Logo Vertical Toolbar Ícone

Vertical Toolbar

Versão 1.0.5 Grátis
154 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 09/01/2014 Gomita

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+8 Avaliações
  • Foto de rafaielo
    rafaielo 20 de maio de 2011 - 14:42
    10
    Nota Excelente!
    Estenção perfeita para uma tela em 16/9 , e no meu caso melhor ainda porque estou com uma resolução baixa 1280x720 para melhorar a performance do pc mas estava com pouco espaço na horizontal era tudo o que eu queria.

Descrição

Ana Nemes
Desloque a barra de ferramentas do Firefox 4 para a lateral e deixe o navegador com um visual mais limpo

O Vertical Toolbar é uma extensão para o Firefox que move a barra de ferramentas para a lateral da janela, permitindo que você adicione diversos ícones com funções variadas para gerenciar melhor este espaço.

A barra de ferramentas do Firefox 4 trouxe muitos novos recurso e funções, porém existem muitas pessoas que ainda não usam todo o seu potencial, talvez por não conhecerem a quantidade de elementos que existem e que podem ser usados para facilitar a navegação.

Outras pessoas se incomodam quando existe uma quantidade muito grande de botões e ícones no topo da página, pois isso pode tornar o visual do navegador bastante poluído, ainda mais quando é usado um tema do Firefox (Persona) que já seja bem chamativo.

Botões na lateral

É para tentar solucionar esses problemas que existe a extensão Vertical Toolbar. Com ela, você move os botões da barra de ferramentas para a lateral da janela, tornando o topo mais limpo e organizado. São diversas funções novas e outras que já existiam, porém, ganharam atalhos para acesso mais rápido, como é o caso do zoom nas páginas, por exemplo.

Botões da barra de ferramentas no lado da janela

Quem não quer perder espaço de visualização das páginas também não precisa se preocupar, pois os botões são bem pequenos e não fazem muita diferença no total da janela. Porém, se você não se preocupa em invadir um pouco este espaço, existem algumas configurações interessantes que podem ser feitas.

Abra a janela de configurações clicando com o botão direito na área da barra de ferramentas e selecione “Vertical Toolbar Options”. A opção “Personalizar” também abre uma janela de configurações para essa barra, porém elas são mais avançadas. Abra as opções do complemento para fazer os primeiros ajustes.

Abra a janela de preferências da extensão

Nessa janela aberta, você encontra algumas opções de aparência. Primeiro, escolha se você deseja ver a barra do lado esquerdo ("Left-side") ou direito ("Right-side"). Outra opção é que ela fique sempre aparente (No campo “Normal”, escolha “Always show”) ou que ela apareça apenas quando você passar o mouse por perto (“Automatically hide“). Isso ajuda com o problema de espaço.

Se você não conseguir decorar o que cada ícone quer dizer, pode escolher outro modo de visualização. Alterne no campo “Exibir como:” entre “Ícones”, “Ícones e texto” e “Texto”. O tamanho do botão com texto aumenta, porém você pode escondê-los, com a opção anterior.

Escolha o que você quer visualizar

Arraste os botões desejados

Há ainda a janela de opções da extensão Vertical Toolbar. Clique em “Personalizar” e a janela de personalização da barra de ferramentas é aberta. Ali você pode escolher o que quer visualizar na barra lateral, basta arrastar o complemento de um lugar para o outro. Você pode também reorganizar a posição dos ícones.

Nossa Opinião sobre o Vertical Toolbar

Quem já está usando o Firefox 4 tem com o Vertical Toolbar uma grande oportunidade de conseguir utilizar de forma mais prática as novas opções da barra de ferramentas. É uma extensão útil, que realmente vale a pena ser testada.

Uma das maiores pontos positivos é o visual menos poluído que é possível obter, já que o topo da janela fica livre dos botões. Outro ponto positivo é a possibilidade de esconder facilmente a barra, sendo acionada apenas quando o mouse passar por perto dela.

O único ponto negativo é que ela não funciona com a versão anterior do Firefox. Quem não pretende testar a versão 4.0 do navegador não tem outra escolha.

Prós & Contras

Prós

  • Visual mais limpo para o topo da janela do Firefox 4

Contras

  • Não funciona com versões anteriores do navegador

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Vertical Toolbar

+8 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação