Logo UMLet Ícone

UMLet

Versão 11.5 Grátis
5.57 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 28/02/2013 UMLet Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+1 Avaliação
  • Foto de Luciano Martínez
    Luciano Martínez 3 de junho de 2012 - 11:41
    10
    Nota Excelente!
    No começo parace não ser muito intuitivo, mas assistindo ao vídeo do site, logo se compreende seu uso. Altamente costumizável. Os outros que eu vi, sempre faltava algum elemento, e não tinhja como criá´lo, mas no UMLET ficou muito fácil. O melhor que vi até o momento.

Descrição

Ana Paula Pereira
Ferramenta para montar os diagramas de Classes, Casos de Uso e Sequência da modelagem UML

O UMLet é um serviço que permite desenvolver o Diagrama de Atividades, Transição de Estados, Classes, Casos de Uso e Sequência da modelagem UML. Ele é voltado apenas para estes especificamente, contando apenas com recursos para montagem das classes (com atributos e métodos) e os relacionamentos entre elas bem como atores e casos de uso e linhas para os mais variados fins.

O menu da ferramenta é disposto de forma bem simples, contando com opções para abrir/carregar um arquivo, ferramentas para edição simples (refazer, desfazer, copiar, etc.) e criar elementos personalizados. A janela do programa, de uma forma geral, possui divisões básicas: uma para o editor do diagrama (à esquerda), paleta (à direita) e saídas (exibidas na parte inferior).

Escolher qual dos diagramas será criado é um processo manual. Basta escolher os elementos da paleta adequados para o tipo de diagrama utilizado e começar a alterar as figuras conforme necessário. À medida que você modifica algum dos elementos, os campos designados para saída exibem as alterações.

Criando diagramas

Você pode ampliar o leque de opções de diagramas criados com o programa adicionando elementos personalizados para ele. Esta ferramenta pode ser utilizada como um plugin para o Eclipse.

 

Nossa Opinião sobre o UMLet

O UMLet é um programa deveras simples e com poucas opções para personalização. Não é possível fazer enquadramentos e o visual geral do diagrama não é muito agradável, esteticamente falando. Entretanto, ele conta com a vantagem de ser leve e não consumir tanta memória quanto programas mais específicos.

Ele cumpre sua função, mas de forma bem básica, se tudo que você precisa é um desses diagramas, ele pode ser funcional e prático. Para mais funções e opções, seria mais recomendado usar programas como o NetBeans ou o Open ModelSphere.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de utilizar;

Contras

  • Interface "bagunçada";

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o UMLet

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação