Logo USB Network Gate Ícone

USB Network Gate

Versão 7.0.1370 Grátis para testar
4.03 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Adicionado em : 31/05/2016 Eltima
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Marcelo Rodrigues
Acesse seus dispositivos USB pela rede ou através da internet sem qualquer dificuldade

USB Network Gate é um programa feito para facilitar ainda mais o compartilhamento de dispositivos conectados em uma rede ou mesmo através da internet. Com o software, impressoras, scanners, pendrives e até mesmo mouses e teclados plugados em outras máquinas agem como se estivessem ligados diretamente no seu computador.

Para que tudo funcione corretamente, o serviço precisa estar presente em todos os PCs que forem trocar informações. Por conta disso, durante o processo de instalação, o usuário é questionado se quer instalar apenas a versão cliente do produto – capaz apenas de acessar os itens USB – ou se prefere optar pela versão mais robusta do pacote, que integra servidor e cliente em uma só interface.

USB Network Gate - Imagem 1 do software

Com tudo devidamente configurado, basta clicar no botão “Trial” para dar início ao período de testes do programa, que oferece 14 dias de uso completo do produto. A única limitação real no período é o fato de ser possível ativar somente um equipamento USB por vez através da plataforma online. Compartilhar os dispositivos é bastante fácil: clique no botão “Share” para iniciar a ação e acione o botão de engrenagem se quiser conferir opções avançadas.

Como o acesso ao material não fica limitado apenas à sua rede local, USB Network Gate permite que você dificulte a descoberta do sistema por desconhecidos, seja definindo qual é a porta de comunicação entre os PCs ou colocando uma senha criptografada para cada aparelho. Vale notar que qualquer hardware compartilhado pelo software para de funcionar em seu computador de origem – a menos que ele se conecte a este com o aplicativo.

Funciona até de longe

USB Network Gate - Imagem 2 do software

Se você optou por usar apenas a versão cliente do USB Network Gate – para se conectar ao PC de casa através do laptop quando estiver viajando, por exemplo – para realizar acessos remotos, tudo o que basta para habilitar o material é conhecer o endereço de origem do servidor. Na aba “Remote USB devices”, é só clicar no botão “Add server” e entrar com o IP ou a URL da máquina principal e conferir a listagem de aparelhos disponíveis.

Nossa Opinião sobre o USB Network Gate

Montar um canal confiável e rápido de acesso remoto entre PCs não é exatamente a tarefa mais fácil do mundo, principalmente para quem não é um profissional da área de TI. Felizmente, USB Network Gate chega como uma opção robusta e bastante prática para fazer esse trabalho, com a vantagem de se focar em um segmento pouco explorado no setor: compartilhamento de dispositivos USB pela rede.

Com instalador em português – apesar da interface do programa, em si, estar inteiramente em inglês –, interface intuitiva e pouquíssimos menus de configuração, o programa permite que mesmo iniciantes no uso do PC possam preparar tudo em questão de minutos. Basta realizar a instalação rápida, escolher se quer o combo de cliente e servidor ou apenas a versão cliente e dar início à conversa entre o seu terminal e outras máquinas.

O grande destaque do produto é que, além de funcionar muito bem para ligar os pontos em redes locais (LAN), ele também se mostra muito efetivo para fazer a conexão de aparelhos USB através da internet. O melhor? Praticamente sem engasgos ou problemas de conexão – contanto que você tenha um plano estável de conexão à web, claro.

Dar início a brincadeira é bastante simples, bastando ir à aba “Share local USB devices” para conferir uma lista de dispositivos locais aptos ao compartilhamento ou escolher a janela “Remote USB devices” para visualizar os aparelhos disponíveis para acesso remoto. Em qualquer um desses casos, o usuário precisa clicar em apenas um botão para que a integração entre as partes seja feita.

Muita atenção

Mesmo que o USB Network Gate faça um ótimo trabalho como facilitador de acesso remoto a dispositivos USB – deixando que itens pendrives, webcams e impressoras instalados no PC de casa possam ser utilizados de qualquer lugar do mundo –, ele possui alguns defeitos. Como todo hardware com esse tipo de conexão fica listado no programa, é fácil se enganar e ativar o compartilhamento de um teclado ou mouse, por exemplo.

Qual é o problema disso? Bem, como você mesmo perde o comando sobre essas peças quando as ativa no software, pode ser bem difícil reverter o processo ou controlá-los novamente – principalmente caso o usuário se desfaça de ambos simultaneamente. Além disso, a limitação de apenas uma conexão em sua versão trial e o preço alto do programa completo – que chega a quase US$ 700 – podem desestimular quem se empolgou com a eficiência e praticidade dele. 

Prós & Contras

Prós

  • Interface intuitiva
  • Fácil de configurar
  • Funciona em rede local e na internet
  • Opções de compartilhamento seguro

Contras

  • Compartilhar mouse e teclado pode gerar problemas
  • Limitação de apenas um USB no período de testes

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o USB Network Gate

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação