Logo Universal Combat Collector’s Edition Ícone

Universal Combat Collector’s Edition

Versão 2.0 Grátis
1.31 GB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Adicionado em : 11/02/2015 3000AD, Inc
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elias Nascimento
Simulador espacial é remake de um jogo lançado há quase 20 anos

Universal Combat Collector’s Edition 2.0 é um jogo de simulação espacial no qual você comanda toda uma frota pelo espaço, desde poderosas naves de combate até cargueiros e veículos de mineração.

Você pode ainda descer em alguns planetas e explorar territórios inóspitos, atacar esconderijos de grupos rivais e salvar pessoas em perigo, tudo isso em uma perspectiva em primeira pessoa.

Ele é uma versão remasterizada do jogo Battlecruiser 3000, lançado em 1996, mas Universal Combat Advanced, uma nova versão do game com gráficos remodelados em 3D e mecânica aprimorada, já está em produção e com data de lançamento prevista para este ano ainda.

Modos de jogo

Em UCCE2.0, não há multiplayer. Em vez disso, o título conta com alguns modos de jogo diferentes, que você confere abaixo:

Roam

Aqui o jogador é completamente livre para fazer o que quiser. É possível criar um personagem e escolher entre diversas características, como sexo, raça, profissão e região de origem. Por fim, basta escolher um nome e sair para explorar a galáxia da forma que quiser.

Universal Combat Collector’s Edition - Imagem 1 do software

ACM

O modo história, propriamente dito. Aqui você escolhe entre utilizar o mesmo personagem que elaborou para a modalidade Roam ou criar um completamente novo. Você é um comandante de uma frota espacial e deve completar inúmeras missões para garantir a segurança e a sobrevivência de todos os que estão com você.

Desde mandar seus soldados para completar missões em planetas remotos até gerenciar as naves de extração de minérios e defender sua tripulação de ataques de bandidos espaciais, todas as decisões passam por sua ponte de comando.

Instant Action

Se o seu objetivo é provar suas habilidades de piloto em acirrados combates espaciais, esse é o lugar certo para fazê-lo. Não é necessário se preocupar com nada além de ajudar os seus pilotos aliados e tentar abater o máximo de inimigos possíveis antes que você mesmo seja transformado em poeira estelar.

Uma infinidade de comandos

Segundo Derek Smart, criador e diretor do jogo, praticamente todos os botões do teclado possuem uma função dentro de Universal Combat Collector’s Edition 2.0, então você precisa de um bom tempo para ler as quase 200 páginas de tutorial que o game possui e que você pode acessar neste link e neste.

Lá você encontra todos os comandos para realizar as mais diferentes tarefas, desde mudar as informações apresentadas no mapa até passar instruções específicas para cada piloto durante uma missão de combate.

Universal Combat Collector’s Edition - Imagem 2 do software

Devido à própria complexidade do título, tentar descobrir o que cada tecla faz apenas no método da tentativa e erro vai fazer com que você acabe gastando um longo tempo sem entender absolutamente nada do que está acontecendo na tela à sua frente, uma vez que o mesmo botão pode fazer diversas coisas diferentes dependendo de que função está ativa no momento.

Então, se você quiser ser mesmo o comandante mais eficiente da galáxia, vai precisar de algumas longas horas de leitura e memorização para controlar a totalidade da sua frota estelar.

Você já tem a Steam?

Para baixar Universal Combat Collector’s Edition 2.0 em seu computador, é necessário primeiro ter a plataforma de jogos Steam instalada. Aqui ensinamos todos os passos necessários para que você faça isso sem complicação.

Nossa Opinião sobre o Universal Combat Collector’s Edition

Universal Combat Collector’s Edition 2.0 é um simulador de exploração espacial que na verdade é uma nova roupagem para o game Battlecruiser 3000, lançado em 1996 pelo estúdio 3000AD. Apesar de esse ser o nono remake feito do jogo original, todos produzidos pelo próprio criador do título, parece que nada melhorou ao longo dos últimos 20 anos.

No espaço, ninguém vai ouvir o seu tédio

Somente fãs muito hardcore do gênero terão paciência para ler uma quantidade tão grande de páginas de tutoriais apenas para jogar um game essencialmente vazio.

Se você não estiver disposto a passar algumas longas (e provavelmente frustrantes) horas lendo toda a lista de comandos e mecânicas possíveis, que ainda estão totalmente em inglês, vai ter que literalmente pressionar cada botão do teclado e tentar adivinhar exatamente o que foi alterado no game por conta disso.

Não há sequer um modo multiplayer, no qual você poderia medir forças com outros jogadores, que justifique tantas horas construindo uma frota a troco de nada. Mesmo o modo livre é tedioso, uma vez que basicamente não há enredo ou objetivo algum. Parafraseando o próprio título, você precisa “usar a imaginação” para decidir o que fazer além de voar a esmo pelo espaço.

Informação demais

O fato de a interface ser datada e extremamente poluída com informações desnecessárias também não ajuda em nada. Há diversas siglas que não aparentam fazer o menor sentido, e quando você clica sobre elas, algumas apenas mudam de cor, enquanto outras fazem surgir ou desaparecer alguma outra janela de informação que também não informa muita coisa.

Os menus parecem uma “versão moderna” de um prompt de DOS, com as famosas letras verdes sobre fundo preto, o que aqui só serve para mostrar o quanto o jogo envelheceu mal. As opções de customização de personagem se resumem a trocar cabeças, uma mais estranha do que a outra, aliás.

De modo geral, o único aspecto visual positivo do jogo são os designs das naves, que na verdade foram importados de outro jogo mais recente da produtora 3000AD, Line of Defense, que tem basicamente a mesma temática que Universal Combat Collector’s Edition 2.0.

Dois detalhes importantes aqui: o próprio criador do título recomenda que não se utilize alt+tab para alternar entre as janelas do computador, pois isso trava completamente o jogo. E não há nenhuma forma de sair do game através do menu, somente pressionando alt+F4 para encerrar a aplicação.

 Muito longe de uma ópera espacial

Outro aspecto falho do título é a parte sonora: tiros, explosões e colisões acontecem ao mesmo tempo que os outros pilotos de sua frota lhe dão informações sobre defesas, reforços inimigos, etc. Além disso, a trilha sonora toca ao fundo constantemente.

Isso tudo é normal em qualquer jogo do gênero, mas o problema aqui é que tudo está no mesmo volume de execução, então é quase impossível distinguir uma coisa da outra, principalmente quando você está concentrado em um combate ou uma manobra evasiva, por exemplo.

Alguns (poucos) aspectos positivos

Universal Combat Collector’s Edition 2.0 está disponível completamente de graça na plataforma de jogos Steam, para servir de aquecimento para o lançamento de Universal Combat Advanced em algum momento desse ano.

Apesar de ser um jogo bastante robusto, com mais de 1 GB de arquivos, ele rodou sem problemas em uma máquina relativamente antiga, com processador Intel Core 2 Duo e 4 GB de memória RAM, isso com as configurações gráficas todas no máximo.

É uma armadilha!

Se você realmente estiver interessado em jogar algo nesse gênero, mas não quer se arriscar com grandes títulos como EVE Online ou FTL (Faster Than Light), ainda assim aconselhamos que procure outros jogos que melhor representem os simuladores de exploração espacial em vez de Universal Combat Collector’s Edition 2.0. Muita frustação e muitas horas do seu tempo serão economizadas.

Prós & Contras

Prós

  • Gratuito
  • Gráficos rodam em resolução máxima mesmo em máquinas mais antigas

Contras

  • Somente em inglês
  • Gráficos datados
  • Comandos desnecessariamente confusos
  • Inexistência de enredo
  • Tutoriais extensos demais
  • Parte sonora é pura cacofonia

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Universal Combat Collector’s Edition

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação