Logo TripleA Ícone

TripleA

Versão 1.8.0.3 Grátis
298.83 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 11/04/2014 TripleA
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ramon Voltolini
Game de estratégia que recria toda a tensão da Segunda Guerra Mundial

TripleA é um game de estratégia baseado no clássico e nostálgico jogo de tabuleiro Axis & Allies (criado no início da década de 1980). Além de recriar confrontos bélicos que marcaram história, é possível escolher vários outros modos de jogo – criando, por exemplo, sua própria batalha ou baixando, se assim for desejado, mais de 100 tipos de combates diretamente da comunidade online deste titulo.

Ao executar o jogo, uma janela acinzentada vai aparecer. Nela, diversas opções vão ser mostradas – e, neste momento, será preciso que algumas noções de inglês sejam dominadas. Para iniciar uma partida, uma dentre cinco formas de jogo deverá ser escolhida:

  • “Play Online”: ativa novo jogo online;
  • “Start Local Game”: inicia partida local offline;
  • “Start PBEM (Play-By-Email/Forum) Game”: possibilita a jogatina via email ou fóruns;
  • “Host Networked Game”: carrega jogo salvo online e
  • “Connect to Networked Game”: inicia conexão com jogo online em andamento.

TripleA - Imagem 1 do softwareAntes de iniciar o jogo, talvez você queira personalizar o seu TripleA. Para isso, duas principais opções podem ser utilizadas. Em “Engine Preferences”, uma série de ajustes podem ser feitos:

  • “Enable Sound”: ativa o som;
  • “Run the Map Creator”: abre o criador de mapas; e
  • “Sound Options...”: possibilita a configuração das opções de som.

Nota: mais opções podem ser modificadas em “Engine Preferences”. Todavia, para que algumas delas sejam devidamente operadas, habilidades entre medianas e avançadas por parte do jogador precisarão ser dominadas (para que mapas sejam criados, um tutorial (todo em inglês) deve ser lido e executado passo a passo).TripleA - Imagem 2 do softwareMais preferências podem ser alteradas por meio do botão “Game Options...”, localizado à esquerda da tela inicial de cor cinza. Neste campo, certa intimidade entre jogador e o game TripleA também é fundamental para a configuração plena de todas as funções. A seguir, algumas delas:

  • “Kamikaze Airplanes”: ativar aviões Kamikaze;
  • “Territory Turn Limit”: impõe limite de território; e
  • “Battleships repair at beginning of round”: navios são reparados ao início das partidas.

A quantidade de britânicos, japoneses, americanos, russos, alemães e chineses “convidados” também pode ser determinada por meio da opção “Game Options...” – contudo, como já se foi dito, certo conhecimento acerca deste tipo de jogo já deve ser contido por quem deseja personalizar a jogatina.

Importante: se você deseja visitar a página de TripleA (em inglês), clique aqui. Nela, mais detalhes sobre como criar e participar de partidas online serão dados. As comunidades do game podem ser acessadas por meio deste link.

Iniciando uma partida local

No nosso caso, iniciaremos uma partida local justamente para que algumas noções fundamentais e básicas acerca do game sejam rapidamente apreendidas. Ao clicar, portanto, em “Start Local Game”, você deverá selecionar o estilo de personagens que pertencem aos “Allies” (russos, britânicos, chineses e americanos) e aos “Axis” (alemães e japoneses).TripleA - Imagem 3 do softwareQuatro opções de “AI” (inteligência artificial) vão ser poder ser selecionadas para classe de guerreiros: “E.Z. Fodder (AI)”, “Moore N. Able (AI)”, “Dynamix Land-Only (AI)” e “Does Nothing (AI)” – você pode determinar o perfil dos combatentes como humano selecionando a opção “Human”. Escolhidos os perfis de cada um dos seis batalhões, aperte o botão “Play” e prepare-se para a batalha.

Mas atenção: se as seis nações forem dotadas de inteligência artificial, você vai acabar não jogando – os “Allies” e os “Axis” vão resolver seus problemas sem qualquer tipo de interferência “humana”.

Como jogar

Assim como nos jogos clássicos de tabuleiro, vai ser preciso que você elabore, primeiramente, uma estratégia de ataque. Para começar a dominar o território inimigo, clique sobre as suas peças (soldados, tanques de guerra, bombardeiros e tantas outras) e coloque-as sobre o local onde o ataque deverá ser feito – note que uma flecha vermelha vai aparecer, indicando quais movimentos poderão ou não ser realizados.TripleA - Imagem 4 do softwarePerceba que, na coluna da direita, todo o seu arsenal bélico será listado. Para visualizar a posição de cada um dos componentes do seu exército, clique em “Show”. Assim, e depois de armado o esquema de ataque, é hora de mandar bala! Clique em “Done”, na página seguinte, e ative as batalhas que foram armadas, selecionando-as.

Na tela subsequente, os resultados da sua emboscada serão mostrados. Para prosseguir, aperte a barra de espaços do seu teclado. Repare ainda que alertas serão emitidos à medida que você avança. Suas escolhas vão ser, então, as seguintes: “Retreat” (recuar), “Remain” (resistir) ou “Ask Me Later” (pergunte-me depois).TripleA - Imagem 5 do softwareDepois de finalizado o primeiro movimento, o soar de uma trombeta vai ser ouvido. Isso significa que novas estratégias deverão ser elaboradas, dando continuidade à partida.

Nossa Opinião sobre o TripleA

Se você curte jogos de tabuleiro que tratam de temas bélicos, TripleA certamente vai lhe agradar. Este título é capaz de suportar vários modos de jogo, expandindo, dessa forma, as possibilidades de interação entre jogadores. Por recriar a atmosfera de brincadeiras que se consagraram “no papel” (com soldados e tanques de plástico, em miniaturas) usando recursos digitais dinâmicos, TripleA se configura como uma ótima opção a jogadores que desejam resgatar a nostalgia da década de 1980 – contando ainda com uma boa pitada de tecnologia online.

Gráficos

Os gráficos deste título não se comparam, por óbvio, aos de jogos atuais. Você vai perceber que, conforme mostrado pelas imagens da descrição postada acima, todo o cenário é desenhado em 2D. E não espere ver tanques queimando, soldados sangrando ou voos rasantes durante as batalhas; no momento em que você ativar o início dos combates, vai ser possível apenas ouvir os sons de tiros e explosões.

Essa falta de experiência visual pode causar certa decepção a jogadores mais exigentes – contudo, por apresentar uma proposta baseada nos clássicos de estratégia de tabuleiros, parece que a ausência de personagens em movimento pode até não ser, para alguns, um ponto negativo de TripleA.

Trilha sonora

A trilha sonora não é constante neste jogo. Ela vem à tona apenas na hora em que algum tipo de objetivo é cumprido (como a conquista de mais poderio bélico ou o domínio de território inimigo). Ao contrário do que se pode pensar em um primeiro momento, essa característica aparentemente “deficiente” do game não chega a deixar a jogatina “mais pobre” – o “silêncio” pode fazer com que mais concentração seja destinada à elaboração das estratégias (ponto crucial deste jogo).

Contudo, se você não dominar algumas boas noções de inglês, seguramente algumas dificuldades vão ser enfrentadas durante as partidas iniciais. Absolutamente tudo está escrito no idioma estrangeiro – e se lhe faltar algum conhecimento sobre a história dos confrontos tratados em TripleA, sugere-se também que uma rápida lida sobre as principais fases e características da Segunda Guerra Mundial seja feita.

Prós & Contras

Prós

  • Bastante divertido e desafiador
  • Exige elaboração de estratégias muito inteligentes
  • Recria o clima dos jogos de guerra de tabuleiro

Contras

  • Game todo em inglês
  • Falta de "experiência visual" durante os combates

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o TripleA

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação