Logo UJAM Ícone

UJAM

Versão 1.0 Grátis
Funciona em: Web
Flash
Adicionado em : 15/06/2015 UJAM
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Eduardo Godarth
Site indicado para criação, composição e edição de músicas

O UJAM é um aplicativo online voltado para a criação, composição e edição de músicas. O objetivo é que os usuários enviem seus projetos e os tornem públicos, para que outras pessoas possam oferecer suas contribuições e assim desenvolver boas canções em grandes parcerias.

O projeto é uma ideia do compositor Hans Zimmer, já premiado pela trilha sonora de vários filmes, como K2, A Origem, Piratas do Caribe, Rei Artur e vários outros. Além disso, o UJAM está na fase final da edição 2010 de uma competição organizada pelo site TechCrunch, que premia os melhores aplicativos do ano.

Para utilizar todos os recursos oferecidos pelo UJAM, o ideal é que você possua um microfone, um headphone, e se possível um dispositivo que permita gravar o som diretamente a partir de instrumentos musicais para o computador. De qualquer forma, sem essas ferramentas você ainda pode trabalhar nas gravações de outros usuários.

UJAM - Imagem 1 do software

Dicas de uso

O primeiro passo para utilizar o UJAM é criar uma conta no site. Clique aqui para acessar a página de registro e lembre-se de fornecer um endereço de email válido, pois você receberá uma mensagem contendo um link de confirmação que deverá ser usado para ativar sua conta.

Assim que você completar a criação da sua conta, terá acesso a um pequeno tutorial escrito, que ensina a você os primeiros passos. Assista ao vídeo abaixo para entender mais facilmente, com recursos visuais, o que está sendo apresentado.

Clique em “Application” para ter acesso ao painel com as ações principais. Destacada na cor laranja aparece a opção que leva você ao assistente de gravação, como mostrado no vídeo acima. Clique sobre ela para abrir a janela, dê permissão de acesso ao seu microfone e comece a cantar ou tocar.

Alternativamente, você pode enviar uma melodia pré-gravada para o site e em seguida trabalhar sobre ela. Clique, no painel inicial, em “Browse”, selecione o arquivo no seu computador e aceite. Neste painel você ainda pode “Rejam”, ou seja, fazer uma nova Jam a partir de um “template” pré-existente ou de músicas de outras pessoas.

UJAM - Imagem 2 do software

Editando suas criações

Qualquer uma das opções acima levará ao painel de edição de músicas, mostrado na imagem abaixo. A partir dele você pode alterar o gênero da melodia de acompanhamento, o instrumento principal, o andamento da música, o “pitch” (altura) e vários outros aspectos.

UJAM - Imagem 3 do software

Decida se você está trabalhando com uma linha vocal ou instrumental e clique sobre a opção correspondente na parte lateral esquerda. Em seguida, na caixa central, defina o instrumento desejado, ou o estilo de vocal que está sendo usado.

Em seguida, escolha o estilo da sua música, em “Style”. O estilo definirá a base que será adicionada a sua linha melódica. Repare que há várias opções de várias épocas distintas. Você ainda pode editar os instrumentos de cada estilo para dar um toque mais pessoal à base.

Na parte superior você encontra várias barras que controlam diferentes aspectos. Use a barra “Tempo”, por exemplo, para alterar o andamento da música (medido em bpm). Já a barra “Pitch” controla a altura da música. Use-a para deixar a canção mais aguda ou grave.

Você já deve ter reparado que o software identificou sua música e adicionou acordes para cada trecho. Isso porque nem todas as pessoas sabem teoria musica suficiente para montar uma progressão harmônica de acordes. Se esse for o seu caso, deixe a harmonia como está. Do contrário, sinta-se livre para mudar as notas como bem entender.

UJAM - Imagem 4 do software

Por fim, para editar a melodia que você gravou, clique em “Edit Melody”. O editor acima será aberto e através dele você pode adicionar as notas que quiser, e mudar as que já estão lá, deixando-as mais curtas ou deslocando-as na linha do tempo.

Repare que sempre que você tenta inserir uma nova nota, ou deslocar uma pré-existente o programa dá dicas de qual a melhor opção. “Rare”, por exemplo, indica que a nota em questão é uma escolha rara para o tom usado no momento (não quer dizer que seja uma escolha ruim). Já “Best” seria a melhor escolha para aquele tom.

UJAM - Imagem 5 do software

Salvando e compartilhando suas criações

Após terminar a edição da linha melódica, clique em “Accept”. Termine todos os ajustes e clique em “Save Song” na parte superior. Dê um nome a sua música e clique em “Accept”. A partir de agora você pode acessá-la no menu “My Songs” ou na página inicial sempre que entrar no programa. Lembre-se de que você só pode ter dez projetos em cada conta. É possível baixar uma versão em MP3 da sua canção, clicando em “Create MP3”.

Você ainda pode compartilhar suas composições no Facebook, usando um assistente no próprio site. Clique em “My songs” e em seguida no logo da rede social, localizado ao lado da música que será compartilhada. Você deverá inserir seus dados de login para permitir a sincronização das contas e postar sua música.

Nossa Opinião sobre o UJAM

O UJAM é uma ferramenta muito interessante principalmente para músicos amadores. Isso porque, como o próprio idealizador do site, Hans Zimmer, afirma “nem todas as pessoas possuem as ferramentas necessárias para expor suas ideias, e elas não podem simplesmente esperar que alguém leve suas músicas para mídia”. O UJAM é uma boa forma de propagar ideias e receber feedback.

As ferramentas de edição do programa, ainda que não sejam profissionais, são muito eficientes. É possível alterar vários aspectos importantes da música, como altura e andamento. Sem contar que a ferramenta que identifica a melodia e produz uma harmonia automaticamente é perfeita para quem não teve tempo de estudar teoria.

Se você estava procurando por uma forma de mostrar suas ideias para o mundo inteiro, agora pode ser o momento. Consiga um microfone e comece a trabalhar nas suas canções usando UJAM. Ele pode ser a sua porta de entrada para o mundo da música. E o melhor, todas as funcionalidades são totalmente gratuitas.

Prós & Contras

Prós

  • Ferramentas profissionais
  • Fácil de usar
  • Online, não requer instalação

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o UJAM

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação