Logo Vieas Ícone

Vieas

Versão 5.4.0.3 Grátis
1020 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 30/09/2014 Iganaki
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Natalie Rosa
Quem procura um editor de imagens leve e com funções básicas precisa conhecer o Vieas

Vieas é um editor de imagens bastante útil para quem precisa ou gosta de fazer edições com funções básicas como recortar, redimensionar, girar ou inverter, entre algumas outras.

O programa apresenta funcionalidades mais complexas, porém fáceis de usar, que vão agradar também a quem curte ferramentas de edições profissionais. Com o Vieas, a imagem pode ganhar novas cores, sombras e filtros diferenciados.

Ferramentas básicas

O recorte é feito com facilidade através da ferramenta "crop" — para ajustar o tamanho desejado, utilize o mouse e faça o redimensionamento teclando o Enter.

Gosta de fazer montagens? A opção "Expand Canvas" vai ajudar você, assim como as opções "mirror" e "flip" a inverter e virar a imagem de ponta-cabeça respectivamente.

Vieas - Imagem 1 do software

As cores e os efeitos das imagens podem ser modificados com a ajuda das ferramentas como o equalizador e histograma. Para alterar o brilho e o contraste, podem ser utilizadas as ferramentas individuais de cada opção ou a opção Hue/Saturation.

Ferramentas de cores

O Vieas deixa você trabalhar com realces e sombras através do "Highlights and shadows". Ajuste as cores de acordo com a sua preferência: o "Replace Color" vai inverter as cores da imagem, e a opção Greyscale vai deixá-la preta e branca rapidamente. 

Um diferencial do programa é a possibilidade de visualizar a imagem como miniatura durante a edição. Essa opção é boa e ideal para criar avatares e ícones para Facebook e outras redes sociais. Para isso, basta clicar na segunda janelinha depois do zoom.

Vieas - Imagem 2 do software

Quer desfocar a imagem? As ferramentas "blur" e "soft focus" estão aí pra isso. No Vieas, você deixa a sua imagem com o efeito de negativo facilmente. Com a ajuda do "unsharp mask", é possível destacar os detalhes da imagem e até mesmo deixá-la parecida com uma pintura. Os arquivos editados podem ser salvos em BMP, PNG, JPEG e GIF.

Nossa Opinião sobre o Vieas

O Vieas tem uma interface um pouco confusa e ultrapassada. Não existe um menu "Iniciar" como a maioria dos programas e isso torna o uso mais complexo que o normal, pois você pode levar um tempo a mais para se familiarizar com o ele.

O menu começa com os ícones de "abrir" e "salvar", seguido das opções de edição de recortes, cores e alterações. É necessário o conhecimento da língua inglesa, pois só há dois idiomas disponíveis na hora da instalação: inglês e japonês.

O menu precisa ser "estudado" para encontrar as ferramentas desejadas rapidamente, mas nada que não possa ser melhorado com a prática e o uso diário.

Os recursos disponíveis são diversos, mas para quem procura apenas uma ferramenta para recortes e redimensionamento não valem tantas funções. Para utilizar os efeitos na imagem é preciso um pouco de paciência para entender cada um, portanto é recomendado um programa que funcione com o uso de filtros, como o PhotoFiltre.

Tenha cuidado com a tecla Esc, pois ela pode fechar rapidamente o arquivo, correndo o risco de o trabalho ser perdido. O Vieas não deixou a máquina pesada, usando apenas 9.424 KB da memória da CPU, e não demonstrou nenhum bug durante o uso.

Se você é iniciante, talvez seja um pouco complicado trabalhar com cada ferramenta. Portanto, o uso do Vieas é mais indicado para quem já está acostumado com os termos das outras ferramentas de edição.

O programa tem funções úteis, porém é cansativo de usar e desnecessário para trabalhar com as cores das imagens, visto que existem diversos outros programas para quem deseja um editor mais moderno.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil instalação
  • Opções básicas
  • Opção para o dia a dia
  • Trabalha com a tela cheia

Contras

  • Botão Esc fecha sem salvar
  • Interface poluída
  • Não usa o comando Control + Z para desfazer uma ação

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Vieas

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação