Logo TrueCrypt Ícone

TrueCrypt Versão 7.2 Grátis

2.44 MB
Funcionar em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em: 29/05/2014 TrueCrypt Foundation

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+33 Avaliações
  • Foto de Fernando Portela
    Fernando Portela 14 de janeiro de 2015 - 00:51
    10
    Nota Excelente!
    Era um excelente programa. O problema é que o desenvolvimento acabou no ano passado. Se você entrar no site dos caras hoje, verá uma mensagem melancólica dizendo que o programa é inseguro e recomendam você usar o bitlocker, um recurso que está presente somente na versão mais cara do Windows 8. Ridículo! Os caras devem ter cansado de programar de graça e receber pouquíssimas doações, infelizmente. A nota que eu dei era para a versão 7.1a. A última versão não cria nada, ele somente desencripta os dados previamente encriptados pela versão anterior.
  • Foto de Pepe
    Pepe 25 de dezembro de 2009 - 12:48
    4
    Nota Bom!
    Fiz um teste e excluí a o arquivo pessoal.tc que criei e até agora não conseguí recuperar a partição de 5 GB que criei, talvez precise formatar o HD, o software não protege a partição contra a exclusão. Se alguém souber a solução, por favor me informe.

Descrição

Maximilian Rox
Codifique seus arquivos e mantenha-os protegidos com esse programa gratuito e muito eficiente

True Crypt é um programa cuja proposta é proteger os seus arquivos das garras de bisbilhoteiros que tentem visualizá-los enquanto você não está perto do computador.

Com ele, você transforma pastas inteiras em arquivos acessíveis exclusivamente por meio deste programa. Ou seja, qualquer um que não conheça a senha, ou o programa, nem sequer fica sabendo sobre a existência da pasta.

Proteger seus dados é vital para garantir sua segurança nesta era da informação recheada de invasões de privacidade. Para isto, alguns programas oferecem a possibilidade de codificar seus arquivos e impossibilitar que outras pessoas tenham acesso aos seus dados.

TrueCrypt - Imagem 1 do software

A abertura de cada volume cria uma partição "falsa" no seu computador, permitindo que você altere os arquivos contidos na volume para posteriormente protegê-lo novamente. A criptografia trabalha com diversos algoritmos, dentre eles AES-256, Blowfish (448-bit key), CAST5, Serpent, Triple DES, e Twofish – todos dispostos para sua escolha.

Criptografando os arquivos

Assim que o programa for aberto, a opção “Create Volume” estará disponível para a codificação dos diretórios. Com ela será possível criptografar arquivos, drives do sistema e até mesmo dispositivos removíveis (como pendrives e HD externos). Escolhida uma senha, o aplicativo codificará a opção desejada.

TrueCrypt - Imagem 2 do software

Finalizado o processo de criptografia, é possível selecionar os drivers para a abertura na parte inferior da interface. A opção “Mount” receberá a senha correta e abrirá o diretório, podendo dessa forma realizar as alterações desejadas nos arquivos codificados. A opção “Dismount” retornará os volumes para suas formas criptografadas.

TrueCrypt ainda pode se adequar conforme as necessidades de cada um. É possível codificar partições inteiras do disco rígido ou proteger os diretórios do sistema, evitando acessos indesejados e tornando o seu computador mais seguro.

Nossa Opinião sobre o TrueCrypt

Manter seus arquivos protegidos é sempre bem-vindo – afinal nunca sabemos quando nosso pendrive ou HD externo pode cair em mãos desconhecidas. E, quando falamos em segurança virtual, TrueCrypt realiza um trabalho eficiente e amplo, codificando de maneira segura tanto os dispositivos externos quanto os arquivos importantes do sistema.

A variedade de algoritmos para a codificação oferece um grande diferencial nos quesitos de proteção, dificultando até mesmo um acesso especializado aos arquivos protegidos. Para blindar ainda mais os seus dados e arquivos, o programa oferece a criptografia para dados móveis (como pendrives e HD externos) e partições internas do computador, se adequando conforme as suas necessidades de segurança.

A interface simples facilita a compreensão dos volumes montados e abertos pelo aplicativo, disponibilizando todos eles para um manuseamento rápido e seguro. No entanto, a ausência de uma tradução para o português pode dificultar um pouco a compreensão de algumas funcionalidades (principalmente algumas mais avançadas e referentes ao sistema), mas a grande eficiência e segurança gerada pelo TrueCrypt compensam definitivamente este fator.

Prós & Contras

Prós

  • Alto nível de proteção de arquivos
  • Interface simples
  • Adequação conforme as necessidades de proteção

Contras

  • Versão em inglês pode dificultar a compreensão de algumas funcionalidades

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o TrueCrypt

+33 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação