Logo TrustServista Ícone

TrustServista

Grátis
1.05 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Adicionado em : 21/05/2018 TrustServista
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Camila Pessoa
Cheque a origem e a confiabilidade das notícias que você acessa

TrustServista é uma extensão para o Chrome com a função de checar o nível de confiabilidade das notícias. 

A extensão propõe ser uma ferramenta para jornalistas e leitores checarem a possibilidade de um texto estar relatando uma situação verdadeira, gerando um nível de confiabilidade. Ele é calculado com a utilização de análise de texto e com algoritmos de inteligência artificial, além de buscar as fontes referenciadas e a publicação inicial que deu origem à notícia. 

As métricas aplicadas pelo TrustServista para o cálculo do nível de confiabilidade são: a autoria do texto (se é ou não anônimo), a plataforma na qual foi publicado, o quanto a notícia explica o contexto (a partir de seguir alguns fundamentos jornalísticos, como dizer quem está envolvido, o que aconteceu, como, onde, etc), o resultado da análise de sentimento e a chance de ser click-bait.

Quando o usuário aplica o TrustServista, são apresentadas, além do nível de confiabilidade, a publicação original na qual o acontecimento começou a ser discutido, as palavras-chave da notícia e as relações de outros artigos com o texto analisado. 

Nossa Opinião sobre o TrustServista

O TrustServista parte de uma premissa bem-intencionada, embora um tanto ingênua: o uso de inteligência artificial e de outras ferramentas tecnológicas poderia evitar o consumo de notícias falsas. O problema é desconsiderar que, normalmente, quem as distribui não o faz enganado, mas porque concorda com o que está sendo dito, independentemente da veracidade do conteúdo. 

Feita essa ressalva, a extensão oferece um serviço importante, especialmente para jornalistas e para usuários comuns que se preocupam com a qualidade da informação consumida. Os resultados apontados pelo TrustServista não podem ser tomados como verdades inquestionáveis, mas são bons indicadores do grau de confiabilidade da informação.

Uma das funções mais interessantes da extensão é mapear a origem da informação e o quanto as fontes relacionadas também são confiáveis. O TrustServista torna mais fácil saber onde nascem boatos que, posteriormente, tornam-se notícias falsas.

O nível de confiabilidade da notícia calculado pelo TrustServista merece uma análise à parte. Olhando à distância, a extensão usa as métricas mais relevantes para computá-lo. Ao examiná-las, porém, algumas limitações são detectadas. Primeiro, o fato de cumprir alguns requisitos da linguagem jornalística não significa que o relato seja verdadeiro, pois tal gramática pode ser utilizada justamente para fazer o texto passar como confiável. Segundo, a análise de sentimento (a partir da qual um texto pode ser positivo, negativo ou neutro) tem problemas quando aplicada ao jornalismo. Em alguns casos, a notícia tem tom negativo porque trata de problemas graves, não porque não seja confiável.

A discussão fomentada pelo teste do TrustServista é apenas indicativo de sua importância. A extensão torna fácil checar a confiabilidade das notícias, sendo uma ferramenta que pode auxiliar o trabalho de quem também as produz ou quem deseja estar mais informado. Além disso, foi bem-sucedida em detectar quais notícias eram falsas no teste feito para esta matéria. Agora, nos resta esperar que uma versão para o português seja implementada em breve.

Prós & Contras

Prós

  • Apresenta o nível de confiabilidade da notícia e mapeia sua origem
  • Bem-sucedida em identificar as notícias falsas

Contras

  • Não há versão para português
  • Limite de URLs que podem ser testadas

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o TrustServista

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação