Logo TLDR para Safari Ícone

TLDR para Safari

Versão 2.1.1 Grátis
479 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 25/09/2013 Stremor Corp
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Fernando Daquino
Reduza artigos grandes a um parágrafo e descubra se o conteúdo é relevante em segundos

TLDR é um aplicativo capaz de criar um resumo de qualquer notícia ou artigo publicado na web sem que você precise sair da página aberta ou esperar vários minutos.

Todos os dias, nós somos atingidos por uma enxurrada de informações. Os incontáveis sites e portais existentes na internet, e a tendência é que essa quantidade permaneça em expansão, jogam no nosso colo matérias sobre os mais diferentes assuntos.

Em meio a notícias de esporte, tecnologia, política, saúde, celebridades, economia, entre tantos outros temas, é possível que você sinta dificuldade em identificar o que realmente é relevante. O TLDR foi desenvolvido exatamente para tentar reduzir ou sanar esse problema.

Menos palavras, por favor!

Ao acessar uma página com um artigo, por exemplo, basta dar um clique para que o TLDR entre em ação e, usando algoritmos e heurísticas de linguagem, elabore um resumo do que está sendo exibido no monitor.

Em questão de segundos, uma matéria com centenas de linhas é condensada para apenas um parágrafo. Assim, com uma leitura rápida, é possível descobrir se aquela reportagem interessa para você ou não.

TLDR para Safari - Imagem 1 do software

O resumo está curto demais e você não conseguiu decidir se vale a pena ler a notícia completa? Não se preocupe, pois o TLDR oferece versões estendidas da condensação realizada. Navegando pelas opções “Short”, “Medium” e “Long”, você acessa trechos que correspondem a 25%, 50% e 75% do conteúdo original, respectivamente.

O aplicativo ainda possui um mecanismo com o qual você pode selecionar um trecho qualquer de um texto veiculado na web e pedir para que o TLDR faça um resumo apenas dessa parte. Para isso, é preciso apenas selecionar o trecho desejado, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Less words, please!”.

TLDR para Safari - Imagem 2 do software

Pesquisa rápida

Por fim, o aplicativo pode executar uma pesquisa na internet relacionada com os principais termos mencionados no artigo. A busca é conduzida por meio de um sistema chamado Samuru, o qual foi criado a partir de uma tecnologia conhecida como Liquid Helium — uma poderosa ferramenta de análise linguística.

Nossa Opinião sobre o TLDR para Safari

TLDR mostrou ser uma ferramenta de grande utilidade para quem deseja se manter bem informado, mas que sente perdido em meio a tantas fontes de notícias e artigos. O aplicativo provou ser funcional, não apresentando qualquer tipo de falha durante nossos testes. Contudo, poderia ser mais completo.

Organização e eficiência

A primeira coisa no TLDR que nos chamou atenção foi a sua interface, que possui um visual bacana e, o que é mais importante, é bem organizada — principalmente pelo fato de facilitar o acesso a todos os seus recursos.

Dessa forma, mesmo que você nunca tenha mexido nele ou em outro programa do gênero, não deve encontrar grandes dificuldades para se familiarizar com o seu funcionamento, mesmo que você não domine o inglês (idioma-padrão do software).

Outro ponto positivo do TLDR é o baixo consumo de recursos do navegador, evitando que a sua navegação se torne lente ou o browser trave enquanto ele estiver em funcionamento. Em suma, você pode abrir e resumir várias páginas da web com este app que a sua experiência de navegação não deve ser afetada.

Por fim, os resumos elaborados pelo TLDR, que inclusive podem variar de tamanho (percentual do texto original condensado), se mostraram satisfatórios, permitindo que você realmente avalie se aquele conteúdo é relevante ou não.

Poderia ser melhor

Em contrapartida, o aplicativo poderia ganhar algumas melhorias. Uma delas seria a exibição de imagens. Atualmente, mesmo que você solicite que a notícia ou o artigo completo seja exibido, as ilustrações e as fotos existentes nele são deixadas de lado — o que, dependendo do tipo de conteúdo acessado, pode fazer grande diferença para o entendimento da matéria.

Além disso, sentimos a falta de um recurso de tradução. Como você deve perceber, muito das notícias mais “quentes”, por exemplo, são divulgadas primeiro em meios de comunicação estrangeiros. Se o TLDR tivesse um mecanismo de tradução incorporado, com certeza, ele seria uma ferramenta ainda mais completa.

Prós & Contras

Prós

  • Resumos satisfatórios
  • Baixo consumo de recursos do navegador
  • Funcionalidade descomplicada
  • Interface organizada

Contras

  • Poderia contar com um recurso de tradução
  • Não exibe imagens

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o TLDR para Safari

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação