Logo VeraCrypt Ícone

VeraCrypt

Versão 1.17 Grátis
13 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 15/02/2016 Mounir Idrassi
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+5 Avaliações
  • Foto de KarynA Rox
    KarynA Rox 30 de março de 2016 - 20:37
    8
    Nota Ótimo!
    Estou testando parece confiavel, com segurança muito + forte do que truecrypt, abre tambem meus vaults e Hds encriptados por truecrypt, e só configurar certo, parece ser uma evolução do codigo do Truecrypt.Vlw
  • Foto de elmar pinto da fonseca
    elmar pinto da fonseca 9 de janeiro de 2015 - 00:06
    2
    Nota Ruim!
    De fato, assemelha-se a uma cópia do endeusado TrueCrypt que eu usava no XP e que depois de muitos meses de uso tranquilo um belo dia, com grande susto, negou-se a reconhecer a senha para abertura dos arquivos. Deu trabalho. Suei frio. Foi por sorte. Consegui abrir uma vez e aproveitei para salvar em outro local, depois nunca mais abriu aquela pasta. Pouco adiantou o backup da senha. Tenho muito receio de utilizar encripitadores por causa disso: é um risco, o risco de perder todos os seus arquivos. Afinal, é um software, sujeito a corrupção sabe-se lá por quais motivos, vá você adivinhar...

Descrição

Ana Paula Pereira
Aplicativo para criar unidades ou partições e protegê-las com criptografia

VeraCrypt um programa que cria uma unidade no seu disco rígido na qual é aplicada criptografia, fazendo com que ela fique mais protegida contra ataques externos. Dessa maneira, você pode montar uma espécie de “cofre de segurança” para determinados arquivos ou projetos que você deseja manter longe dos olhos de bisbilhoteiros.

Da mesma forma, ele também permite proteger qualquer item contra o acesso indesejado, sendo possível inclusive aplicar a sua função à pasta do sistema. O programa não aplica a sua função a pastas já existentes no computador, sendo preciso guardar os itens que você quer bloquear na partição gerada pelo aplicativo.

Proteção essencial

Ainda que você seja bem cuidadoso, em tempos de rede e computadores conectados, nem sempre é fácil garantir que algum item confidencial permanecerá desta forma no seu disco rígido. A situação é ainda mais sensível se você divide a máquina com outra pessoa, pois você pode não saber se ela tem ou não acesso a tais itens.

Escolhendo a unidade

Dessa maneira, a criptografia de itens ou de unidades oferece uma maneira para tentar evitar que os seus dados sejam acessados ou alterados sem a sua devida autorização. O VeraCrypt é um programa que serve para criar unidades protegidas dessa forma ou para aplicar esse tipo de proteção em setores do seu disco rígido.

O programa efetua todos os seus processos de maneira guiada, oferecendo as opções para cada tipo de proteção diretamente na tela. O aplicativo é leve e não consome muitos recursos do computador, representando uma boa opção mesmo para quem possui uma máquina um pouco mais modesta.

Escolhendo a função apropriada

Depois de executar o aplicativo a sua primeira tarefa consiste em selecionar uma letra para a unidade a ser montada, marcando uma opção na tela e clicando no botão “Create volume”. Em seguida, você deve decidir que tipo de container deve ser criado. A opção “Create na encrypted file container” cria um disco virtual dentro de um arquivo.

Escolhendo a função

“Encrypt a non-system partition/drive” aplica a criptografia em uma partição, setor ou unidade de armazenamento externo. Ambas as opções permite, no passo seguinte, que você escolha entre a criação de um volume “normal” ou oculto. Em seguida, independente da sua escolha, você deve continuar o processo para a conclusão da tarefa.

Ainda que tudo possa parecer um pouco confuso, a conclusão é inteiramente guiada e basta acompanhar as etapas, escolhendo o que for mais apropriado às suas necessidades.

Proteção da pasta do sistema

No processo de escolha do tipo de item a ser montado você deve ter observado que, logo após escolher a unidade, o aplicativo traz uma terceira opção exibida na tela. A “Encrypt the system partition or entire system drive” serve para proteger o drive no qual o sistema está instalado.

Processo em andamento

Essa última função não é destinada a servir como um repositório para itens, mas sim apenas para proteger a sua instalação do sistema. Esse processo pode evitar inclusive a contaminação por vírus e outras pragas virtuais, pois vai impedir a modificação por parte de agentes externos. Ainda assim, antes de usar tal opção, é recomendado ter muita cautela.

Por isso, busque aplicá-la somente se você tiver plena certeza do que está fazendo, de forma a evitar problemas futuros.

Nossa Opinião sobre o VeraCrypt

VeraCrypt é o tipo de aplicativo que possui uma função realmente importante para quem guarda arquivos confidenciais no computador. Da mesma forma, ele também pode representar uma maneira de você evitar ataques ao sistema, impedindo que haja alterações externas nos arquivos da unidade ou da pasta na qual o SO se encontra.

O programa é bem flexível, oferecendo três tipos de proteção e funcionando com um estilo de processo guiado para aplicá-las. Ainda assim, o seu uso não é dos mais fáceis, especialmente porque a escolha das opções é inteiramente manual e você é quem precisa selecionar os parâmetros que julgar mais adequados.

O fato de a interface do aplicativo estar em inglês contribui para essa dificuldade, pois pode deixar tudo ainda mais confuso para quem não tem muita afinidade com o idioma. Ainda assim, se você quiser, pode consultar os tutoriais existentes na página do desenvolvedor para ajudá-lo nos primeiros processos.

Entretanto, vale lembrar que os guias também estão em inglês. A interface do programa possui uma boa organização e uma vez escolhidos os parâmetros para a operação, ela é inicializada imediatamente. O procedimento pode demorar um bom tempo, variando conforme o tipo de criptografia a ser aplicada e o drive que você escolheu montar.

Quando você for criar uma senha para o volume, saiba que a combinação não possui restrições, sendo possível compô-la da maneira que você julgar mais adequada. Entretanto, de forma a aumentar a segurança, é melhor optar por uma sequência mais forte.

Prós & Contras

Prós

  • Interface bem organizada
  • Procedimento guiado
  • Três opções de procedimento

Contras

  • Inteiramente em inglês
  • Programa difícil de usar

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o VeraCrypt

+5 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação