Logo uBrowser Ícone

uBrowser

Grátis
6.05 MB
Funciona em: Windows
XP
Adicionado em : 05/09/2018 Callum Prentice

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+12 Avaliações
  • Foto de Artur Junqueira
    Artur Junqueira 20 de março de 2007 - 21:23
    10
    Nota Excelente!
    Prós: Achei bem legal, ínutil mas legal, da pra você deixar as páginas em formato de bandeira, esfera ou um cubo, como está na opinião do Baixaki à respeito do programa não é possível executar tarefas como ler algo ou tarefas mais complicadas, é ínutil, mas interessante.
  • Foto de Vinicius Salvati Melquiades
    Vinicius Salvati Melquiades 14 de setembro de 2007 - 23:29
    2
    Nota Ruim!
    Prós: Os efeitos gráficos são legais, apesar de terem sido copiados dos projetos de 3D Desktop do Linux.

    Contras: Para fazer os efeitos, ele emula uma espécie de área de trabalho apenas para o navegador, o que ocupa muita memória. Logo depois de abrir, ja fechei e apaguei, não vale a pena, eu não recomendo.

Descrição

Gustavo Bonato Abrão
A navegação na web nunca mais vai ser a mesma: entre na era 3D com este navegador, sem precisar instalá-lo

uBrowser é uma tentativa inovadora e original para visualizar páginas da internet completamente em 3 dimensões, usando a tecnologia OpenGL! À primeira vista isso pode parecer meio estranho, mas ao navegar um pouco você descobre como é divertido.

Depois do Browse3D ou SphereXP, o uBrowser é outra tentativa da utilização da tecnologia 3D em conjunto com páginas da Web. O software apresenta uma interação considerável e possui código aberto.

Em poucas palavras, a definição do uBrowser é a de um navegador como qualquer outro, porém com visualização de páginas em 3 dimensões com texturas e objetos. A interface divide-se em: plano (flat), esfera (sphere), cubo (cube) ou bandeira (flag).

É diferente de tudo o que você já viu

O melhor de tudo é que o software não necessita de nenhuma instalação e você ainda pode rodá-lo diretamente do arquivo compactado. A interface gráfica não é bonita, contudo para um software recém-nascido uBrowser entretém pelo fator curiosidade.

A navegabilidade provavelmente vai ser diferente de qualquer coisa que você já viu, visto que é possível surfar nos websites de uma forma nunca antes vista. Por exemplo, é possível aplicar um zoom em cada área de um site, sem deformá-lo, para ver cada detalhe dele. Ou ainda, que tal visualizar um site em forma de uma bandeira tremulando ao vento? Pode parecer estranho, mas isso pode ser feito. Aliás, você pode até clicar nos links e acessar os sites mesmo com a bandeira em movimento.

Os botões interativos

Os botões permitem a efetuação de zoom, rotações ou o movimento de translação em objetos. Não é nada extraordinário, mas a tentativa é valida e realmente funciona! Os links são clicáveis, o texto pode ser selecionado e você pode até mesmo enviar e-mails!

Para navegar, você precisa clicar no botão Focus e digitar a URL. Para girar os objetos que contêm as páginas em 3D, você precisa ir até o painel ao lado direito da tela e fazer isso manualmente (não é possível rotacionar as imagens "dentro" da tela). Isso pode ser meio inconveniente e até mesmo atravancar a fluidez da navegação, especialmente se você estiver imaginando a interatividade de um programa do porte do Google Earth, por exemplo.

Bookmarks (Marcadores)

Na seção Bookmarks, há links prontos que vêm com o programa. Infelizmente, uma coisa que deixa a desejar é a impossibilidade de alterá-los. Pelo menos você confere URLs interessantes como a homepage do jogo Second Life, o site Digg e o Google Maps.

Mecanismo de funcionamento

O navegador usa a engine Gecko (a mesma do Mozilla Firefox) e foi desenvolvido com inspiração na realidade virtual do jogo Second Life, por um dos programadores do jogo.

Características Gerais:

  • Exibe sites totalmente em 3D de quatro formas: cubo, plano, esfera e bandeira.

 

  • Qualquer site suportado pelo Firefox 2.0 pode ser visualizado.

 

  • É inspirado no jogo Second Life e usa parte do código do Mozilla Firefox.

 

  • Suporta as tecnologias mais modernas dos navegadores, como Flash, Java, CSS etc.

 

  • Foi desenvolvido por um programador do Linden Lab, o laboratório oficial do Second Life.



Nossa Opinião sobre o uBrowser

uBrowser é um software que ainda está em desenvolvimento e, portanto, ainda possui poucas opções. Contudo, a idéia de navegação em 3D sem precisar instalar um programa inaugura uma nova era, instigando o usuário comum a conhecer novos conceitos de interatividade. Do outro lado, os desenvolvedores também ganham, porque a idéia do programa pode complementar projetos, uma vez que ele tem o código-fonte aberto.

A idéia é muito interessante, todavia o software ainda é uma brincadeira, já que é impossível navegar com o intuito de trabalhar ou efetuar tarefas mais elaboradas, como pesquisas e leituras. No fim das contas, o software vale a pena pela tentativa e interatividade.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o uBrowser

+12 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação