Logo Ubiquity Ícone

Ubiquity

Versão 0.1.9.1 Grátis
600 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/98/2000/2003/7/8
Atualizado em : 22/01/2010 Mozilla Labs
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+3 Avaliações
  • Foto de Black Hood
    Black Hood 2 de setembro de 2008 - 13:27
    8
    Nota Ótimo!
    Prós: Quando a caixa de dialogo é aberta vc pode escrever varios comandos q tão uma grande praticidade na hora de fazer alguma tarefa no Firefox... exelente mesmo, é leve nao pesa nada no firefox. Recomendo ter instalado no seu Firefox!

    Contras: Quase nada, apenas um poco limitado em algumas coisas mas é por ser um commplemento muito novo...

Descrição

Fabio Roberto Machado Jordão
A Mozilla apresenta uma extensão para Firefox com conceitos inovadores para quem gosta de navegar

Os tais complementos para o Mozilla Firefox facilitam muito nossas vidas, porém, poucos são os que conseguem introduzir um conceito tão inovador. Ubiquity é um dos complementos mais bem desenvolvidos para o navegador, e que tem como funções: traduzir textos, localizar mapas, enviar conteúdo por email, alterar páginas da web, efetuar cálculos e muito mais.

Muitos comandos

Ubiquity proporciona tantas tarefas, que se torna até um pouco complexo para a utilização aleatória. Caso você opte pela utilização diária, vale aprender os principais comandos que sejam de seu interesse. Todas as tarefas que o complemento fornece estão localizadas na página principal que é aberta após a instalação da extensão.

Ao digitar em sua barra de endereços o comando “about:ubiquity”, você irá ter acesso a página de orientações do complemento. O primeiro botão desta página é o botão “Home” (Inicial) que permite a você alterar o comando principal da extensão, e lhe fornece algumas informações básicas sobre a extensão.

Your Commands

O segundo botão é denomidado de “Your Commands” (Seus Comandos) que faz referência aos comandos que você pode utilizar comumente em seu complemento. Clicando neste botão você poderá aprender como utilizar cada comando, e quais ordens é possível atribuir a cada um.

Abra o complemento

Como padrão, o Ubiquity funciona quando você aperta as teclas “Ctrl+Espaço”. Ao apertar estas teclas, você irá visualizar uma janelinha sobreposta à página em que estava navegando. Portanto, para abrir o Ubiquity não há segredos, porém para utilizar é necessário você saber o que procura e qual comando irá executar tal tarefa.

Por exemplo, supondo que você deseje traduzir uma parte de um texto, do idioma inglês para o idioma português. Acompanhe como você deve proceder para obter o resultado desejado.

1) Selecione a parte do texto que você deseja traduzir.

Selecione o texto

2) Pressione “Ctrl+Espaço”.

Agora é o momento em que você terá de digitar um comando para que o Ubiquity saiba o que você procura fazer. Como vamos traduzir, o comando para esta função é o “translate”. Portanto veja o que você deve digitar para obter a tradução em portugues:

3) Digite o seguinte comando:

translate this to portuguese

Onde “this” é referente ao texto que você selecionou, e “to portuguese” serve para determinar o idioma de saída.

translate this to portuguese

4) Ainda na janela do Ubiquity é exibido o resultado da tradução, mas se você preferir modificar na página em que está visualizando, deverá apertar a tecla “Enter”.

Após pressionar Enter, seu texto é alterado

Como é possível observar neste exemplo, a tradução realizada não é das melhores, mas serve como um paliativo para quem não tem grandes habilidades com o idioma inglês.

Utilize outros recursos

Aprenda rapidamente como utilizar mais alguns comandos do Ubiquity que podem ser úteis:

  • email this to fulano@gmail.com – Este comando só funcionará se você utilizar o GMail, e mais, é necessário você estar logado na sua conta. Veja como o funcionamento do comando é simples: “email” significa que você deseja enviar uma mensagem, “this” significa que você deseja enviar apenas o conteúdo selecionado, e “to fulano@gmail.com” faz referência ao destinatário que receberá a mensagem.

 

  • google Baixaki – Útil para quem deseja fazer procuras no site de buscas Google. Aprenda a utilizar: “google” é comando que mostrará ao Ubiquity que você deseja fazer uma busca, e “Baixaki” é a palavra que você deverá substituir pelo que deseja procurar.

Resultado da pesquisa Google

  • map – Não é necessário utilizar outra palavra além desta para buscar por um mapa específico. Como outros comandos, com “map” será necessário selecionar no texto o endereço que deseja procurer. Automaticamente será mostrada uma figura do Google Maps que pode ser inserida em uma mensagem de email ou outro lugar qualquer.

Comando "map"

  • convert this to pdf – Salve a página que você está visualizando em PDF, HTML ou rich text. Note que “convert” é o comando principal, “this” significa que você deseja traduzir a página que está visualizando, e “to pdf” mostra o formato em que deseja salvar a página.


Edite a página que quiser

Ubiquity lhe proporciona um recurso fantástico: editar as páginas que esteja visualizando. São diversos comandos que lhe permitem editar quase todo conteúdo das páginas. Veja como funcionam alguns:

  • underline – Para utilizar este comando é necessário selecionar previamente determinada parte de texto. Após utilizar o comando, o texto que estava selecionado estará sublinhado.

Sublinhando uma parte do texto

 

  • edit-page – Utilize este comando para editar livremente a página. Ao utilizar o comando, você poderá usar seu mouse e apontar o lugar onde deseja editar.

Editando a página

  • delete – Comando para excluir alguma parte do texto que esteja selecionada.

 

  • bold – Coloca o texto selecionado em negrito.

 

  • word-count – Selecione uma parte do texto para saber o número de palavras da seleção.

 

  • stop-editing-page – Digite este comando quando desejar parar de alterar o conteúdo da página.

 

  • save – Caso você efetue modificações em alguma página e deseje sempre visualizá-las, digite este comando para salvar a edição.


Estes foram apenas alguns dos diversos comandos que o Ubiquity permite o usuário a utilizar, porém caso você tenha interesse em outros, pode utilizar o botão na página principal do complemento.

Utilizando o complemento junto ao email

 

Nossa Opinião sobre o Ubiquity

Ubiquity é um dos complementos mais completos e revolucionários para o Firefox. Desenvolvido pela Mozilla Labs, a extensão permite uma forma inovadora de navegar e utilizar o conteúdo da internet a favor do usuário. Não somente por facilitar, mas principalmente por tornar a web exclusiva em cada navegador, o Ubiquity faz o usuário se apegar à um jeito diferente de interagir com as páginas.

Como tudo que é bom tem seus poréns, Ubiquity também tem algumas peculiaridades que poderiam ser modificadas. Por exemplo: poderia haver um modo de fazer o complemento trabalhar em conjunto com outras extensões. Um outro fator que desagrada é a disponibilização do conteúdo apenas em inglês, fato que complica a utilização para os usuários brasileiros.

Por todas as facilidades fornecidas pelo complemento, e pela facilidade na utilização, o Ubiquity é recomendado a qualquer internauta que procure meios de fazer uma navegação alternativa, personalizada e inteligente.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Avaliações sobre o Ubiquity

+3 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação