Logo Tweaking.com - Simple Performance Boost Ícone

Tweaking.com - Simple Performance Boost

Versão 1.0.5 Grátis
1.98 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 08/05/2012 Tweaking.com
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Ferramenta robusta para melhorar o desempenho e desabilitar alguns recursos gráficos do Windows

Tweaking.com - Simple Performance Boost é uma ferramenta completa, criada com o intuito de reunir em uma só aplicação várias formas de combater a queda de desempenho natural que os sistemas operacionais apresentam após algum tempo de uso.

Além disso, com o Tweaking.com - Simple Performance Boost, você também pode desabilitar alguns serviços do Windows, como a interface Aero. Tais funcionalidades podem ser muito úteis para economizar a bateria de dispositivos portáteis que rodam o SO. A instalação do aplicativo é bem rápida e descomplicada, podendo ser executada sem problemas por qualquer tipo de usuário.

Os recursos oferecidos

O Tweaking.com - Simple Performance Boost utiliza um sistema de abas para manter suas opções bem organizadas e agrupadas de acordo com a funcionalidade de cada uma. O legal do programa é que ele faz um backup automático do registro do Windows. Dessa forma, fica mais fácil restaurar o sistema às configurações existentes antes da execução da ferramenta.

Tweaking.com - Simple Performance Boost - Imagem 1 do software

Na guia “Welcome”, você consegue visualizar o diretório no qual o backup foi armazenado. Em “General Tweaks”, você configura opções a respeito da inicialização do sistema. Boa parte dos itens diz respeito ao boot do Windows, como exibir ou não maiores detalhes quando o SO está sendo iniciado.

As opções presentes em “Networking & Services Tweaks” englobam configurações de rede, como melhorar o compartilhamento de arquivos e exibir os erros na Bandeja de sistema (systray). Além disso, também é possível editar alguns itens a respeito da indexação do Windows, desabilitar o envio de relatórios de erro e muitos outros.

Para finalizar, a aba “Visual Tweaks” permite desabilitar e melhorar diversas opções da interface do Windows. Aero, efeitos de transparência e animações do SO podem ser facilmente removidos.

Tweaking.com - Simple Performance Boost - Imagem 2 do software

E como ele funciona?

Para navegar pelos itens exibidos pelo Tweaking.com - Simple Performance Boost, você pode utilizar as abas ou o botão “Next”, presente em todas as telas da aplicação. Depois de configurar todas as opções da forma que deseja, é só clicar no botão “Apply Tweaks” para que as modificações sejam, enfim, aplicadas.

Como o Tweaking.com - Simple Performance Boost mexe com arquivos dos sistema e chaves de registro, é preciso reiniciar o sistema para que as alterações tenham efeito. Assim, já é possível perceber se a nova configuração realmente melhorou alguma coisa ou não.

Cuidados especiais

Na aba “Visual Tweaks”, é possível notar que algumas das opções estão em azul. Elas fazem parte da mesma chave de registro, ou seja, caso você desabilite (ou habilite) uma delas, é preciso realizar a mesma ação em todas as demais.

Tweaking.com - Simple Performance Boost - Imagem 3 do software

Esquecer-se de modificar os outros itens em azul não prejudica em nada o seu computador. O que pode acontecer é as alterações não terem efeito algum sobre a funcionalidade que deveriam configurar. 

Nossa Opinião sobre o Tweaking.com - Simple Performance Boost

Tweaking.com - Simple Performance Boost é uma boa ferramenta, não há como negar. A interface do programa é bem agradável para trabalhar e o sistema de abas ajuda a deixar tudo mais organizado e a agrupar as opções de acordo com as funcionalidades que exercem. Além disso, a aplicação ocupa pouco espaço em disco e não interfere nos demais aplicativos em execução; uma boa pedida para usuários com máquinas menos potentes ou com HD lotado.

O grande problema do Tweaking.com - Simple Performance Boost é que ele não possui tradução para o português. Embora os termos utilizados no programa não sejam muito complicados, a falta de palavras em nosso idioma pode dificultar bastante o entendimento das funcionalidades.

Como a ferramenta mexe com arquivos do sistema e chaves de registro, fica um pouco mais complicado utilizar a técnica de tentativa e erro para entender o que cada item modifica, uma vez que nem todas as opções alteram características visualmente perceptíveis.

Outro ponto negativo é que as alterações feitas pelo Tweaking.com - Simple Performance Boost só são efetivamente aplicadas depois que o sistema é reiniciado. Os contras, no entanto, não diminuem a eficiência do programa. Vale a pena procurar na internet o significado de alguns termos para tirar o máximo proveito das funcionalidades oferecidas. 

Prós & Contras

Prós

  • Oferece diversas ferramentas para melhorar o desempenho do computador
  • Permite desabilitar alguns recursos gráficos do sistema
  • Ocupa pouco espaço em disco

Contras

  • Não possui tradução para o português
  • Exige que o sistema seja reiniciado para que as alterações sejam aplicadas

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Tweaking.com - Simple Performance Boost

+5 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação