vêm pré-definidos, mas podem ser alterados. Já o oposto ocorre com o menu “Favorites”, pois ele surge vazio. Para alterar os favoritos nos atalhos, clique no menu “Settings”, selecione a opção “Preset buttons” e defina o nome e o endereço das rádios que você quiser nos atalhos.

Para adicionar algo aos “Favorites”, acesse o menu “Settings”, escolha “Add current station to favorites”, altere o nome da rádio, se assim quiser, e clique em “OK”. Já se você quiser adicionar a rádio sendo tocada atualmente a um dos botões de atalho, simplesmente clique com o botão direito sobre o número desejado e selecione a opção “Add current station do preset button”.

Gravando uma música

O TinyWebRadio permite que você grave em qualquer formato desejado, desde que saiba como configurar isso. Caso não saiba, você poderá gravar somente no formato OGG (pois o formato LAME não funciona). Mas não se preocupe, aqui no Baixaki você poderá achar programas capazes de converter tal formato para MP3.

Para alterar as configurações de gravação, acesse o menu “Settings” e selecione a opção “Recording”. Agora, defina, respectivamente, a pasta onde a gravação será salva, o formato do arquivo de áudio, a taxa de bits por segundo (“bitrate”), a qualidade da gravação e clique em “OK”.

Feito isso, espere uma música interessante começar a ser tocada e pressione o botão “Start” para iniciar a gravação, caso não haja tal botão, clique sobre a seta com uma barra na ponta (à direita) para abrir as opções de gravação. Se você desejar que as músicas gravadas sejam guardadas em arquivos diferentes, marque a opção “Automatic streamsplit”, pois caso contrário todas as músicas gravadas ficarão em um único arquivo. Por fim, para parar de gravar, pressione a opção “Stop”.

Ao acessar o menu “Settings” e clicar em “Open recording folder”, a pasta na qual suas gravações são salvas será aberta. Já se você acessar o menu “View” e selecionar a opção “My recordings”, uma janela será aberta contendo todas as suas gravações e possibilitando a sua reprodução naquele mesmo local (note que ao abrir tal janela a rádio sendo tocada  fica muda para que o áudio dela não entre em conflito com aquele emitido por suas gravações).

As demais funções

Com o TinyWebRadio você ainda poderá alterar configurações do equalizador gráfico, podendo selecionar configurações preestabelecidas (como em qualquer outro player de áudio). Para isso, entre no menu “View”, clique em “Equalizer” e dentro da janela aberta, selecione “Presets” para alterar as configurações do equalizador para modelos prontos.

Caso você não tenha gostado da aparência do TinyWebRadio, temos boas notícias: você pode alterá-la em grande parte de maneira simples! Para tanto, vá em “Settings”, mova o mouse para “Screen settings” e escolha “Set” (escolha “Reset” para voltar à configuração padrão). Assim que a janela de configurações for aberta, selecione o tipo, o tamanho e a cor da fonte usada, defina a cor de fundo do visualizador e, por fim, escolha as cores a serem utilizadas no espectro de áudio do TinyWebRadio.

Por último, mas não menos importante: existe a possibilidade de exibir a música sendo ouvida atualmente no seu Windows Live Messenger, assim como no Windows Media Player! Para habilitar isso, abra o menu “Settings”, clique em “Display “‘What I’m listening to” in Windows Live” e pronto, todas as músicas escutadas por você serão exibidas em seu MSN. Mas só tome cuidado para não “dar vexame”!

Nossa Opinião sobre o TinyWebRadio

O TinyWebRadio é bastante leve e não requer instalação, basta descompactá-lo e começar a usufruir. Usar o TinyWebRadio é muito fácil, principalmente com a ajuda do texto acima, pois além de o TinyWebRadio  ter sido desenvolvido com tal propósito, são necessários poucos cliques para você conseguir escutar rádios do mundo todo, gravar suas músicas prediletas e, ainda, mostrar aquilo que você está escutando em seu MSN.

O problema do TinyWebRadio é que às vezes algumas rádios não conectam, mas provavelmente isso não seja problema dele, mas sim da conexão sendo usada ou da rádio escolhida, a qual pode estar fora do ar ou ter mudado o seu endereço de acesso (ficando assim diferente daquele contido no TinyWebRadio).

Prós & Contras

Prós

  • Bastante leve.
  • Milhares de rádios disponíveis.
  • Não requer instalação.
  • Fácil de usar.
  • Grava músicas que estejam tocando.
  • Permite a adição de favoritos.
  • Quase totalmente configurável.
  • Mostra o que você está escutando em seu Windows Live Messenger.
  • Minimiza para a barra de sistema e mostra o que você está ouvindo com um clique em cima do ícone do programa.

Contras

  • Às vezes trava por alguns instantes.
  • Nem sempre todas as rádios selecionadas são adicionadas aos "presets".
  • Botões de voltar e avançar entre estações não funciona corretamente.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o TinyWebRadio

+8 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação