Logo TruPax Ícone

TruPax

Versão 7C Grátis
2.25 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 03/09/2013 TruPax
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+2 Avaliações
  • Foto de Francisco Alves
    Francisco Alves 4 de janeiro de 2012 - 20:16
    8
    Nota Ótimo!
    Ótimo ferramenta de criptografia de pastas e arquivos, com esse pequeno aplicativo é fácil proteger arquivos ou pastas com senha. Para abrir o arquivo que é criado por ele use o programa TrueCrypt, estou usando para proteger arquivos pessoais e minha relação de senhas. Com o TrueCrypt o arquivo criado vira um disco virtual. Esse é prático e rápido.
  • Foto de Tito Monteiro
    Tito Monteiro 11 de novembro de 2013 - 21:13
    6
    Nota Ótimo!
    Minha avaliação deste programa é positiva, mas vale lembrar que o Truecrypt não apenas coloca uma senha em arquivos e pastas. Ele oferece flexibilidade de processo, da seguinte forma: até 08 opções de escolha de algoritmos de criptografia, incluindo cascatas duplas ou triplas (aumentando a proteção significativamente); opção de volume simples ou oculto (este último, podendo "dispersar" inclusive, coerção para obtenção das senhas); até 03 opções de algoritmos de hash; pool aleatório na geração da chave mestra; opções de sistema NTFS, FAT ou nenhum; escolha do tamanho do cluster, possui código aberto e muito mais. Volto a afirmar, indico o Truecrypt que é o melhor. Entretanto, o cidadão comum precisa se proteger apenas de bisbilhoteiros comuns, então o Trupax resolve bem. Agora, se você for um banqueiro corrupto, lavando dinheiro e remetendo aos paraísos fiscais em Lemúria ou Atlântida, é melhor usar o que indiquei. rsrsrsrsss...

Descrição

Hiroshi Watanabe
Proteja seus arquivos com este programa gratuito baseado na tecnologia TrueCrypt

O TruPax é um programa complementar para a tecnologia de criptografia TrueCrypt. Ele possibilita criar volumes criptografados de maneira simples, basta escolher os arquivos através da interface gráfica e definir uma senha.

O que a tecnologia de criptografia TrueCrypt faz é reunir todos os documentos selecionados pelo usuário e armazená-los dentro de um arquivo maior que é chamado de disco (virtual) ou volume. Este contêiner de dados protege os documentos no seu interior, usando técnicas que funcionam como trancas e cadeados, as quais permitem o acesso aos dados apenas com a apresentação da senha correta.

Criptografia direto ao ponto

O TruPax é um programa com interface simples, pois estão presentes apenas os elementos que realmente interessam. Para adicionar arquivos e pastas é possível simplesmente arrastá-los para a listagem de arquivos (“File”). Alternativamente, pode-se usar os botões “Add Files” e “Add Folders”.

TruPax - Imagem 1 do software

Seguindo a filosofia do programa, as informações são apresentadas de forma clara e concisa. A área de notificação, o retângulo escuro, mostra o número de arquivos, pastas e o tamanho do volume de dados antes e depois de criptografados.

Por padrão, o tamanho do volume criado é sempre a exata quantia de espaço necessária para comportar os dados protegidos. Desta forma, não existe área livre no disco para adicionar arquivos ou pastas após a criação do volume.

Caso o usuário deseje reservar espaço para futuros arquivos no novo disco, é possível fazê-lo através do campo “Free Space”. O TruPax aceita os sufixos K, M e G para o tamanho do espaço extra. Por exemplo, para adicionar 15 megabytes, basta digitar 15MB.

TruPax - Imagem 2 do software

Para salvar a nova unidade, clique no botão “Make volume”. Após escolher o nome do disco, o programa vai pedir que seja definida uma senha de acesso ao novo volume. Os desenvolvedores tiveram um cuidado especial nesta parte. Conforme o código é digitado, as cores da caixa de texto vão mudando, o que auxilia o usuário a verificar se a confirmação da senha foi escrita corretamente além de indicar o uso de senhas comuns.

A velocidade do processo de criptografia do disco depende de fatores como a quantidade de dados, velocidade do HD e do processador. Para tornar o processo mais rápido o TruPax utiliza todos os processadores disponíveis no computador.

Nossa Opinião sobre o TruPax

O TruPax é uma boa opção para criptografar seus dados, pois qualquer usuário pode rapidamente aprender como usar o programa. Um dos pontos positivos é área de notificação que fica em destaque permanente e mantém o usuário constantemente atualizado sobre os processos de criação do disco.

Outra característica especial é a confirmação da senha do volume através de um esquema de cores. Isto é uma medida de segurança muito clara e eficiente, pois o usuário pode identificar imediatamente se o código foi digitado corretamente. Se você é usuário de TrueCrypt e precisa criptografar seus dados, o TruPax é uma excelente opção. Recomendamos o download deste programa.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil para criptografar
  • Área de notificação em destaque
  • Confirmação de senha através de sistema de cores

Contras

  • Ausência de representação visual do espaço livre e ocupado do volume

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o TruPax

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação